2018_04_06_blog

Aquisição ou Retenção de Clientes? Aprenda a Otimizar Suas Estratégias de Marketing Digital

Neste post veremos as características principais de duas estratégias de marketing para o crescimento de sua loja virtual: a aquisição de novos clientes e a retenção de clientes que já tiveram contato com a sua empresa.

 

Atrair novos clientes é fundamental para aumentar a receita da sua loja virtual, pois você precisa de visitas para expor a sua marca e mostrar os seus produtos ou serviços. Porém, apenas atraí-los sem proporcionar boas experiências que façam com que os clientes permaneçam adquirindo seus produtos pode ser uma estratégia perigosa e pode custar caro para o seu negócio a longo prazo.

 

Você já ouviu falar de marketing de retenção? Reter clientes é basicamente conseguir mantê-los interessados em voltar a comprar seus produtos ou utilizar seus serviços.

 

Algumas empresas costumam recompensar aqueles clientes que provaram sua fidelidade por meio de incentivos como cupons de desconto e programas de fidelidade. Estas bonificações são extremamente importantes uma vez que o mercado anda bem competitivo e os usuários tendem a se relacionar melhor com empresas que oferecem benefícios, produtos de qualidade e uma boa experiência de compra.

 

A retenção de clientes é tão importante quanto a aquisição de novos, mas saber para qual lado investir mais depende muito do momento da sua loja virtual. Se ela ainda não tiver nenhum cliente, terá que investir muito mais em aquisição (anúncios no Google, por exemplo), mas se já tiver uma boa base de clientes é recomendado que invista boa parte do seu budget em retenção (ferramentas de envio de e-mail marketing, por exemplo). Em geral, a retenção custa menos para a empresa e clientes satisfeitos tornam-se referência, podendo inclusive fazer avaliações positivas da sua loja.
 

Na batalha entre aquisição e retenção de clientes, ambos vencem! Para aumentar seu alcance como empresa, você não pode ignorar uma destas estratégias de marketing. Crescimento focado em clientes é uma tática que contempla tanto abordagem de usuários quanto relacionamento. Quanto você e sua empresa investem em aquisição e quanto investem em retenção? Relacionamento com seus clientes é fundamental, mas sem adquirir novos clientes não há como retê-los e agradá-los 😉

 

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