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Qual o preço que as pessoas pagam por não comprarem sua marca?

Em 1969 o mundo assistiu a chegada do homem à Lua, mas quase ninguém prestou atenção a um outro projeto do governo norte-americano durante este mesmo ano.  Ele conectava 4 computadores em Utah e na Califórnia a uma rede simples chamada ARPANET. A primeira comunicação enviada entre 2 computadores foi “LO”, apenas 2 letras. Na verdade, era para ser a palavra “LOGIN”, mas a rede travou antes disto.

Qual dos 2 acontecimentos foi mais importante? Pode parecer óbvio. No entanto, depois de 50 anos os voos para Lua não existem mais, mas a Internet movimenta o planeta. Assim como um garoto dos anos 60 sonhava com viagens espaciais, hoje as pessoas sonham com negócios próprios no ambiente da web. As barreiras de entrada para a montagem de uma loja parece que desabaram, como se viajar para a Lua pudesse ser tão simples quanto pegar aquele ônibus na esquina.

Sem dúvida, hoje o varejo abriu as portas da oportunidade. Pequenos empreendimentos online cresceram e já superaram gigantes tradicionais do varejo físico. Para exemplificar, dos 10 maiores grupos varejistas de moda do país, 2 atuam exclusivamente no varejo online. Isto em um segmento que muitos duvidam que pudesse dar certo poucos anos atrás. Assim, parece que agora todos podem criar suas marcas e se lançar nessa aventura.

Há de se fazer algumas considerações. Se as barreiras de entrada são baixas, por consequência a concorrência que você vai encontrar será alta. Você vai chegar na Lua, porém irá descobrir que muita gente chegou lá também, talvez até já encontre um McDonald’s e um Starbucks espaciais. Há uma citação que diz que se todo mundo pensa que você teve uma boa ideia, você está muito atrasado. Assim, o recado é que ter seu e-commerce é apenas um passo, mas não se esqueça dos outros.

As pessoas vão te comparar e você precisa responder a pergunta título deste texto. Se elas entrarem na sua loja, mas comprarem de outro, o que estarão perdendo? O que sua marca pode oferecer que a tornaria imperdível para os clientes? Essas respostas devem preceder a sua decisão de embarcar nessa viagem pelo varejo online. E para responde-la, o Branding pode te ajudar muito nisso, combinando o posicionamento da sua marca com o seu negócio. Sobretudo, definindo o que você faz de diferente para ocupar uma posição de destaque na mente das pessoas.

 

Felipe Schmitt-Fleischer
Estrategista de Marcas
felipefleischer.com

 

 

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