Atendendo os pedidos na plataforma e-commerce

O processo de atendimento de pedidos no site de vendas é bastante simples, você só precisa seguir os passos citados abaixo

O processo de atendimento de pedidos no site de vendas é bastante simples. É importante você reparar que existem dois status (situações) em um pedido: status de pagamento e status de entrega.

Como atender os pedidos realizados na loja virtual

    Para verificar os pedidos realizados na sua loja acesse o Menu PEDIDOS.


    Quando um pedido for registrado em sua loja virtual, a situação de pagamento inicial será de "aguardando pagamento". Se a forma de pagamento deste pedido for boleto bancário ou cartão de crédito, a situação será automaticamente atualizada para "aprovado" ou "cancelado" assim que for aprovado pelo intermediador de pagamento escolhido por você.

    Aprovado significa que deu tudo certo, e agora você poderá seguir adiante no processo de atendimento. Já o cancelado quer dizer que o cartão de crédito foi negado pela operadora, pelo sistema antifraude, ou então o boleto gerado não foi quitado até o dia do vencimento.

    Caso você tenha habilitado uma forma de pagamento manual, como por exemplo depósito bancário ou transferência, a aprovação ou cancelamento do pedido devem ser feitas manualmente. Pois neste caso é você o responsável pela análise. Salientamos que a aprovação de pagamento manual é exclusivamente de responsabilidade sua. Para aprovar um pedido manualmente, clique no botão "aprovar pagamento":

    Reforçando

    Caso você utilize boleto bancário ou cartão de crédito, não aprove nem cancele pedidos manualmente.

    Para cancelar um pedido manualmente, clique em "cancelar este pedido" em vermelho, ao lado do botão imprimir.

    Pagamento aprovado na plataforma para loja virtual

    Após o pagamento do pedido ser aprovado na plataforma de e-commerce, você deverá seguir o fluxo de atendimento:

    O próximo passo será "liberar para faturamento". Esta etapa nada mais é do que um estágio de conferência, ou seja, é o momento de verificar se realmente você tem os produtos em estoque antes da liberação do pedido para emissão de Nota Fiscal.

    Quando a loja virtual está integrada a algum sistema de gestão, é neste momento que liberamos o pedido para que ele seja enviado ao ERP (sistema de gestão).

    Para liberar o pedido para faturamento na plataforma para loja online, basta clicar no botão liberar para faturamento:

    Agora insira os dados da Nota Fiscal na plataforma de e-commerce. Para isto, clique no botão "faturar" e insira o número, série e chave nos respectivos campos:

    Observação: em alguns casos de integração com ERP, o número da NFe pode ser importada automaticamente, atualizando o pedido para a situação de "faturado". Caso você não tenha integração, faça este processo manualmente.

    Se você não pretende emitir a Nota Fiscal do pedido, basta completar os campos com uma sequência de números zero (0). Informamos que no campo chave da NF-e precisa estar preenchido com uma sequência de 44 dígitos 0.

    Com o pedido faturado, é hora de enviar os produtos para o seu cliente. Clicando no botão "despachar", o sistema habilitará o campo para que você informe o código de rastreio deste pedido.

    Caso a transportadora seja Correios (PAC ou SEDEX), o sistema enviará automaticamente um e-mail para o cliente com um link de rastreio.

    Você terá ainda a opção de marcar o pedido como "entregue", mas este é um processo manual. Para isto basta clicar nas reticências ao lado do selo "enviado", conforme demonstrado na imagem abaixo, e depois clicar em "marcar como entregue".

    No campo histórico, localizado na lateral direita do seu navegador é possível verificar todas as etapas do pedido realizado na sua loja.