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7 dicas essenciais para impulsionar suas vendas no Dia dos Namorados

Você já percebeu que o Dia dos Namorados está logo ali? Sim, o ano está passando rápido! Mas você não precisa deixar tudo para o dia 12 de junho. É importante se programar, planejar e realizar ações para que suas vendas cresçam nessa data tão especial. 

Aproveite o momento e transforme sua loja na crush de novos clientes, demonstre interesse e reate com os antigos, teste novas estratégias para seduzir o público… Seja criativo, afinal, de nada adianta ser apenas mais um rostinho bonito, ou uma loja, se você não souber como chegar naquela pessoa especial (Roi, cliente né?).

Promoções, brindes e vale-presentes

As promoções, como em qualquer outra época do ano, auxiliam no aumento de vendas. Afinal, quem não gosta de pagar menos? Crie promoções que caibam no orçamento da sua loja, planeje bem essa ação para que você não saia no prejuízo.

Se possível, ofereça brindes para seus clientes, dessa forma você demonstra preocupação com o bem-estar deles e ainda oferece uma recompensa por comprarem na sua loja.

Os vale-presentes também podem ser uma ótima alternativa para aqueles que não querem errar o presente ou preferem que o(a) companheiro(a) escolha o que achar melhor.

Tenha controle sobre o estoque

Tão importante quanto todas as outras dicas que já te passei, o controle do estoque é essencial nessa data. Com o aumento das vendas, mais material você precisa ter para cumprir a exigência dos clientes.

Mesmo que seus produtos não sejam à pronta entrega, é essencial ter controle sobre as datas de entrega dos pedidos. Atrasando as entregas, a imagem da sua loja, que deveria sair de forma positiva depois do Dia dos Namorados, sairá negativa.

Lembre-se: a imagem da loja pode ser melhorada ou prejudicada, e em uma data tão especial quanto o Dia dos Namorados, o resultado pode ser ainda pior (ou melhor).

Crie e abuse dos kits

O Dia dos Namorados é uma grande oportunidade para aumentar o valor do ticket médio da sua loja, afinal, muitas pessoas realizam compras mais caras e em maiores quantidades nessa época.

O ticket médio nada mais é que o valor médio das vendas em um determinado período, ou seja, vendendo produtos mais caros, o ticket médio da sua loja aumenta.

Crie kits com produtos da sua loja e ofereça essas combinações para seus clientes. Explore diferentes combinações de produtos, faça conjuntos masculinos, femininos, masculinos e femininos no mesmo kit, enfim, disponibilize kits diversificados e que alcancem todos os públicos.

Disponibilize produtos personalizáveis

Se o seu produto pode ser personalizado, eu tenho duas boas notícias para você: você sai na frente de boa parte da concorrência e sua tendência é realizar ainda mais vendas. Produtos com nomes, datas e frases que podem ser definidos pelos clientes possuem um grande volume de vendas em datas comemorativas.

Receber algo com seu nome ou com alguma informação que faça referência ao seu relacionamento é marcante, aproveite para fazer parte disso. Sempre que olharem ou se lembraram de um produto, sua loja será lembrada, e isso pode ser determinante para novas compras.

Planeje suas ações

Tenha em mente que são necessárias estratégias de marketing bem elaboradas para que o Dia dos Namorados seja bem aproveitado pelos vendedores. Marque presença nas redes sociais, chegue até seu cliente ao invés de esperar ele te encontrar. Divulgue o que está sendo preparado pela sua loja para essa data e se antecipe em relação à concorrência. 

Impulsione seus produtos

Em 2020, as vendas online atingiram R$87,5 bilhões apenas no Brasil, representando um crescimento de 41% em relação a 2019, segundo dados da consultoria Ebit-Nielsen (colocar backlink com essa matéria). Números muito superiores aos de 2018, quando o comércio online havia crescido 12% e de 2019, quando foi registrado 16% de aumento.

Sabendo disso, tenha em mente que sim, vale a pena impulsionar propagandas dos seus produtos. Caso você não tenha um grande conhecimento em ferramentas AdSense, como Google ADS e Facebook ADS, aconselho que contrate um profissional da área para realizar essa função.

Fidelização dos clientes

Considerando a dica anterior, essa é uma data que pode ser extremamente importante para a fidelização dos seus clientes. Se o cliente tiver uma boa experiência de compra, a tendência é que ele volte a comprar de você no futuro.

Aproveite a oportunidade para captar o e-mail dos visitantes e demais clientes com ferramentas de captura de e-mail. Após isso, trabalhe no e-mail marketing para futuras vendas, deixando seus clientes sempre informados das informações, novidades e promoções da sua loja.

Pós-venda

Comprar algo não é apenas um ato, deve ser tratado como uma experiência. Faça com que seus clientes sintam-se confortáveis e satisfeitos ao comprarem de você. Peça feedbacks das compras, pergunte o que pode ser melhorado, essas atitudes estreitam a relação com quem compra de você.

Uma experiência positiva, quando o cliente fica satisfeito com a compra e sabe que o vendedor está preocupado em entregar um produto de qualidade, pode gerar mais vendas no futuro.

Dica bônus

Ainda sobre a satisfação do cliente, uma carta, um bilhete ou uma lembrança de agradecimento por escolher sua loja pode ser uma boa estratégia para poder se aproximar do cliente. Esse simples ato pode fidelizar ainda mais seus clientes.

Agora que você sabe dessas dicas, aproveite o Dia dos Namorados e boas vendas!