A Lais Flinco, nossa parceira da agência PlanetsWEB, enviou algumas dicas especiais para ajudar na divulgação do seu e-commerce. Se você quer aprender a promover seu negócio de forma certeira, se liga nas dicas a seguir!
Índice
8 estratégias para promover sua loja virtual
O comércio eletrônico nem sempre é um mar de rosas. Colocar uma loja em funcionamento exige esforços reais, planejamento e execução de uma estratégia bem montada.
Por isso, com o objetivo de ajudar você a atrair compradores e conquistar clientes fiéis, listamos abaixo 8 estratégias de divulgação para quem está começando os negócios no e-commerce.
Pense primeiro nos dispositivos móveis
Estima-se que 70% dos usuários estejam ativos pelo celular. Isso significa que a maior parte das pesquisas pré-compra estão sendo realizadas por meio desses dispositivos.
Em 2019, 35% das vendas e-commerce e mais de 50% das pesquisas Google foram realizadas por smartphones. Assim, todas as empresas que desejam ficar à frente nas vendas e nos rankings de pesquisa precisam ter um site desenvolvido de maneira eficiente para telas de celular.
O próprio Google oferece ferramentas gratuitas para analisar o desempenho do seu site e o que você pode fazer para melhorar a experiência do usuário no celular.
Claro, profissionais especializados em e-commerce são um diferencial para a implementação de uma estratégia de divulgação sólida a longo prazo. Mas, essas ferramentas certamente te ajudarão a sair do zero.
Publicidade em mídias sociais
Primeiro veio a internet, que simplificou as coisas para nós e permitindo que os consumidores descubram com mais facilidade as marcas, negociem e façam negócios com elas. Depois vieram os canais de mídia social, que permitem aos usuários expressar seus pensamentos e discutir tópicos.
A partir disso, as marcas perceberam que com um número crescente de seu público-alvo frequentando essas plataformas. Isso dá origem às mídias sociais como um canal de venda de marcas. Não apenas diretamente, mas também de maneira interativa.
Agora, elas são uma maneira essencial de sua marca se comunicar com seus clientes em potencial. Ter uma forte estratégia de mídia social pode fazer maravilhas para o crescimento e a divulgação do seu e-commerce.
Escuta social
As mídias sociais se tornaram uma parte importante da jornada de um cliente. Ainda mais quando se trata de compartilhar comentários depois que eles compram ou usam um determinado produto.
Os canais de mídia social deram aos clientes a capacidade de expressar suas opiniões e isso se tornou uma espécie de desafio para os empreendedores. O que está sendo falado sobre a marca, ou seja, a percepção dos consumidores, precisa estar no radar do lojista.
Dessa forma, o trabalho de escuta social trata-se de rastrear publicações e comentários de usuários nas redes para tomar as medidas necessárias e oportunas.
Mais do que manter uma boa imagem do seu negócio, essa estratégia proporciona uma tremenda oportunidade para as marcas interagirem com seu público de maneira significativa. Existem muitas marcas que respondem e se envolvem com os consumidores. Mas, é como você se envolve que realmente importa.
Anúncios nativos
A publicidade nativa é outra ótima maneira de promover seu e-commerce. Com ela, os anúncios são veiculados integrando-se com o resto dos conteúdos publicados em páginas de notícias, blogs e portais, como se fossem parte dele. A abordagem, assim, não parece tão insistente e você faz uma excelente divulgação.
O melhor é que você pode comprar um inventário nativo de um editor ou site com base nas palavras-chave presentes em uma página da web específica. Portanto, se você deseja promover sua loja online que vende tênis para caminhada, por exemplo, pode espalhar anúncios nativos em sites com conteúdo relacionado à caminhada.
Imagine o impacto positivo que isso pode ter nas suas vendas de comércio eletrônico.
Anúncios do Google Shopping
As campanhas pagas do Google são uma ótima maneira de alcançar usuários de alta intenção de compra exibindo anúncios com base no que eles estão pesquisando. Por exemplo, se as pessoas estão procurando o “melhor aspirador”, o Google mostra primeiro anúncios de onde eles podem comprar aspiradores para resolver seu problema.
Claro, é preciso muitos lances e algoritmos amigáveis, mas é aí que está a essência do Google Ads. Seguindo uma sugestão da Amazon, o Google rapidamente percebeu que mais e mais pessoas estão procurando recomendações diretas de produtos no Google e esperam ver os melhores produtos disponíveis a qualquer momento.
Isso os levou a apresentar os anúncios do Google Shopping. Eles aparecem na parte superior na página de resultados das pesquisas.
Remarketing
O remarketing é uma das dicas das estratégias mais subestimadas do mercado. No entanto, trabalhar o redirecionamento dos potenciais clientes é uma maneira de segmentar uma audiência já impactada pela publicidade de seu produto com lembretes promocionais.
Você pode redirecionar os usuários que ainda não o compraram, mas que visitaram seu site. Ou você pode segmentar pessoas que fizeram uma compra que indicam que podem gostar de outro produto que você oferece.
Assim, usando anúncios impactantes de remarketing para divulgação, seu e-commerce pode redirecionar os usuários que já interagiram pelo seu site, redes sociais, e-mail, entre outros canais.
Teste A/B e páginas de destino
Promover uma loja online pode ser uma tarefa impossível se você realmente não sabe que tipo de conteúdo será eficaz para seu público em potencial.
Que conteúdo fará os consumidores comprarem de você? Você já pensou nisso? Então, seu trabalho não se limita apenas em criar belos estilos de sites ou criar uma campanha de anúncios de mídia social eficaz para sua loja.
Você precisa evoluir constantemente a experiência do usuário final testando diferentes páginas de destino, anúncios, imagens e mensagens. Somente assim você encontrará a melhor combinação de elementos de comunicação que melhor funcionam para o seu público-alvo.
Marketing de influência
Essa é uma nova tática que as empresas usam para comercializar seus produtos online. Os influenciadores são profissionais de setores relacionados a diferentes ofertas.
Podem ser celebridades, artistas, atletas, estilistas, por exemplo. O ponto principal é que eles possuem uma multidão de seguidores leais nas mídias sociais e muitas vezes se tornam virais com seu conteúdo.
Dessa forma, com uma excelente estratégia de marketing de influenciadores, as marcas podem aproveitar a popularidade de um influenciador ao associar a esses profissionais ao seu e-commerce ou o seu produto.
Sucesso no e-commerce com a Dooca
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