Sabe aqueles clientes que chegaram muito perto de finalizar uma compra, mas acabaram desistindo? Bem, no e-commerce, chamamos isso de carrinhos abandonados e, quando isso acontece, algumas estratégias ajudam a recuperar o interesse do consumidor pela oferta.
Índice
Por que os clientes desistem de comprar?
Segundo pesquisa sobre hábitos de consumo, 66% dos brasileiros que buscam produtos pela internet não finalizam as compras. Isso pode acontecer por diferentes motivos, como etapas burocráticas e demoradas, valores do frete e até mesmo insegurança para fornecer dados.
Imagine um cliente que quer comprar um produto do seu site, mas são necessários muitos passos até finalizar. A chance de desistência é grande, concorda? Agora, mesmo que esse método seja simplificado, ele pode querer pagar com Pix, por exemplo, e sua loja não aceitar. Mais um motivo para a desistência da compra.
O frete também pode ser um fator decisivo para a desistência da compra. Quando esse valor da entrega é elevado, a tendência é que o cliente deixe de comprar de você.
Fique atento à quantidade e qualidade de informações disponibilizadas nos seus produtos. Para atrair mais visitantes e converter em vendas, uma descrição completa do que você está oferecendo é essencial.
Além disso, tome cuidado com a aparência e, principalmente, a credibilidade da sua loja virtual. Muitas pessoas abandonam seus carrinhos por não confiarem no site que estão acessando. Uma imagem de confiança e profissionalismo é essencial para quem quer reverter esse quadro de desistências.
Como recuperar um carrinho abandonado?
Quando um cliente desiste da compra, você precisa fazer ele repensar sua oferta. Para isso, demonstre sua disposição em ajudar e também destaque algumas condições diferenciadas. Então, veja a seguir algumas maneiras de recuperar carrinhos abandonados.
1 Entrar em contato via whatsapp
Oi, sumido! Se você possui o contato com seu cliente, mande uma mensagem (chama no zap) e auxilie na finalização da compra. Dessa forma, basta acessar o painel da sua loja e, no menu de carrinhos abandonados, clique no ícone do aplicativo para gerar uma mensagem automática.
2 Monte o pedido para o cliente apenas finalizar a compra
Entre em contato com o cliente e pergunte se pode criar o pedido para que ele apenas finalize a compra. Assim, você incentiva o cliente, resgatando seu desejo de ter o seu produto e facilitando esse processo de compra que, por algum motivo, foi cancelado ou simplesmente abandonado.
3 Ofereça desconto para compensar e estimular a compra
Por fim, sabe aquele agrado que faz bem para a moral? Vamos combinar que é melhor vender com desconto do que não vender. Portanto, uma grande estratégia para trazer ainda mais resultados positivos para sua loja virtual na recuperação de carrinhos é a oferta de descontos e promoções para essas pessoas.
Nessas situações, o valor da entrega também costuma aparecer entre os motivos de desistência de compra. Por isso, oferecer vantagens como frete mais barato, entrega expressa ou frete grátis, pode reverter esse cenário!
Se você já é cliente Dooca e quer aprender a recuperar os carrinhos abandonados no painel da sua loja, acesse nossa Base de Conhecimento e saiba mais.
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