O Dia das Crianças (12 de outubro) está chegando, destaque-se diante da concorrência com ações pensadas exclusivamente para vender mais com lojas virtuais.
Confira as dicas que preparamos para seu negócio e concentre esforços para vender mais.
Índice
Invista esforços no Dia das Crianças
Caso você esteja em dúvida se deve ou não concentrar esforços no Dia das Crianças, saiba que, apenas em 2020, as vendas online nesse data resultaram em mais de R$3,1 bilhões no Brasil. Esse número representou um crescimento de 28% em relação a 2019, com grande influência da pandemia do Coronavírus.
Uma pesquisa da Social Miner em parceria com a Opinion Box revelou que as categorias mais procuradas no ano de 2020 foram brinquedos, roupas, bonecas e bonecos, jogos de videogame, jogos de tabuleiro, calçados, carrinhos de brinquedo, bicicletas, skates e patins, itens literários, smartphones e tablets, computadores e notebooks.
Segundo dados da Ebit/Nielsen, o número de pedidos foi de 6,58 milhões entre 27 de setembro e 11 de outubro de 2020, com R$472,00 de ticket médio.
A pesquisa ainda informa que 52% das compras ocorreram por dispositivo mobile, representando 50% do faturamento total.
Muitas pessoas criaram o hábito de comprar online nesse período, e a tendência é que as vendas cresçam ainda mais em 2021.
O segmento realmente importa?
Vamos direto ao ponto: não, o segmento não importa. Até mesmo lojas que não vendem produtos infantis podem se destacar, seja criando campanhas de marketing que remetam as memórias dos clientes ou unindo o tema da sua loja com a ocasião.
Muitas marcas traçam estratégias para viralizar no âmbito digital com ações temáticas para o Dia das Crianças. A tentativa é válida e transmite uma imagem mais humana sobre a loja.
É possível realizar campanhas de e-mail, posts relacionados à data, mudança no tema da loja, entre outras ações. Com um planejamento prévio é possível obter resultados ainda melhores a partir dessas mudanças.
Use hotsites e páginas especiais
As já citadas mudanças temáticas na loja virtual podem ser feitas através de adaptações de banners, foto de perfil (logo) nas redes sociais, produtos destacados e promoções.
Além do design, é importante separar as ofertas específicas da data. Coloque no ar páginas desenvolvidas especialmente para destacar as promoções e produtos exclusivos.
O filtro de preço e idade pode ajudar a otimizar o processo de compra dos clientes.
Até mesmo o link da página deve ser elaborado para ajudar na divulgação das ofertas (Exemplo: sualojanadooca.com/dia-das-criancas).
O hotsite possibilita que você crie mais páginas dentro da sua loja virtual, sejam elas promocionais, institucionais, de posicionamento ou que contem a história do seu negócio.
Se você estiver planejando uma campanha promocional de Dia das Crianças, é possível criar um hotsite na sua loja falando sobre a campanha, com banners, imagens e produtos exclusivos.
Ao divulgar essa campanha, você pode direcionar seu cliente a uma página elaborada para a data, totalmente responsiva e pronta para ser acessada via celular, desktop ou tablet.
Uma boa apresentação pode fazer a diferença
Se você quer aumentar as chances de venda, trabalhe com descrições completas para seus produtos. Informe de forma rápida ou, se necessário, apresente seu produto de forma mais detalhada. O importante, em ambos os casos, é sanar todas as dúvidas que possam surgir.
Para valorizar ainda mais os seus produtos, cuide os formatos das imagens (JPG, PNG e SVG, por exemplo) para que não ocorra um sobrecarregamento das fotos, diminuindo a qualidade e aumentando o tempo de carregamento. Isso é prejudicial para a experiência dos visitantes.
As fotos devem ter qualidade e detalhar ao máximo seus produtos, mostrando diferentes ângulos e formas de aplicação. No caso de roupas, é essencial ter fotos de pessoas as vestindo.
Se achar necessário, o uso de vídeos também pode ser importante para convencer mais pessoas a adquirirem suas ofertas.
Brindes ajudam a converter mais vendas
Pense em algo que pode ser oferecido junto ao produto principal e que não prejudique sua loja financeiramente. Uma curiosidade que muitas vezes não nos damos conta é que os adultos também gostam de brindes, não apenas as crianças.
Portanto, enviar algo a mais pode aumentar o nível de satisfação dos clientes e fazer com que muitos deles voltem a comprar de você no futuro.
Aceite diversas opções de pagamento
Uma estratégia certeira é a disponibilização de mais de uma forma de pagamento. O cartão de crédito, boleto bancário e depósito são as formas mais comuns, mas hoje em dia é impossível pensar em aumentar as vendes sem oferecer o Pix, por exemplo.
Adotando esse método, muitos clientes que dependem de apenas uma forma de pagamento vão poder prosseguir nas compras, já que muitos desistem quando percebem que alguma loja online não aceita esse modo.
Sabendo que cada pessoa pode preferir um método de pagamento distinto e oferecendo um cenário que acolha o maior número de pessoas possível, as oportunidades de conversão e fidelização pela experiência positiva são ampliadas.
Nem tudo é permitido
O Dia das Crianças, apesar de ser uma comemoração, não significa que todas as estratégias podem ser aplicadas. Aliás, existe uma cartilha criada pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) que regulariza as ações. Conforme o documento, não é permitido:
- o uso do imperativo (Exemplo: compre, peça aos seus pais, etc);
- a inclusão de conteúdos que depreciem família, escola, saúde, proteção ambiental ou até mesmo que transmitam preconceito racial, religioso ou social;
- a difusão de medo ou exposição a situações perigosas;
- encorajar o consumo excessivo de alimentos e bebidas.
E, aí? Gostou das dicas para aumentar as vendas da sua loja virtual nesse Dia das Crianças? Então, comece a usá-las agora mesmo e otimize seu negócio! Ainda não é um Doocanauta? Sem problemas, vem aproveitar todos os recursos da Dooca!
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