Você conhece o termo Pixel do Facebook? E API de Conversões do Facebook? Se a resposta for não, fique tranquilo, pois hoje você aprenderá os significados, diferenças e aplicações desses recursos que confundem muitas pessoas.
O Pixel do Facebook, ou Facebook Pixel, é uma ferramenta que auxilia na análise de dados. Ele nada mais é que um código que pode ser inserido no site da sua loja virtual.
Seu objetivo é monitorar o comportamento dos visitantes do site, coletando dados e permitindo implementar uma campanha de retarget do Facebook Ads para esses usuários.
Campanhas de retargeting consistem em impactar visitantes que já interagiram com sua loja virtual.
Você pode recolher dados detalhados sobre seu público, enviar mensagens personalizadas para quem já conhece sua loja e acompanhar os resultados das suas campanhas de marketing pago.
O Pixel do Facebook ainda permite monitorar conversões de um site e criar públicos para campanhas de anúncios no Facebook.
Você também pode acompanhar detalhes de vendas, visualizações de conteúdos, leads conquistados, entre outros dados de monitoramento para seu negócio.
O Pixel é um código que deve ser instalado nas páginas do seu site para poder registrar essas informações.
Índice
Entenda como o Pixel do Facebook trabalha
Quando uma pessoa visita seu site e executa alguma ação, como comprar algo, o Pixel é ativado e informa essa atividade para você.
Também é possível atingir esse cliente mais uma vez utilizando um público personalizado, aplicando esses dados em campanhas específicas.
Quanto mais conversões seu site fizer, melhor será a veiculação dos anúncios feita pelo Facebook. Dessa forma, pessoas ainda mais propensas a efetuarem compras serão alcançadas.
Benefícios do Pixel do Facebook
O Pixel do Facebook aproxima a rede social, que tem mais de 2 bilhões de usuários, com seu site. Portanto, ao utilizar esse recurso, o potencial do seu negócio é elevado significativamente.
Pense no seguinte cenário: uma pessoa visita seu site e compra um de seus produtos. A partir dessa ação, ela é considerada um cliente com perfil desejável para suas futuras campanhas.
Ao utilizar o Pixel do Facebook, você pode criar anúncios direcionados para pessoas com o mesmo comportamento, aumentando as chances de vendas. Dessa forma, ele pode encontrar as pessoas certas, gerar ainda mais vendas, direcionar campanhas para pessoas mais suscetíveis a adquirirem seus produtos, avaliar resultados de anúncios, entre outras possibilidades.
Alcance pessoas mais propensas a finalizarem compras
Que o Pixel do Facebook pode trazer muitos benefícios para seu negócio, você já sabe. Mas, quem pode ser alcançado com esse recurso?
Ao usar o Pixel do Facebook na sua loja virtual com a Dooca, você pode alcançar as pessoas que:
- Visualizam determinados conteúdos: quando um usuário visita uma determinada página da web, como uma página de produto;
- Acessam determinadas páginas: informa quando um usuário acessa uma página da web, com o código base do pixel instalado;
- Adicionam itens ao carrinho de compras: notifica a adição de um item ao carrinho compras.
- Completa o cadastro: quando um cliente envia informações em troca dos serviços da empresa, como o cadastro para assinatura de e-mails;
- Inicia o processo de finalização de compra: informa quando o usuário inicia o processo de finalização de uma compra, acessando a página de checkout;
- Compra: notifica a conclusão de uma compra, como o redirecionamento para uma página de agradecimento ou a confirmação do pagamento.
Crie campanhas focadas em pessoas que realizaram essas ações e otimize o tempo, dinheiro e esforço investido em seu negócio.
Confira como configurar o Pixel do Facebook na sua loja virtual Dooca. Acesse nossa Base de Conhecimento e saiba mais!
O que é a API de Conversões do Facebook?
Agora que você já sabe como o Pixel do Facebook funciona, vamos conhecer mais sobre a API de Conversões do Facebook.
A API de Conversões do Facebook é focada em empresas e permite compartilhar os principais eventos offline e da web, assim como ações do cliente a partir dos seus servidores.
Esse recurso trabalha com o Pixel com Facebook ajudando a aprimorar o desempenho e a mensurar campanhas de anúncios.
Afinal, o que a API de Conversão do Facebook faz?
Basicamente, ela desempenha a mesma função do Pixel do Facebook, porém, é possível rastrear esses dados através do servidor. Dessa forma, também é possível captar informações de maneira offline.
É necessário configurar o Pixel antes de começar a aproveitar as funções da API de Conversão do Facebook.
A API age para usuários que não permitem o compartilhamento e rastreamento das ações via Pixel. Portanto, não deixe de configurar os dois recursos.
Com esse recurso, você pode coletar detalhes e ficar por dentro das ações dos seus clientes. As informações coletadas são:
- Informações de pagamento: quando um visitante adiciona as informações de pagamento na sua loja;
- Produtos ao carrinho: pessoas que inserem produtos no carrinho;
- Registro: quando um lead conclui o registro em uma área específica da sua loja;
- Iniciar finalização da compra: após o visitante inserir os produtos no carrinho e dar prosseguimento à compra;
- Pesquisar: pessoas que pesquisam por algo em sua loja;
- Ver conteúdo: quando o visitante consome um conteúdo específico no seu site;
- Pageviews: pessoas que visualizaram as páginas da sua loja;
- Comprar: quando um cliente compra algo do seu site.
Para saber mais sobre a configuração da API de Conversão do Facebook, acesse nossa Base de Conhecimento.
Gostou das dicas? Conte com a Dooca e use agora mesmo essas ferramentas para alcançar ainda mais clientes com sua loja virtual. Se surgirem dúvidas, não deixe de comentar!
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