O ano de 2021 foi muito positivo para o e-commerce, com um avanço projetado em 38% pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). Porém, isso não significa que os lojistas devam entrar na zona de conforto. É importante conhecer as tendências para o e-commerce em 2022 e adaptar seu negócio para melhorar ainda mais seu desempenho.
O estudo Market Review: Tendências do E-commerce para 2022, produzido pela Bornlogic e Opinion Box, revelou que mais de 49% dos brasileiros pretendem comprar mais pela internet no próximo ano.
Então, chegou a hora de conferir as tendências do e-commerce para 2022!
Índice
O Omnichannel ganha força
Os negócios online estão caminhando, cada vez mais, para um conceito omnichannel. Ele busca estreitar a relação entre online e offline, aprimorando a experiência do cliente.
Esse conceito serve como uma solução para a demanda dos clientes por uma experiência de compra mais qualificada, completa e objetiva.
Interligar diferentes canais de comunicação é algo para se colocar na lista de prioridades do seu negócio para 2022.
Você já chegou em uma loja e não encontrou o produto que queria por falta de estoque? Se sim, conferiu o site dessa mesma marca para conferir se isso se repete? Esse é um exemplo de ação omnichannel, com mais de um canal participando da experiência de compra de um cliente.
Voice Commerce em ascensão
Impulsionado pelo Google, o Voice Commerce é uma forte tendência para 2022. Assistentes de voz como Assistente do Google, Alexa, Siri, entre outros, devem ficar ainda mais presentes no nosso dia a dia.
Empresas como Natura e Domino’s já desenvolveram tecnologias para que seus clientes possam realizar compras por mecanismos de voz.
Sabendo disso, é importante seguir práticas certeiras de SEO e criar estratégias que facilitem as buscas por voz realizadas pelos usuários. Então, otimize títulos e descrições do seu e-commerce e pense em como as pessoas perguntariam sobre seus produtos.
Dica: tudo que agiliza a comunicação e a compra deve ser considerado para 2022.
Produtos personalizáveis em destaque
A cada ano que passa, as pessoas buscam produtos únicos, que se adaptem às suas necessidades e que possam ser personalizados conforme seus gostos.
Colares e alianças, por exemplo, podem conter palavras grafadas, canecas podem conter fotos ou mensagens, camisetas também podem ser personalizadas. Se o produto puder ser modificado conforme a vontade dos seus clientes, não deixe de oferecer essa opção.
Valor e velocidade na entrega serão diferenciais
Você sabia que mais de 60% das desistências de compras no e-commerce ocorrem pelo valor do frete? É isso que informa uma pesquisa realizada pelo Moosend.
O prazo de entrega também é determinante no momento de compra dos clientes. Muitos, inclusive, não completam o processo de compra ao se depararem com um longo período de entrega.
Sabendo disso, ofereça mais de uma opção de frete, com preços, prazos e formas variadas. Assim, seu cliente pode escolher o método de entrega que mais se encaixa com sua necessidade.
E, se possível, ative a opção de retirada em loja, para que os compradores não dependam de frete caso estejam por perto do espaço físico do seu negócio.
Não deixe de lado a experiência Phygital
A experiência phygital também é tendência para 2022. Nunca ouvir falar nesse termo? Saiba que é muito provável que você já tenha praticado ao pesquisar um produto na internet e comprá-lo na loja física.
O cenário contrário também se encaixa no conceito, já que é muito comum que os clientes experimentem um produto na loja física e efetuem a compra em ambiente digital, principalmente quando o preço é mais atrativo.
Recommerce e sustentabilidade em alta
Se no passado as pessoas costumavam jogar fora o que não queriam mais usar, hoje o cenário é outro. Quando você coloca um produto de volta no mercado, está praticando o recommerce, que é uma das fortes tendências para 2022.
O marketplace Enjoei, por exemplo, já pratica esse modelo de negócio há anos, inspirando diversos brechós a seguirem o mesmo caminho nas redes sociais.
Essa ação fortalece a sustentabilidade, que, além de ser importante, é um grande trunfo para muitas empresas.
Smartphones em evidência
Em 2020, mais de 194 milhões de compras foram feitas de forma online no Brasil, com mais de 55% ocorrendo por smartphones. Esse número foi influenciado pela pandemia, que impactou positivamente os números do e-commerce.
O próprio pagamento é mais simples de ser feito no celular do que em outras plataformas. Basta copiar e colar um código de barras no aplicativo do banco que a compra é realizada.
Já nas redes sociais, você pode executar uma compra sem se desconectar, facilitando ainda mais esse processo.
Pagamento rápido
Se o seu negócio virtual ainda não disponibiliza o Pix, a chance de estar perdendo muitos clientes é grande.
O Pix é um grande facilitador na experiência de compra dos clientes, pois permite um pagamento rápido, com poucas etapas e processos simples.
Isso, aliado ao fato de funcionar 24 horas por dia nos sete dias da semana, já prova que ele veio para ficar e, em 2022, deve ser responsável por um grande volume de transações no e-commerce.
Agora que você está por dentro das tendências para o e-commerce em 2022, o que acha de colocar esse conhecimento em prática criando sua própria loja virtual? Crie uma loja virtual com a Dooca e conquiste uma renda extra!
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