Está tendo muitas desistências de compras na sua loja virtual? Hoje, você vai conhecer os principais motivos para abandono de carrinhos no e-commerce brasileiro. Não só isso, também vamos apresentar soluções para que esse cenário seja cada vez mais raro no seu negócio.
Segundo pesquisa da Opinion Box e Bornlogic, o valor do frete, a falta de confiança na loja e as avaliações negativas de outros clientes são fatores determinantes durante as compras pela internet.
Além disso, o medo de receber um produto com tamanho incorreto e o longo prazo para entrega também influenciam negativamente na decisão de compra dos brasileiros.
Separamos as principais soluções para quem deseja reverter esse cenário e garantir um desempenho ainda melhor nas vendas. Confira!
Índice
Valor elevado do frete
Se o valor do frete assusta os clientes, por que não negociar novas condições com suas transportadoras cadastradas? Antecipação é tudo, e isso não muda quando o assunto é e-commerce.
Com a Dooca, você também pode criar promoções de frete grátis para tornar suas ofertas mais atrativas e aumentando as chances de conversões.
Prazo de entrega muito alto
As negociações com empresas de frete não devem ser limitadas apenas aos valores, mas também aos prazos.
As pessoas não gostam de um longo prazo de entrega, então é melhor oferecer alternativas para que elas fiquem satisfeitas com o tempo de espera, mesmo que isso signifique um custo maior no frete.
Lembre-se: quanto mais formas de envio configuradas, maior é a chance de vender seus produtos.
Avaliações negativas de outros clientes
Em um primeiro momento, avaliações negativas podem parecer extremamente prejudiciais para seu negócio. Isso não deixa de ser verdade, mas elas podem ser usadas para aprimorar seu e-commerce.
De qualquer forma, existem alguns fatores que são mais comuns quando o assunto é satisfação do cliente. A agilidade no atendimento é uma das principais, tendo como solução a instalação de um chat na sua loja virtual. Além disso, independente da maneira como seu cliente entra em contato com você, trabalhe para que o atendimento realmente solucione seu problema ou tire sua dúvida, sempre com respeito e objetividade.
Outra dica importante é a instalação de um serviço de avaliações em sua loja, assim seus novos visitantes podem tomar como base a opinião dos seus clientes antes de tomarem suas decisões.
Adicionar uma seção de depoimentos ao seu site também é uma boa opção para quem quer passar mais segurança aos visitantes.
Insegurança em relação ao tamanho do produto
Muitas pessoas deixam de comprar pela internet por medo de receberem o produto com um tamanho diferente do que pensavam ter comprado. Para resolver esse problema, algumas ações simples podem ser úteis.
Comece com uma descrição completa dos seus produtos, informando o tamanho exato de cada um deles. As fotos também podem fazer a diferença nesses casos, portanto, divulgue imagens com todos os ângulos necessários para que o visitante tenha a noção exata do tamanho do produto.
Pode parecer um tanto óbvio, mas muitos lojistas não se atentam a uma atitude simples ao divulgar seus produtos: destacar fotos com o produto sendo utilizado. Se for uma peça de roupa, por exemplo, tenha fotos com alguém vestindo a mesma.
E para melhorar ainda mais a apresentação dos produtos para lojistas de moda, a Dooca disponibiliza o aplicativo Guia de Tamanhos. Ele exibe visualmente as medidas das peças de maneira atrativa e detalhada.
Custo diferente da divulgação
Existe coisa pior ao comprar algo pela internet do que se deparar com um preço que não havia sido divulgado? Saiba que esse é um dos principais motivos para abandono de carrinhos.
Essa situação é desagradável e deve ser evitada. Trabalhe sempre com transparência e deixe claro o valor do que você estiver vendendo.
Garanta um público mais fidelizado e diminua a taxa de reclamações e devoluções da sua loja.
Demora na finalização da compra
Vamos combinar que ninguém merece trocar de ambiente ou, simplesmente, ficar indo de página em página até conseguir efetuar uma compra.
Esse é o momento mais importante para seu negócio, quando você vai receber pelo seu serviço. Então, evite que seu cliente “canse” durante esse processo. Facilite o caminho e garanta que sua empolgação pelo seu produto não vá acabar.
A Dooca possui integração com intermediadores de pagamento que podem ajudar nesse processo, deixando o checkout da sua loja mais objetivo, simplificado e seguro.
Agora que você conhece os principais motivos e soluções de abandono de carrinhos, que tal aperfeiçoar o seu e-commerce? Crie sua loja com a Dooca agora mesmo!
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