Quer vender calçados pela internet e não sabe por onde começar? Uma loja virtual pode ser a solução! Para aproveitar as oportunidades desse mercado, separei 6 dicas para quem quer vender calçados na internet e se destacar em relação à concorrência.
Para você ter noção de como esse mercado é grande e cria diversas oportunidades, no primeiro semestre de 2021, mais de R$53,5 bilhões foram comercializados no e-commerce brasileiro. Em comparação ao mesmo período de 2020, o crescimento foi de 31%, com 42 milhões de pessoas comprando na pela internet, segundo pesquisa da Ebit | Nielsen.
Chegou a hora de conhecer as dicas para ter uma loja de calçados de sucesso!
Índice
Conheça seu público
De nada adianta ter centenas de modelos de produtos, diferentes cores e tamanhos, se poucos são vendidos ou trazem algum retorno financeiro considerável. Então, estude bem o seu público, entenda seus gostos, preferências e quais dos seus produtos performam melhor com seus clientes.
Sabendo desses detalhes, você pode concentrar seus esforços nas estratégias certas, economizar dinheiro e vender apenas os produtos que se saem melhor com quem compra de você.
Atendimento qualificado é um diferencial
Uma loja virtual é, de forma direta, uma loja física adaptada para a internet. Isso significa que muitos hábitos devem ser mantidos, como o bom atendimento.
Um atendimento de qualidade é essencial para quem deseja manter um relacionamento saudável com o público. É importante dar a atenção necessária e responder as perguntas para tirar todas as dúvidas dos seus visitantes.
Para ajudar nisso, a Dooca possui integração com diversas ferramentas de atendimento, como chat e redes sociais.
Chat:
- Jivochat;
- Zendesk Chat;
- Tawk.to;
- Freshchat.
Redes sociais:
- WhatsApp;
- Messenger.
Apresente todos os detalhes do seu produto
Sua loja virtual funciona como uma espécie de vitrine para seus visitantes. Então, uma apresentação bem detalhada pode fazer a diferença para que as pessoas comprem de você.
Para melhorar o desempenho das vendas da sua loja, invista nessa atividade e dedique seus esforços para transmitir todas as informações necessárias dos seus produtos.
Calçados são peças que exigem certo apelo sensorial dos consumidores para performar bem nas vendas online. Sabendo disso, apresente fotos e vídeos com alta resolução, mostrando todos os detalhes dos produtos (costuras, tecidos, solas, etc).
Confira dicas de aplicativos gratuitos para editar e recortar imagens!
Dê uma atenção especial para a composição desses materiais. Um chinelo, por exemplo, combina com mar, praia, piscina e areia, então use elementos comuns destes ambientes para valorizar seus produtos.
Outra dica é usar o fator humano para melhorar o alcance e passar a imagem de pessoas usando seus produtos para aumentar suas vendas.
Influenciadores digitais
Todos artigos relacionados ao mercado da moda estão ligados aos influenciadores. Isso não é novidade e não deve deixar de ser uma realidade em um futuro próximo. Então, escolha bem as personalidades que vão representar sua marca. Elas precisam estar alinhadas com sua proposta e seus objetivos, seja de geolocalização, valores ou até mesmo posicionamento.
Fique sempre de olho na frequência e acompanhe as reações do público sobre suas ações com influenciadores.
Para saber se suas divulgações estão com um bom desempenho, verifique se os cupons de desconto estão sendo usados pelos seus clientes. Você também pode fazer um comparativo do número de visitantes e interações durante o período dessas campanhas.
Se os dados não forem positivos ou estiverem abaixo da sua expectativa, repense sua estratégia.
Tenha uma loja convidativa
É de extrema importância ter um site com aparência bem trabalhada para atrair ainda mais a atenção dos seus visitantes.
Para isso, a Dooca disponibiliza mais de 20 temas gratuitos para usar como quiser na sua loja virtual. Eles são divididos por segmentos e foram criados para tornar sua loja mais atrativa e funcional.
Além disso, nossa plataforma possui um assistente visual que facilita a criação da sua loja, permitindo a adição de banners, imagens, chamadas, vídeos, entre outras opções de materiais para convencer seu público a comprar de você.
Marque presença para vender calçados na internet
Anúncios patrocinados são importantes para alavancar seu alcance e, consequentemente, suas vendas. No mercado dos calçados, isso não é diferente. Você pode optar por estratégias de tráfego orgânico ou pago, tudo vai depender se seu objetivo é a curto ou longo prazo.
Outra dica importante é marcar presença nos marketplaces e nas redes sociais para alcançar ainda mais pessoas e aumentar suas chances de vendas. Com os marketplaces, você pode vender nas maiores lojas do Brasil.
A Dooca tem integração com diversos Hubs de Marketplaces, como: Plugg.to, Anymarket e SkyHub.
Então, agora que você conheceu as dicas que devem ajudar sua loja a vender calçados na internet, que tal colocar isso em prática agora mesmo? Aproveite todas as ferramentas e recursos da Dooca e monte uma loja com a sua cara de forma simples e rápida.
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