O número de “Pins” – ou publicações – cresce a cada dia, tornando os conteúdos dos perfis disponíveis no Pinterest muito mais atrativos para os clientes que a visitam. A rede vem ganhando espaço no dia a dia dos usuários que buscam por temas específicos e querem encontrar produtos ou inspirações. Por isso, preparei dicas de loja virtual para iniciantes que desejam melhorar o desempenho dos seus negócios.
Mais de 460 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo estão no Pinterest, o que consolida a rede como uma plataforma interessante para vendas e negócios. E, segundo o Pinterest Predicts 2022, quem compra na plataforma gasta 50% mais por mês do que quem costuma utilizar outras plataformas, mostrando que o público é muito engajado na rede.
Um dos fatores que reforça o potencial de engajamento, é que os usuários buscam essa ferramenta principalmente com o objetivo de “salvar ideias”. Isso facilita a compreensão dos interesses, gostos e preferências dos públicos, tornando o Pinterest um aliado de valor para quem trabalha com o marketing de uma organização.
Através dos dados fornecidos, é possível identificar os padrões de comportamento dos usuários e pensar em estratégias mais assertivas para o seu público específico.
Índice
Mas, afinal, o que é o Pinterest?
É uma rede social voltada, principalmente, para o compartilhamento de fotos e vídeos. Com uma estrutura de exibição que remete a uma vitrine/mural, o usuário pode navegar pelo seu feed próprio e encontrar marcas, pessoas e “pins” que possam ser do seu interesse. Essas exibições são baseadas nas suas atividades recentes, bem como de pessoas e marcas que ele tenha optado em seguir.
Os “Pins” são como se fossem as postagens realizadas no perfil de uma pessoa ou marca, através de usuários, sites, blogs, entre outros. É um nome próprio utilizado pelo Pinterest, pois, conforme conceituado por eles, os pins são muito mais do que imagens e vídeos. São considerados bookmarks visuais e interativos, e é através deles que o usuário chega na página de origem do conteúdo em questão.
Eles são facilitadores, pois permitem salvar diretamente na plataforma publicações que sejam do interesse do usuário, além de também mostrarem inspirações semelhantes às que foram arquivadas pelo perfil anteriormente.
Quais as principais vantagens dessa rede?
Como você pôde ver, ter uma conta no Pinterest permite ao usuário um mundo de conexões com diversos tipos de conteúdos diferentes. Ao olharmos pelo lado de uma marca, seja de pequeno ou grande porte, é possível que ela tenha um alcance muito maior de usuários e possíveis clientes através destas mesmas conexões.
A partir dos resultados de buscas, acessos recentes, perfis seguidos e postagens salvas, a ferramenta passa a mostrar para o usuário publicações que sejam de conteúdos relacionados.
Essa inteligência, além de auxiliar de forma muito positiva para um maior alcance de marca, também é ótima para as equipes de marketing analisarem as diferentes formas de comportamento dos usuários, para então pensar em novas estratégias para o seu negócio.
Pensando de forma geral, além de entregar um conteúdo atrativo e interessante, devido a forma como é apresentado, ainda contribui para um aumento das vendas e para a criação de mais planos de ação para atrair novos clientes. Lembrando que, para isso, é necessário que o perfil disponibilize postagens com imagens e informações de qualidade.
Então, se você ainda tem dúvidas quanto a importância do Pinterest para as empresas, eu te explico: o grande benefício é estar presente na experiência dos usuários ao buscarem referências para seus projetos, além de contribuir com o sucesso e a criação dos conteúdos da sua marca.
Como utilizar o Pinterest com a sua loja
Para começar a utilizar essa rede e alavancar o seu negócio, é muito simples:
Primeiro você deve realizar o cadastro de uma conta business com o Pinterest. Eles disponibilizam a possibilidade de criação de uma conta pessoal ou, no caso dos lojistas, a business. Durante este processo de criação, será solicitado que você informe algumas opções de “Pins” que a sua loja se identifica, para que os conteúdos possam começar a ser apresentados no seu feed.
Feita a sua conta, inicia-se o processo de você criar os seus próprios Pins e pastas. Através dos seus boards, você poderá disponibilizar um feed com os produtos que você possui na sua loja virtual. Desta forma, quando o usuário se interessar e clicar na sua postagem, ele será direcionado para a página do seu site para realizar a compra.
SEO no Pinterest
Um fator importante: como em diversas outras plataformas de busca, o SEO é essencial para otimizar seus resultados. Muitas técnicas já existentes são repetidas no Pinterest, o que facilita o trabalho se você optar por se aventurar por lá. Confira as boas práticas de SEO iniciais do Pinterest:
- Utilização de palavras-chaves que tenham bons resultados nas buscas dos usuários;
- As palavras-chaves devem ser usadas nos títulos e nas descrições dos pins, mas sem prejudicar a experiência dos usuários;
- Pastas com títulos diretos e informativos;
- Impulsionamento de publicações usando hashtags (com moderação);
- Público segmentado e bem definido para tornar sua estratégia mais assertiva.
Lembre-se que com uma boa otimização dos mecanismos de busca, as suas publicações alcançam um resultado melhor, e consequentemente o seu conteúdo é entregue para mais pessoas. Quanto maior o número de usuários consumindo o que você posta, maiores as suas chances de prospectar novos clientes para a sua loja.
E aí, o que você achou?
Que o Pinterest é uma ferramenta de inspiração e de negócios, não é novidade. O ponto mais importante, porém, é que através da plataforma você consegue tornar sua loja presente na navegação diária dos usuários que a utilizam para a pesquisa de conteúdos e referências.
Com isso, é possível interagir com eles, criar relacionamentos mais próximos, descobrir novos públicos e, principalmente, enviar ainda mais visitantes para uma loja virtual.
Essa plataforma, inclusive, é muito frequentada por quem quer decidir comprar algo. Além disso, a grande maioria experimenta algo que encontrou por lá, e muitas outras pessoas descobrem novas marcas e produtos navegando pelo Pinterest.
Com a Dooca, você pode integrar o aplicativo Pinterest Catálogo e fazer o upload da sua loja para disponibilizar seus produtos na plataforma. Para isso, você precisa ter uma conta Business do Pinterest.
Então, se quiser aproveitar essa integração e demais recursos da Dooca, contrate nossa plataforma agora mesmo!
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