Artigo escrito por: Etus
“Quem quer aparecer precisa ser visto” e diante de tantas marcas e pessoas no digital, para se destacar, é preciso inovar e “sair fora da caixinha”. Mas, antes de criar estratégias e até conteúdos é necessário dar um passo para trás e analisar os concorrentes nas redes sociais.
Diante disso, reúna o máximo de informações e insights possíveis sobre o trabalho desenvolvido por estas empresas, pois, isso irá contribuir e muito nos seus resultados.
Mas, como fazer isso na prática? Veja a seguir um passo a passo que preparamos para te ajudar:
Índice
1º – Determine quem são os seus concorrentes
Elabore uma boa pesquisa para identificar quais são as empresas que atuam no mesmo segmento de mercado que você, vendendo produtos ou serviços semelhantes.
No entanto, antes de fazer esta análise, é preciso compreender um pouco mais sobre os diferentes tipos de concorrentes, veja a seguir quais são eles:
Diretos >> empresas que vendem os mesmos produtos ou serviços que a sua marca, destinados a um cliente semelhante e estão localizados na mesma região.
Indiretos >> companhias que oferecem produtos e serviços que possuem pequenas diferenças ou são oferecidas para um perfil de consumidor diferente, no entanto, elas estão trabalhando em uma mesma região.
Substitutos >> corresponde às marcas que oferecem produtos e serviços diferentes para um mesmo cliente, no entanto, estão localizadas em um mesmo território.
Para exemplificar ainda melhor, imagine que você tem uma empresa que vende roupas femininas para um público-alvo com idade entre 30 e 40 anos, mas que correspondem a classe C.
O seu concorrente está localizado na mesma cidade que você, no entanto, comercializa roupas femininas produzidas apenas com estampas étnicas e para um público com idade entre 20 e 30 anos, que correspondem a classe A e B.
Aqui, temos uma representação indireta entre as empresas, pois, a localização delas é a mesma, no entanto, elas possuem pequenas diferenças nos produtos oferecidos e na persona atingida.
Explicado isso, faça uma boa pesquisa no Google e nas redes sociais e elabore uma lista com as empresas que são as concorrentes DIRETAS e INDIRETAS da sua marca.
2- Analise as INFORMAÇÕES mais importantes sobre os concorrentes
Agora, chegou a hora de avaliar criteriosamente o desempenho dos seus concorrentes nas redes sociais.
Separamos a seguir os dados mais relevantes que você precisa levantar, veja a seguir quais são eles:
- Avalie quais produtos e/ou serviços esta empresa oferece e faça uma comparação com os seus;
- Faça uma compra teste e analise o fluxo de compra e a experiência do consumidor que a concorrente fornece. Ex: envio de emails, acompanhamento de pedido, tempo de entrega, brindes ou até um bilhetinho dando as boas-vindas;
- Observe o preço aplicado nos diferentes objetos oferecidos, veja se os valores mudam no site ou aplicativo, ou se já há alguma política de desconto ou premiação;
- Liste quais são as redes sociais que o seu concorrente usa, como por exemplo: Facebook, Instagram, TikTok, Youtube, entre outros;
- Veja qual é a frequência que estes conteúdos são publicados e qual a quantidade do conteúdo (stories, feed, comunidade, etc);
- Identifique também o formato usado com mais periodicidade, tais como: vídeos, lives, entrevistas, listas, collab, entre outros;
- Veja também quais são os temas mais abordados nos conteúdos, segmentando os tópicos mais abrangentes e suas categorias mais específicas;
- Se o concorrente tiver uma loja nestas redes sociais, analise-a com muito cuidado, observe o layout aplicado, banners, categorias, descrições, promoções, enfim tudo que possa ser importante para o mercado;
- Analise também o engajamento e reputação da marca. Veja se os comentários são positivos ou negativos, verifique se há um bom número de compartilhamentos e até se há reclamações nestes canais;
- Compare também os pontos fracos e fortes da concorrência, isso irá permitir uma análise mais aprofundada do desempenho deles.
Por fim, mapeie todos estes dados em um arquivo, de preferência, em uma planilha para registrar as informações obtidas e faça uma atualização destas informações por um período determinado de tempo, como mensal, trimestral ou semestral.
3- Utilize FERRAMENTAS para monitorar os concorrentes
Para fazer uma análise dos concorrentes nas redes sociais é possível contar com a ajuda de algumas ferramentas online. Abaixo separamos 2 plataformas que podem te ajudar:
Biblioteca de anúncios do Facebook ADS
Lançado em 2019, esse recurso tem como principal objetivo oferecer maior transparência sobre todas as campanhas que estão sendo veiculadas na rede social. No entanto, ela também pode ajudar os profissionais e/ou empreendedores a analisar as publicidades dos seus concorrentes.
Utilizando estas ferramentas é possível:
- Verificar a quantidade de publicidades veiculados por uma página;
- Observar anúncios inativos;
- Analisar os textos e imagens que estão sendo utilizados nas campanhas;
- Verificar a data de início que o anúncio começou a ser veiculado, dentre outras informações.
Etus
Ferramenta de gestão e monitoramento para redes sociais, que possibilita que os seus usuários acompanhem o comportamento de seus concorrentes no Facebook, Instagram e Twitter. Número de curtidas em uma página e total de seguidores, são algumas das informações disponíveis.
Além disso, a plataforma conta com diversas outras funcionalidades, tais como: agendamento de publicações, impulsionamento de posts, relatórios completos, SAC centralizado, gestão de projetos, workflow, captação de leads, entre outros.
Contudo, vale ressaltar que analisar o cenário competitivo irá te ajudar a enxergar novas oportunidades no mercado e ver os pontos de melhoria para a sua empresa.
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