Se você quer vender seus produtos na internet, mas não sabe por onde começar, um bom ponto de partida é escolher uma plataforma de e-commerce de confiança para disponibilizá-los.
Com a plataforma certa, você não precisa ter conhecimento técnico para fazer a gestão do seu negócio, e muito menos depender de terceiros para colocar suas decisões em prática.
Então, para ajudar na sua decisão, criamos uma lista de tudo que você precisa levar em consideração antes de escolher a plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio.
Confira!
Índice
Personalização de layout e design
Uma boa plataforma de e-commerce precisa dar liberdade ao lojista que deseja mudar e adaptar sua loja virtual a qualquer momento, mesmo que não tenha auxílio técnico para isso.
O layout e o design devem ser de fácil controle e manejo, com ferramentas e recursos que facilitem o trabalho dos lojistas, e não o contrário. Se possível, escolha uma plataforma que disponibilize temas grátis para usar na sua loja, isso deverá simplificar o seu trabalho.
Além disso, é importante levar em consideração que estamos na era dos smartphones. Sabe por que você deve se lembrar disso? Simples: uma loja que quer ter bons resultados na internet precisa ser otimizada para o mobile.
Só para se ter uma ideia: uma pesquisa da Opinion Box em conjunto com a Mobile Time, em abril deste ano, revelou que 81% das pessoas já haviam realizado alguma compra com seus smartphones nos 30 dias anteriores à pesquisa. E 84% afirmou comprar com mais frequência pelo smartphone do que no computador, representando um aumento de 4% em relação ao ano passado.
Conheça mais sobre a importância de ter uma loja otimizada:
- Loja virtual para smartphones: qual é o impacto nas vendas?
- Loja virtual otimizada para vendas no celular
Fluidez e velocidade de navegação
A experiência do cliente nunca foi tão valorizada como nos últimos anos. Com compradores cada vez mais exigentes e uma concorrência que fica mais profissionalizada a cada ano, é essencial oferecer uma boa experiência para quem visita a sua loja virtual.
Sabendo disso, não é difícil imaginar que muitas pessoas simplesmente desistem de comprar algo caso entrem em um site que demora para carregar ou que não consegue processar todas as informações da página.
Então, para garantir que seus clientes não saiam da sua loja virtual antes mesmo de observarem as suas ofertas, escolha uma plataforma de e-commerce que entregue fluidez e uma boa velocidade de carregamento das informações.
Resumindo: seu site deve ser leve.
Integrações
Quem deseja vender muito e para lugares diferentes precisa ter um grande cuidado com todos os processos de venda envolvidos. Estou falando da gestão financeira do seu negócio, das formas de pagamento aceitas pela sua loja e as formas de envio que serão disponibilizadas.
Por isso, é importante contar com ferramentas que deixem o seu trabalho ainda mais fácil. Então, a plataforma escolhida deve integrar recursos como: sistemas de gestão, intermediadores de pagamento e HUBs de transporte.
Se você não conhece esses recursos, confira nossos artigos com mais detalhes sobre cada um deles:
- 5 dicas para escolher um sistema de gestão para sua loja online
- Intermediador de pagamento: sua loja virtual mais segura
- Cadastre mais formas de envio e alavanque sua loja virtual
Suporte
Confira se a plataforma que você deseja contratar possui um suporte rápido e qualificado, em outras palavras, que tire suas dúvidas e resolva seus problemas de forma eficiente.
Verifique se a plataforma possui suporte com atendimento em português ou na língua de sua preferência, canais de contato fáceis de serem utilizados (e-mail, telefone, chat, SAC, etc.), assim como fóruns e blogs dedicados para tirar dúvidas.
Por fim, vale fazer uma reflexão: você gosta de ser atendido(a) por um “robôs”?
Sabe quando você precisa resolver um problema e acaba passando por várias etapas de atendimento até conseguir?
Bem, esse é um processo que acaba desgastando a relação entre empresas e clientes.
Então, muitas vezes é mais vantajoso dedicar tempo e esforços para oferecer uma melhor experiência e fidelizar visitantes e, claro, clientes.
- Como aumentar as vendas com atendimento via chat na sua loja virtual
- Marketing de Comunidade: conheça essa estratégia e saiba como usá-la a favor do seu negócio
Otimização de marketing e conteúdo
De nada adianta ter uma loja virtual extremamente atrativa, com diversas promoções e bons produtos, se ninguém a visita.
Sabendo disso, ao escolher a plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio, considere que ela deve oferecer um serviço com otimização de marketing e conteúdo.
Um e-commerce de sucesso deve ter integração com redes sociais e marketplaces, assim como ferramentas de SEO para destacar sua loja.
Então, informe-se sobre as integrações disponibilizadas pelas plataformas do mercado antes de tomar sua decisão.
Conheça mais sobre ferramentas de marketing e conteúdo:
- Facebook Pixel e API de Conversões: diferenças e aplicações
- Criar um blog pode ser a solução para o seu e-commerce
- 3 razões para integrar sua loja virtual a um marketplace
Conheça a Dooca
A Dooca é uma plataforma de e-commerce perfeita para quem quer vender pela internet e não tem tempo ou conhecimento para configurar sua loja virtual a partir do zero.
Com os nossos recursos, você pode montar a sua loja com a ajuda de temas gratuitos, um assistente visual completo e fácil de usar, além de diversas integrações que ajudam a deixar o seu negócio ainda mais profissional.
Os sites criados com a Dooca são totalmente otimizados para smartphones, além de serem leves e com um rápido carregamento.
E o melhor: você pode aproveitar tudo isso de graça com nosso plano gratuito.
Aproveite agora mesmo todos os recursos da Dooca criando sua loja virtual e vendendo muito para todo o Brasil!
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