O dia 25 de novembro será marcado por um evento muito esperado pelos lojistas: a Black Friday. Pode parecer uma data um tanto distante, mas isso não significa que você deva deixar tudo para a última hora.
Sabendo disso, é importante preparar a sua loja virtual com antecedência para vender o máximo possível durante o evento.
E eu aproveito para fazer uma pergunta: qual o seu público-alvo?
Pode parecer uma pergunta simples, mas é necessário conhecer sua resposta para começar a sua estratégia de vendas com o pé direito.
E se você respondeu que seu alvo é o público feminino, hoje trago dados muito interessantes e que podem ajudar a guiar suas ações.
Então, confira agora mesmo e, se necessário, adapte seu trabalho para poupar tempo e dinheiro antes da Black Friday de 2022.
Índice
Conhecendo o perfil do público feminino
Sobre as tendências e comportamentos de consumo, a Nielsen, junto à Opinion Box, realizou uma pesquisa para 1000 pessoas de todas as regiões do Brasil.
Entre as entrevistadas, 90% acessam a internet diariamente. Cerca de 80% afirmaram que a principal atividade é o acesso às redes sociais. O dispositivo preferido é o telefone móvel (90%), seguido do notebook (4%), desktop (3%) e tablet (2%).
Cerca de 46% das mulheres compram produtos de marcas que apoiam causas sociais, mesmo que mais da metade acredite que as empresas fazem isso para se beneficiarem.
Os segmentos com maior conversão de anúncios em compras realizadas são:
- Alimentos (45%)
- Eletrônicos (43%)
- Maquiagem e cuidados (38%)
Esses dados ajudam a identificar as tendências e o comportamento de consumo das mulheres dentro do ambiente digital. Assim, você pode orientar suas estratégias e alcançar esse público com mais assertividade.
Influenciadores digitais em alta
E já que estamos na era dos influenciadores digitais, a pesquisa da Nielsen ainda informa que o público que acompanha esses profissionais é predominantemente feminino (45%) e tem entre 24 e 45 anos, contra apenas 24% de homens.
E tem mais: 42% das mulheres afirmaram que já compraram algum produto ou serviço divulgado por um influenciador, com 78% afirmando que valeu a pena seguir as dicas.
Os influenciadores possuem a confiança do público, e isso pode ser apresentado para apresentar as suas ofertas.
Aqui no Blog da Dooca, nós já informamos sobre como esses profissionais podem alavancar o seu negócio na internet. E, de fato, eles são necessários para quem quer fortalecer sua marca, principalmente dentro das redes sociais.
A força da publicidade
Ainda de acordo com a pesquisa da Nielsen, o público feminino afirmou que costuma consumir conteúdos relacionados à música, notícias, séries, saúde e beleza.
Em setores como vestuário, 31% das mulheres declararam ter efetuado uma compra após serem impactadas por uma propaganda. Já sobre alimentação, esse número foi de 30%.
Para 48% das entrevistadas pela Nielsen, publicidade voltada a roupas e calçados é mais lembrada. Já quando o assunto é alimento, 45% das mulheres afirmaram que são impactadas.
Esses dados apenas mostram que a publicidade tem influenciado as mulheres a tomarem decisões com frequência, e que é possível alcançar esse público com esse recurso.
As redes sociais moldando as preferências
De acordo com uma pesquisa sobre hábitos de compra realizada pelo SPC Brasil, os canais que mais influenciam as mulheres em suas decisões de consumo são as TV’s (68,4%), o Facebook (64,7%), o WhatsApp (48%) e Portais de Notícias (42%).
E isso é muito importante para as pequenas e médias empresas que não possuem recursos para divulgarem suas ofertas na televisão.
Aliás, as plataformas mais populares entre as mulheres são o Facebook, citado por 89,2%, seguido pelo YouTube (43,4%) e Instagram (34,4%).
Ainda, 64,8% das brasileiras entrevistadas admitem que já mudaram seus hábitos de compra por conta das redes sociais.
Ou seja, os conteúdos consumidos nas redes sociais tiveram efeito sobre o cotidiano e comportamento de consumo das mulheres.
Acompanhe a Black + Dooca
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