Cadastro de produtos: boas práticas para sua loja virtual

Sua loja está visualmente pronta, mas agora você precisa fazer o cadastro de produtos. Simples né? Do ponto de vista operacional sim, é simples. Cadastrar todas as informações do produto é relativamente rápido, desde que você tenha em mãos todas as informações necessárias – afinal de contas, nosso sistema é bastante intuitivo e traz todas as informações em uma única tela, permitindo que você tenha mais agilidade durante os cadastros.

Nem tão simples assim é cadastrar um produto de uma forma mais vendedora, mas posso te garantir que o resultado será gratificante. Vou listar aqui algumas dicas e boas práticas para você realizar ótimos cadastros e vender mais em sua loja virtual.

1) Planejamento e organização

Antes de sair cadastrando tudo no famoso método “go horse“, pare um pouquinho e planeje onde você deseja chegar com estes cadastros. É fundamental que neste momento você pare de enxergar seus produtos como especialista no negócio, e passe a vê-los através da ótica de um cliente pouco experiente.

Reflita como ele irá procurar seus produtos nos Google, e qual seria a melhor forma para encontrá-los dentro da sua própria loja virtual. Já imaginou chegar em um supermercado onde os produtos não estivessem organizados por setores e os corredores devidamente identificados? Você levaria horas para encontrar o que procurava ou iria embora sem levar nada, o que é mais provável.

2) Categorias e filtros por características

Exceto que você seja um home center com 100 mil produtos cadastrados, não utilize mais do que 3 níveis de categoria. Do que adianta você fazer o cliente clicar, clicar, clicar e no final só exibir dois produtos na categoria específica? Seja mais amplo, mostre ao cliente que você tem mais opções de produtos, e ofereça filtros para que ele refine a busca dentro da loja virtual.

Por exemplo: ao invés de utilizar as categorias Feminino > Bermuda > Bermuda Jeans > Bermuda Jens com bolso, utilize como categorias apenas Feminino > Bermuda e mostre sua variedade de produtos. Neste momento você poderia oferecer filtros de materiais para o cliente optar por jeans, e talvez um filtro de estilo com opções de filtro com ou sem bolso.

Agora vamos mais além, você utilizaria bermuda ou bermudas? Pare imediatamente de achar, e utilize as ferramentas disponíveis no mercado. Veja abaixo os resultados da comparação entre essas palavras utilizando o Google Trends.

SEO

Óbvio que você deve utilizar bermuda, certo? Mas e se a gente comparar as palavras bermuda e short?

3) Títulos e descrições no cadastro de produtos

A mesma explicação utilizada para definir o nome das suas categorias deverá ser utilizada para definir o título dos seus produtos. Utilize expressões (palavras-chave) buscadas pelas pessoas no Google, isso aumentará e muito as chances da sua loja virtual aparecer nas primeiras posições nos resultados de pesquisa. Além do Google Trends você poderia utilizar também a Ubersuggest, ferramenta de palavras-chave disponibilizada pela Neil Patel, especialista em SEO.

No exemplo abaixo você consegue visualizar a quantidade de buscas pelas expressões bermuda jeans e short jeans, e ainda identificar algumas outras palavras-chave similares ou complementares ao seu produto.

Mais algumas dicas rápidas de SEO para seu e-commerce:

  • Defina as palavras-chave do seu produto;
  • Evite utilizar mais de 60 caracteres no título, e de preferência comece o título com a palavra-chave;
  • Seja consistente e utilize mais algumas vezes a palavra-chave ao longo da descrição do produto para ganhar relevância;
  • Mantenha a palavra-chave na URL do produto; 

4) Foto de produto

A qualidade das fotos é de extrema importância para sua loja virtual. Seu cliente não terá a oportunidade de pegar o produto com as mãos, então ofereça a ele ótimas imagens para que ele possa ver os detalhes e se convença de que seu produto é perfeito. A qualidade das fotos está diretamente relacionada a credibilidade que você transmite, então não peque neste quesito.
Além da qualidade visual, preste atenção também nas recomendações abaixo:

  • Tamanho da foto: 1200×1200 pixels;
  • Peso: até 500kb.

Nossa plataforma de e-commerce ainda utilizará um servidor de imagens que fará um tratamento automático para comprimir ainda mais o tamanho das suas fotos, buscando aumentar a velocidade do carregamento da sua loja virtual.

Quer saber mais sobre o cadastro de produtos? Confira nossa Base de Conhecimento!