Depois da loja criada e todos os produtos cadastrados, vem a dúvida: onde anunciar?
Facebook. Instagram, Google Ads, You Tube, influencers… As opções são muitas e investir em todas elas sem planejamento não é uma boa estratégia.
Afinal, por onde começar?
Uma boa dica é analisar se seu produto se classifica como “produto de compra por impulso”. Um exemplo de produto que se encaixaria nessa categoria seriam os sapatos femininos, uma vez as mulheres são famosas pela quantidade de calçados que possuem. Se seu produto se encaixar nessa modalidade, uma boa alternativa é anunciar no feed do Instagram, onde seu público estará navegando e possa facilmente clicar no anúncio e ser direcionado para seu e-commerce.
Além das redes sociais, você também pode criar campanhas no Google Shopping, Remarketing e Rede de Displays. As parcerias com influencers de moda também podem ser uma ótima alternativa.
Agora, quando precisamos adquirir um produto apenas por necessidade, como por exemplo, comprar uma peça específica para o conserto do carro ou procurar os serviços de uma oficina mecânica, normalmente fizemos uma pesquisa no Google, certo? Neste caso o Google Ads pode ser sua melhor alternativa.
Mas vale lembrar que um anúncio não necessariamente exclui o outro. É preciso analisar seu produto para ver em qual meio de divulgação devemos investir mais esforços.
Após definir o meio de divulgação, é hora de pensar no investimento. Alguns profissionais de marketing digital recomendam investir 30% do valor do faturamento em marketing. Caso ainda não tenha um faturamento, é importante reservar um valor considerável para as primeiras campanhas.
Quando as campanhas começarem a dar resultado, é hora de ousar um pouco mais. Se o ROI (retorno sobre o investimento) for de 8 é um bom começo, e significa que a cada R$ 1 investido, está trazendo R$ 8 em vendas. Para gerar mais vendas, passe a investir mais dinheiro nas campanhas.
Vale lembrar que os primeiros passos são mais difíceis e podem levar um certo tempo para gerar resultados. As primeiras semanas são destinadas a ajustes das palavras-chave, público-alvo e dos próprios anúncios. É ideal ter vários anúncios e comparar qual apresenta melhor desempenho.
Com o passar do tempo, a marca começa a ser reconhecida e acaba conquistando clientes de forma orgânica, aí é hora de analisar novamente seus anúncios, investimentos e trabalhar o relacionamento com seu cliente para atingir ainda mais resultados orgânicos.
Fonte: E-commerce Brasil
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