Públicos no Facebook e Instagram para escalar suas vendas

Uma das principais formas de escalar as vendas na sua loja virtual é através de anúncios no Facebook e Instagram, mas quais são os melhores públicos para direcionar os anúncios? Os públicos de interesse são importantes e podemos falar mais sobre eles em um próximo post, mas os públicos personalizados, na visão da DKS Digital, são os que mais performam dentro do Facebook e Instagram. Vamos falar um pouco sobre os principais.

Público Personalizado de Site: para a criação deste público é fundamental ter instalado o Pixel do Facebook no site. Depois disso, o Facebook consegue rastrear as navegações dentro do site e podemos criar públicos de acordo com o comportamento destes usuários. Por exemplo, usuários que simplesmente entraram no site (pageview), usuários que acessaram determinada URL, usuários que visitaram produtos (viewcontent), usuários que colocaram produto no carrinho (addtocart) e usuários que finalizaram a compra (purchase). Os usuários podem permanecer até 180 dias (6 meses) dentro deste público, o que quer dizer que você pode impactar eles por até 180 dias após eles acessarem a sua loja virtual. É com a criação deste público, por exemplo, que podemos criar uma campanha de remarketing, impactando o usuário que colocou um produto no carrinho, mas não finalizou a compra.


Público Personalizado de Lista de Clientes:
 
este público é criado através do mailing (lista de e-mails e telefones) que a loja virtual possui. Subimos esta lista para dentro do Facebook e a ferramenta faz um match entre o e-mail e/ou telefone com os usuários da rede social. Normalmente 85% destas informações batem, e a partir disto é possível fazer campanhas exclusivas para os usuários que já são cadastrados na sua base e possivelmente estarão aptos a receber o seu conteúdo e consumir. É possível também subir essa lista com a informação dos valores gastos por estes compradores no seu e-commerce, deixando a lista com ainda mais informações e mostrando para o Facebook qual o perfil de cliente que mais consome na sua loja. Esta informação é valiosa para a criação de um público semelhante (lookalike) que falaremos mais para frente neste post.


Público Personalizado de Vídeo:
 
criamos um público de usuários que viram qualquer vídeo que foi postado na página do Facebook ou no perfil comercial do Instagram da marca. Diferente do público de site, que você pode impactar o usuário até 180 dias depois de acessar o seu site, neste público pode-se impactar o usuário até 365 dias (um ano) após a visualização do vídeo. São várias opções disponíveis de visualização, como: usuários que viram 3 segundos do vídeo, 10 segundo, 15 segundos, viram 25%, 50%, 75% ou usuários que viram 95% do vídeo. Todas elas podem ser usadas na estratégia de mídia, lembrando que quanto mais tempo o usuário viu o vídeo, maior o interesse dele no produto ou na marca. É importante também analisar o tempo total de vídeo. Se for um vídeo de 1 hora e o usuário viu 25% do vídeo, ele ficou 15 minutos prestando atenção no vídeo, ou seja, tem interesse. Se for um vídeo de 40 segundos, talvez o público de 25% não seja tão adequado, mas sim o de 75%.

Público Personalizado de Perfil Comercial do Instagram & Página do Facebook: 
neste público também é possível impactar o usuário até 365 dias depois dele ter feito qualquer contato com a página do Facebook ou o perfil do Instagram. Outra opção interessante neste público é segmentar apenas para as pessoas que acessaram a página ou perfil, sendo um público ainda mais seleto, pois demonstrou mais interessante acessando a página ou perfil e não apenas interagindo com um post no feed ou um story que apareceu para ele.

BONUS! Públicos Semelhantes ou Lookalike: todos os públicos mencionados acima são de usuários que já conhecem ou foram impactados pela sua marca. Chamamos esses públicos de “público quente”. Normalmente são os públicos que mais convertem na loja virtual. Sabendo que é um bom público, não seria interessante acharmos usuários parecidos com estes? O Facebook nos ajudou com isso e nos permite criar públicos semelhantes ou também conhecidos como lookalike. Depois de criar os públicos personalizados podemos fazer a criação do público semelhante, que variam de 1% a 10%, sendo 1% um público de um pouco mais de um milhão de usuários e o mais semelhante possível do público personalizado. Quanto maior a porcentagem, maior o número de usuários, porém mais distante a semelhança com o público personalizado. Este novo público criado será de pessoas que ainda não conhecem a sua marca, logo, chamamos de público frio. Também são fundamentais para as campanhas trazerem usuários novos para conhecerem sua loja.


Ficou com alguma dúvida ou gostaria de entender mais sobre públicos? Entre em contato com a DKS Digital pelo link: dooca.com.br/parceiro/dks-digital

Este artigo foi escrito por:
Dimas Korndorfer Scheffel
Especialista em E-commerce e Gestor de Tráfego pago | DKS Digital