“Data is the new oil” (dados são o novo petróleo) é uma frase atribuída ao matemático britânico Clive Humby em 2006, e tem o intuito de demonstrar a importância dos dados e informações para a economia e os negócios na era digital.
Pensando nisso e trazendo para a realidade do e-commerce, é de extrema importância que qualquer negócio tenha a possibilidade de acessar e interpretar os dados gerados pelos usuários em seu canal de venda online. O objetivo disso é de criar estratégias de venda com base no perfil comportamental de cada visitante do site.
Um forma simples de gerar uma inteligência de dados em um e-commerce é analisar os termos mais buscados na pesquisa interna do site. Para isso, é necessário que o Google Analytics esteja instalado no site.
Para ativar o monitoramento da pesquisa interna pelo Google Analytics, você deve acessar a ferramenta, entrar no painel administração, e então nas Configurações da Vista da Propriedade, conforme imagem abaixo.
Nas configurações da pesquisa no site, ative o campo “Acompanhamento da pesquisa no site” e no campo “Parâmetro de consulta” digite a letra “q“. Clique em Salvar.
Pronto! Seus dados da busca interna já estão sendo monitorados a partir de agora.
Para analisar os dados coletados, você deve acessar o painel Comportamento > Pesquisa Interna > Termos de Pesquisa, conforme imagem abaixo.
A partir deste painel, você pode acompanhar os termos mais buscados em um determinado período, comparando com outros, analisando a porcentagem e total de buscas de cada palavra, o tempo de navegação no site e números de páginas acessadas após a pesquisa de cada termo, dentro outros tipos de análises, relacionadas ao uso do site ou ao comportamento de compra relacionado a cada termo de busca.
Na imagem abaixo você pode verificar a tela de análise relacionando os principais termos de busca com o total de vendas do site nos últimos 30 dias.
Através destas análises é possível mensurar o quanto de receita cada termo pesquisado gera para o e-commerce, quais os termos que geram maior receita ou maior ticket médio, e são uma excelente fonte de dados para a criação de campanhas promocionais ou de anúncios, pois refletem com exatidão o comportamento de compra dos usuários durante o período selecionado.
Explorando o recurso de pesquisa interna do Analytics, certamente você poderá encontrar outras análises pertinentes ao seu negócio e fazer desta ferramenta uma fonte de inteligência para gerar novas vendas para o seu e-commerce.
Este artigo foi escrito por:
Odo Reginatto
Especialista em implantação de e-commerce na Dooca Commerce | odo.digital