Não basta somente estar presente no meio digital para vender mais pela internet. É preciso buscar estratégias específicas para o e-commerce, especialmente com o aumento da concorrência e da importância desse mercado em tempos de pandemia.
Para aumentar as vendas da loja virtual o gestor deve evitar erros comuns e contar com as ferramentas certas para otimizar o atendimento, satisfazer o consumidor e se destacar no mercado.
Quando se vende pela internet, alguns pontos são cruciais para o bom desempenho. É preciso ter uma boa plataforma, estratégias de logística, pagamentos, captação de leads, pós-venda e um sistema integrado de gestão que visa melhorar todos os processos.
Veja a seguir 7 dicas para melhorar seu e-commerce e vender mais pela internet:
Índice
1) Monitore a jornada do cliente
Analisar o comportamento dos consumidores e possíveis clientes é fundamental para adotar estratégias que os levem para a etapa seguinte da jornada de compra.
Esse é o grande trunfo de uma loja virtual: ter a sua disposição ferramentas capazes de monitorar as preferências e ações dos clientes como sua idade, localização, conteúdos acessados, tempo de permanência na página, entre outros.
Por isso, não deixe de usar esses dados para elaborar estratégias de marketing e conteúdo, melhorias na página ou qualquer outra brecha que encontrar e que seja capaz de aumentar as vendas.
2) Não prometa o que não pode cumprir
Seja honesto com seu cliente e não prometa prazos de entrega e outras condições de compra que não pode cumprir só para aumentar as vendas.
O consumidor está se baseando nos seus dados, prazos de entrega, valor de frete e parcelamentos para finalizar a compra.
Caso não honre com o que divulga, certamente perderá este cliente e muitos outros.
Bons prazos de entrega e o cumprimento destes costumam ser diferenciais importantes. Por isso, dê atenção especial à logística.
3) Conheça seu público
Alinhe a comunicação e os produtos com seu público-alvo, isto é, fale a linguagem dele e ofereça itens que o agradem.
Pode parecer bobagem, mas muitas lojas tem dificuldade em acertar a comunicação com seu público.
Uma linguagem séria e formal para um público mais jovem não costuma funcionar. O contrário também não é eficiente.
Ao encontrar essa comunicação ideal, irá vender mais pela internet.
4) Esteja presente
Abuse das diferentes redes sociais. Elas são um canal importante para a aproximação e comunicação com seu público alvo.
Publique conteúdos que gerem engajamento, interaja com o público e dê atenção no pré e também no pós venda.
Para aumentar a comunicação, além das redes sociais disponibilize também um e-mail ou mesmo um chat online na plataforma de vendas para o usuário tirar dúvidas ou fazer reclamações.
Porém, não basta somente disponibilizar os canais de comunicação, é preciso responder os comentários. Essa interação demonstra o cuidado e atenção que tem pelos clientes e que impacta positivamente a imagem da marca.
5) Abuse do marketing digital
Vender mais pela internet exige o investimento em marketing digital. Afinal, com tantas plataformas de e-commerce, é preciso se fazer ver.
Seu público alvo precisa te conhecer e saber dos seus diferenciais, só assim irá comprar com você.
Não pense que somente lojas novas devem investir em estratégias de marketing digital. Até aquelas com mais tempo de mercado devem fazer campanhas constantemente para serem lembradas.
Os consumidores tendem a optar por aquilo que está mais visível e acessível, então, aposte em anúncios na internet.
Existem diferentes estratégias para isso, seja banners em lojas parceiras ou marketing de conteúdo para educar seu público com conteúdos relevantes. Dessa forma ele irá lembrar de você no momento em que necessitar daquele serviço.
Outra técnica interessante é o remarketing, aquele anúncio que aparece em outras páginas mostrando os itens que o usuário se interessou, mas não adquiriu.
6) Invista em uma boa plataforma
Contar com uma plataforma eficiente e funcional é fundamental para aumentar as vendas. Ela precisa ter um layout bonito e ser fácil de usar ou seu cliente desistirá da compra.
É importante também que carregue rápido e tenha qualidade para que não frustrar em nenhum processo de compra seja por causa de falhas no servidor ou até da dificuldade no carregamento.
Como a maioria dos usuários utiliza a internet pelo smartphone, sua loja deve abrir bem nesses aparelhos tanto quanto nos computadores convencionais.
A Dooca Commerce atende esses requisitos, descomplicando a vida de milhares de lojistas.
7) Aposte em um sistema de gestão
Um grande aliado ao e-commerce é o ERP de gestão, principalmente quando as vendas começam a aumentar.
Esse sistema faz a integração com o marketplace trazendo muito mais facilidades no gerenciamento, elevando assim a produtividade, reduzindo erros e melhorando consideravelmente a organização e visualização dos processos.
Com um número elevado de vendas fica mais complicado gerenciar tudo manualmente. As vendas online devem ser retiradas do estoque ao passo que devem ser computadas no faturamento. Caso tenha uma loja física interligada esse processo fica ainda mais passível de erros.
Com o um software de gestão cada venda realizada entra automaticamente no financeiro e desconta do estoque das lojas físicas e virtuais.
Ele também facilita muito o controle do financeiro, o cadastro dos clientes, o controle do estoque e a emissão de notas fiscais tudo em uma plataforma única.
As principais vantagens de incorporar um ERP no seu e-commerce:
- Integra aos marketplaces;
- Emite notas fiscais;
- Controla o estoque;
- Controle das vendas e das finanças;
- Emissão de boletos;
- Integrações logísticas;
- Otimiza o tempo de gestão reduzindo os processos manuais;
- Fornece relatórios de situação real da empresa.
Essas foram algumas dicas de como vender mais pela internet. Certamente se você focar nesses pontos conseguirá um bom desempenho para sua loja.
Porém, como a concorrência é grande e o mercado muda rápido, fique de olho nas novidades tecnológicas do mercado e continue buscando novas estratégias para se destacar no seu nicho!
Este artigo foi escrito por:
GestãoClick