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Como impulsionar seu e-commerce com a identidade visual perfeita?
Mudança constante no visual, aparência amadora, falta de unidade entre os elementos. São muitos os fatores que podem determinar que sua imagem não tenha o impacto que deseja no seu público. Cada segundo que passa, cada cliente que entra em contato com uma marca mal planejada (ou sem planejamento) é uma impressão negativa que pode exigir ainda mais trabalho para reconquistar posteriormente.
O ano está começando e nada melhor que um novo ciclo para começar com o pé direito. Para isso, separamos algumas dicas infalíveis para fazer do seu e-commerce uma máquina de vendas.
Você sabe com quem está falando?
Esse passo muitas vezes parece preliminar, mas acredite ele é de suma importância. Diversas empresas têm dificuldade de enxergar para quem estão trabalhando e quem é de fato o seu consumidor final. Aqui, vale usar dados de redes sociais, perfis de cadastro de compradores, pesquisar sobre o segmento, tudo para entender quem consome seu produto para montar a sua persona, só depois, traçar a estratégia e encontrar a “voz” perfeita para atender a essa demanda.
Uma imagem vale mais que mil palavras.
O seu logo é a cara do seu negócio. As grandes marcas têm símbolos que parecem onipresentes. Por isso, a importância de entender o passo anterior e, caso já se tenha um logo, até estudar a possibilidade de um reposicionamento (como falamos aqui). Nem todas marcas precisam de medidas drásticas. O foco é sempre trabalhar caso a caso e entender o que realmente pode ser aproveitado e onde é preciso melhorar.
Identidade é sinônimo de harmonia.
Aqui entramos na ampliação da comunicação estabelecida no logo. A sacada é estender, ou até desmembrar, elementos presentes no conceito da identidade original para que todo o e-commerce venha a ter uma unidade na sua comunicação. Cores, formas, fontes, tudo que faz parte do universo da marca (e fala com se público) deve ser utilizado para uma estética e comunicação precisa.
Mais que compra, uma experiência.
Tudo o que falamos até agora leva a esse grande “x da questão”: atender os requisitos de layout agregando a uma experiência positiva de compra. De nada vale sua comunicação no tom do cliente e com todo o design atraente, se a navegação do site não for fluida. Utilize de botões com cores ou fontes destacadas para facilitar a experiência. Disponha as informações de produtos, assim como do carrinho, de forma direta, completa e simples, sempre à mão do comprador. Lembre-se: mais que uma boa compra, o que queremos é criar uma relação de confiança que faz o cliente voltar e comprar novamente.
Falando assim tudo parece amplo e com diversas variáveis, mas nossas dicas podem te ajudar a sair do comum e já começar um pensamento estratégico diferenciado para a sua loja on-line. Com o olhar de um especialista, você tem uma análise mais aprofundada e a experiência de quem já fez o sucesso de diversas outras marcas.
Este artigo foi escrito por:
Vanessa Locks
Diretora de Criação na Agência Bordô
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