Você conhece o Assistente visual da Dooca? Se não, temos boas notícias para você: criar uma loja virtual com uma boa aparência pode ser mais fácil do que parece! Quer saber como? Pode deixar que explicamos tudo para você!
Índice
A importância da aparência visual no seu e-commerce
A aparência da sua loja virtual influencia na percepção do público na decisão de compra. Mesmo que seus preços e produtos sejam incríveis, sem uma boa imagem não se vai muito longe nas vendas.
Pense no seu e-commerce como uma loja física adaptada para clientes virtuais. Dessa forma, considere que seu site deve passar credibilidade, mostrando um cuidado com a organização e o visual das páginas, categorias e produtos. Como em uma loja física, a bagunça ou a falta de profissionalismo pode assustar os visitantes do seu site, fazendo com que desistam de fechar negócio com você.
A oferta precisa chegar até o consumidor com a melhor apresentação possível, seguindo uma identidade. Assim, você agrega valor a sua marca e os clientes se sentem mais seguros para escolher comprar em sua loja virtual.
Identidade da marca
A identidade da sua loja virtual trata-se de um conjunto de elementos que fazem a marca ser reconhecida como tal. Isso inclui tanto a parte visual como também a parte da escrita, seja pela tipografia ou a linguagem usada nos conteúdos.
Tudo o que você faz como marca, principalmente sua oferta, precisa estar vinculado a uma identidade. A partir disso, você se diferencia dos demais e reforça a seriedade do negócio junto ao público, mostrando o quanto se dedica para ter uma boa imagem.
Como cuidar da aparência da sua loja virtual?
Sabendo da importância do aspecto visual, você já deve ter entendido que ter um e-commerce atraente também diz respeito às vendas, certo? Afinal, sem uma boa impressão da loja, quem compraria de você?
Uma oferta bem apresentada chama a atenção do público, assim como proporciona uma melhor experiência de compra, resultando em mais conversões e clientes satisfeitos. Dessa forma, a aparência da sua loja virtual precisa de uma série de cuidados, como todos os outros aspectos do negócio.
Dependendo dos recursos e das necessidades da sua marca, o apoio de um profissional de design pode ser uma boa alternativa. Esses profissionais ajudarão você a criar uma identidade visual única, entender a melhor forma de usá-la, assim como dar orientações sobre os formatos adequados de imagens e peças.
Agora, mesmo sem contar com uma orientação especializada, existem algumas ações práticas que podem ser feitas em sua loja virtual para deixá-la mais atraente. Ainda mais se você possuir as ferramentas certas, como uma plataforma de e-commerce com funcionalidades eficientes de edição visual.
Aparência geral e temas
Para passar uma imagem positiva ao seu cliente logo em seu primeiro contato, crie um visual bonito e funcional, que estimule a identificação entre sua marca e o público-alvo. Nesse sentido, você pode pesquisar algumas lojas virtuais para ter algumas ideias.
Além disso, tenha cartas na manga e prepare temas para datas festivas, busque inspiração nas cores, imagens e símbolos dessas datas. E lembre-se: ao renovar o visual da sua loja, equilibre bem os conteúdos para não exagerar e dispersar a atenção do cliente.
Em algumas plataformas é possível armazenar temas para usá-los quando quiser, assim você estará sempre pronto para qualquer situação (Dia dos Pais, Black Friday, Natal, etc.) e poderá retornar ao tema padrão a qualquer momento.
Hierarquia de informações
Como tudo na vida, o equilíbrio é essencial na sua loja virtual. Se tudo estiver em destaque em sua loja virtual, com textos em caixa alta ou elementos chamativos, nada vai de fato prender a atenção do visitante. Na verdade, pode ser até bem cansativo visualmente.
Nesse caso, não exagere na quantidade de informação nas páginas do seu site, no volume de imagens ou até mesmo no tamanho do texto corrido de descrição. Para destacar descrição ou produtos, é aconselhável o uso de banners.
Essa solução pode substituir o excesso de conteúdo escrito, sendo uma alternativa visual em que você pode explorar algumas soluções diferentes para vender seus produtos.
Navegação na loja
Enquanto seu cliente entra na sua loja virtual, ele precisa saber para onde ir para encontrar o que precisa. No comércio físico, essa orientação é feita a partir de sinalizações no espaço, como o nome dos departamentos ou categoria de produtos, além de uma localização estratégica de carrinhos e do caixa.
Já no e-commerce, essa orientação acontece de uma forma mais sútil, sendo adaptada a forma como as pessoas costumam agir intuitivamente diante de uma tela e ao que precisam para ter uma boa jornada até o fim da compra.
Criar menus bem organizados que simplifiquem a visita a sua loja virtual, nesse sentido, são uma boa forma de melhorar a navegação para os visitantes. E ainda, para dar destaque a produtos específicos ou lançamentos, você pode utilizar categorias únicas ou usar recursos como banners e até hotsites.
Acessos pelo celular
Ter uma loja virtual adaptada para tablets e smartphones garante mais oportunidades de venda. Muitas pessoas utilizam o celular durante as compras e não funcionar bem no mobile pode levar a desistência.
Imagine que uma pessoa não tem acesso a um computador e só pode entrar no seu site pelo celular. Ao abrir sua loja, problemas de navegação começam a aparecer. Seria uma situação muito desagradável, concorda? É muito provável que a compra não siga adiante e a pessoa busque outra loja.
Por isso, ter uma loja adaptada para o mobile torna sua loja até uma questão competitiva, aumentando as chances de você se destacar entre os clientes e, lógico, vender mais.
Como a Dooca ajuda você a cuidar da aparência da sua loja virtual?
A missão Dooca é descomplicar sua vida como lojista. Por isso, temos recursos especialmente pensados para deixar seu e-commerce impecável, mesmo se você estiver só começando ou cheio de tarefas para fazer. Nossas soluções são práticas e acompanham suas demandas para seu negócio ser rentável e crescer.
Sendo uma parte essencial para seu negócio, a aparência visual da sua loja virtual pode ser personalizada no painel da plataforma Dooca. Lá, você encontra diferentes opções como edição de estilo, menus, páginas, imagens, entre muitas outras. Além disso, você também conta com o Assistente Visual, um aliado perfeito para cuidar da aparência do seu negócio.
Assistente Visual Dooca
Com o Assistente Visual da Dooca, você pode escolher temas prontos, com layout pensado para produtos específicos, ajustar fontes, cores e inclusive o logo da sua marca de forma muito simples.
Estilo
Se você não faz a menor ideia de por onde começar a montar o layout da sua loja virtual, tudo bem. Os temas gratuitos oferecidos pela Dooca estão aí justamente para ajudar você!
Eles são modelos prontos organizados com categorias, menus, páginas, e todas as partes essenciais para você personalizar seu e-commerce. E sabe o que mais? Para sua loja virtual ficar incrível, você pode escolher o estilo visual dela a partir dos produtos e ofertas. As opções vão de vestuário, artigos eletrônicos, acessórios de automóveis até petshop!
Logo
O logo da sua loja virtual serve para identificar sua marca, mas também tem valor estratégico. Ele resume visualmente a principal mensagem que você quer transmitir para o público, podendo ser lembrada por gerações de consumidores, mesmo sendo renovada ao longo do tempo. É só pensar na Coca-Cola, Lego ou Nintendo, por exemplo!
Na hora de criar o logo da sua loja virtual, é importante prever variações que funcionem bem caso você escolha trabalhar em layouts com diferentes cores, por exemplo tonalidades mais fortes. Isso porque seu logo pode “sumir” no contraste ou ficar difícil de enxergar.
Para incluir o seu logo na loja virtual, o Assistente Visual da Dooca permite que você acrescente duas versões, uma com fundo claro e outra escuro. Dessa forma, a visualização não será prejudicada com a mudança de cores e tons das suas páginas.
Cores
As cores impactam de diferentes formas no comportamento humano, seja despertando sentimentos ou ainda na interpretação de “mensagens”. Por exemplo, cores vivas como o vermelho são associadas a um estado de alerta, assim como cores neutras tendem a ser mais discretas e acolhedoras. Mas, claro, no caso da sua loja virtual, tudo pode depender da harmonização e até mesmo da própria identidade da marca.
No momento de definir as cores usadas em seu e-commerce, deve-se equilibrar contrastes, unidade visual da marca e, inclusive, a experiência do consumidor. Assim, orientado por esses fatores, você consegue tomar decisões mais certeiras e positivas para seu negócio e o público que pretende alcançar.
Usando o Assistente Visual da Dooca, você encontra combinações pré-definidas e também pode personalizar seu próprio esquema de cores para aplicar em sua loja virtual.
Fontes
As fontes são o estilo gráfico dos textos usados na sua loja virtual, ou seja são a “letra” da sua marca, fazendo uma comparação com a escrita manual. Bem, sabendo disso, o essencial é sempre permitir uma leitura fácil ao público, transmitindo personalidade sem atrapalhar a clareza nem a unidade da mensagem.
Outra função executada pelas fontes é a organização da informação, colocando os textos em diferentes níveis, como o maior destaque dado para títulos e subtítulos comparado às descrições.
Dentro da plataforma Dooca, você também consegue definir as fontes usadas na sua loja virtual, podendo ficar com as que já estão configuradas no estilo escolhido ou uma das 6 opções disponíveis.
Lembre-se, a forma da escrita também influencia na impressão dos consumidores sobre seu e-commerce. Por isso, a proposta do seu negócio, assim como o público atendido, devem ser considerados na escolha. O gosto pessoal, nesse momento, precisa ceder espaço à funcionalidade. O que parece “bonito” nem sempre caem bem aos olhos do leitor num grande volume de texto, por exemplo.
Gostou das dicas? Então, coloque tudo em prática de maneira fácil e simplificada com o Assistente Visual Dooca! Se você ainda não é um Doocanauta, aproveite para testar nossa plataforma por 14 dias grátis sem compromisso!