Se você já tem ou quer criar uma loja virtual de bebidas, é importante ter atenção com alguns detalhes para ter um alto volume de vendas todos os meses. Então, aproveitando que em 25 de fevereiro é comemorado o Dia da Ressaca, separei dicas para aumentar as vendas da sua loja de bebidas na internet.
Então, antes de apresentar as dicas, se você ainda tem dúvidas em relação ao mercado de bebidas pela internet, saiba que o setor cresceu 95,5% entre fevereiro de 2020 e março de 2021, segundo o levantamento da E-commerce Brasil.
Com um cenário muito promissor, é uma grande oportunidade para quem quer vender bebidas de forma online para todo o Brasil.
Então, confira agora mesmo nosso conteúdo dedicado para lojas de bebidas e venda muito na internet!
Índice
Seja especialista no mercado de bebidas
É essencial conhecer seu nicho de atuação para ter uma boa performance nas vendas. Saber tudo que está em alta no mercado, as bebidas que mais são vendidas e as tendências de cada época do ano.
Você deve conhecer o mercado para traçar as melhores estratégias possíveis dentro da realidade do seu negócio.
Faça um planejamento sobre suas fontes de receita, características do mercado, públicos que devem ser alcançados e tudo que possa deixar seu negócio ainda mais assertivo.
Escolha bem seus fornecedores e determine a logística
Para facilitar tanto a estruturação do seu negócio quanto o preço final para seus clientes, faça uma avaliação dos fornecedores. Pesquise se são confiáveis, se possuem preços competitivos e se eles podem proporcionar à sua loja virtual um diferencial sobre seus concorrentes.
Isso pode influenciar no preço final do seu produto, então é importante diminuir os custos em outras frentes para compensar os preços, caso não sejam competitivos.
Quando falamos de frete, por exemplo, mais de 60% das desistências de compras no e-commerce ocorrem pelo seu alto preço, segundo pesquisa realizada pelo Moosend, sendo o principal fator de abandono de carrinho. Nesses cenários, a tendência é que as pessoas procurem outras lojas que ofereçam preços de frete menores.
De qualquer forma, todas as condições que puderem ser melhoradas pela sua loja para facilitar
Defina o domínio próprio
O domínio é, resumidamente, o endereço de um site na web. Ele está presente na URL que digitamos no navegador para acessar um site ou, até mesmo, após o @ do endereço de e-mail. Para criar um domínio que traga bons resultados, é necessário seguir algumas orientações.
Registre um domínio simples de encontrar, fácil de digitar e marcante, para que as pessoas decorem com facilidade. Afinal, quem nunca entrou em um site e não sentiu segurança em relação ao nome ou endereço?
Mantenha sua loja dentro da legislação
Adicione um Aviso Legal referente ao consentimento dos visitantes caso sua loja venda bebidas alcoólicas. Além disso, é necessário alertar os clientes quanto aos riscos associados ao consumo desses produtos, como a dependência alcoólica, o que pode ser feito nas suas descrições, por exemplo.
Mostrando que sua loja virtual segue a legislação corretamente, seus visitantes terão mais segurança no seu trabalho e a tendência é que realizem mais compras de você.
Venda em marketplaces
Os marketplaces funcionam como os shoppings centers, em que os vendedores competem “lado a lado” com seus produtos, mas associados às grandes marcas. Ao levar seu negócio para os marketplaces, você tem a oportunidade de vender seus produtos nas maiores lojas do Brasil.
Alguns exemplos são Mercado Livre, Americanas.com, Amazon, Magalu, Shopee, entre outros.
Com os Hubs de Marketplace, você pode visualizar em um único canal todos seus pedidos, mensagens de SAC, estoque e anúncios relacionados aos marketplaces disponíveis na ferramenta contratada.
Atualmente, a Dooca possui integração com os seguintes Hubs de marketplaces:
Essa estratégia, se aliada com a sua loja virtual, pode ser extremamente positiva para o crescimento da sua marca.
Monte kits de bebidas
Uma estratégia comum para melhorar a experiência de compra dos seus clientes, assim como aumentar o ticket médio da sua loja, é a criação de kits de bebidas.
Você pode vender incluir copos, canecas, taças, canudos de metal, abridores de garrafas, coolers, especiarias, entre outros produtos que podem complementar o conjunto de bebidas que você quer vender.
Seguindo essa dica, você fará vendas mais caras e sua renda mensal será ainda maior. É uma ótima estratégia para alavancar o seu negócio.
Garanta a segurança dos seus produtos
Boa parte das bebidas estão em garrafas de vidro, isso significa que é necessário ter cuidado no momento de enviar seus produtos, seja por Correios, transportadoras ou, até mesmo, motoboys.
Trate de empacotar as bebidas com cuidado, mantenha as embalagens seguras e garanta que cheguem aos consumidores finais sem qualquer problema. Então, cuide para embalar corretamente para não frustrar seus clientes durante o processo de compra.
Isso eleva a experiência de compra dos seus clientes a um nível muito interessante, fazendo com que sua imagem fique positiva e aumentando as chances de seus compradores voltarem a fazer negócio com você.
Apresente um diferencial aos seus clientes
De nada adianta ter uma loja de bebidas na internet se ela não não tiver um diferencial em relação à concorrência. Pode ser o preço, atendimento, facilidade para trocar ou devolver produtos, qualidade dos seus produtos ou serviços, entre outros fatores.
Então, identifique os principais motivos que podem convencer seus visitantes a comprarem de você e valorize isso nos seus argumentos de venda nas campanhas comerciais, redes sociais e comunicação com seus potenciais clientes.
Faça parcerias com restaurantes e outras empresas
Algumas soluções criativas podem ajudar nas suas vendas, como uma parceria com restaurantes para conseguir pedidos maiores e que sejam justos tanto para você quanto para seus clientes.
Você não precisa vender apenas para seu público tradicional, existe a oportunidade de vender em massa para restaurantes, por exemplo. Essa estratégia pode fazer com que sua loja virtual alcance um patamar ainda mais alto nas vendas.
Conte com uma plataforma qualificada para aumentar as vendas de bebidas na internet
Para ter sucesso no mercado digital, não basta ter um produto diferenciado, preços acessíveis ou até mesmo uma estratégia de marketing infalível. Por isso, contar com uma plataforma qualificada e que alavanque o seu negócio é essencial.
A Dooca possui diversas ferramentas que podem ajudar no dia a dia do seu negócio, desde a aparência da sua loja virtual, simplificando o processo de compra, oferecendo diversas formas de entrega e melhorando sua relação pós venda com seus clientes.
Confira agora mesmo tudo que pode ser feito com a nossa plataforma e torne realidade seu projeto de ter uma loja virtual, conquistar uma renda extra e vender para todo o Brasil.
Então, agora que você conheceu as dicas que devem aumentar suas vendas de bebidas na internet, que tal colocar isso em prática agora mesmo? Com a Dooca, você tem acesso a diversas ferramentas e recursos, além de configurar uma loja com a sua cara de forma simples e rápida.
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