Você já ouviu falar em Instagram Shopping? Não? E se chamarmos de sacolinha do Instagram, agora sim? Criada para facilitar a venda de produtos entre empresas e consumidores, esse recurso tem feito muito sucesso entre os usuários da rede social. Hoje, você vai aprender a usar esse recurso para aumentar suas vendas pela internet.
Ativa na plataforma desde 2017, a sacolinha do Instagram tem como finalidade a inserção de links de produtos e serviços em publicações de perfis comerciais. Por facilitar o acesso dos clientes aos produtos, milhões de empresas brasileiras já utilizam essa ferramenta.
Ainda em relação aos usuários, mais de 84% dos brasileiros acessam a plataforma pelo menos uma vez por dia, segundo pesquisa da OpinionBox.
Índice
Por que usar esse recurso?
O Instagram Shopping pode alavancar seu negócio pois aumenta o tráfego de clientes, simplifica o processo de compra, diminui dúvidas de preços e gera ainda mais engajamento nas postagens.
Ao visualizarem sua loja no Instagram, maiores são as chances dos usuários comprarem de você. Para isso, esteja sempre por dentro das novidades da plataforma, participe de trends, faça uso do Reels e, principalmente, não deixe de explorar sua criatividade.
A sacolinha do Instagram também auxilia a diminuir as dúvidas dos seus clientes, já que ela permite destacar o preço do que você está vendendo. Nesse caso, as pessoas não precisam deixar comentários simplesmente para descobrir o valor do que querem comprar. Você acaba poupando o seu tempo e o tempo dos seus seguidores.
Mas, mesmo com a queda no número de comentários em relação às dúvidas, isso não significa que o engajamento do seu perfil diminuirá. A quantidade de comentários, curtidas e pessoas salvando seus posts tende a crescer conforme você consiga usar essa ferramenta a seu favor.
Por isso, é importante reforçar a ideia de estar sempre por dentro das novas funcionalidades do Instagram e conhecer o que faz sucesso a cada dia.
E não se esqueça: de nada vale ter um alto engajamento na sua loja se ele não for rentável. É muito mais saudável para seu negócio ter um engajamento menor, mas funcional e que garanta boas vendas para você.
Quais os requisitos para usar a sacolinha do Instagram?
Apesar de ser fácil de usar, isso não significa que qualquer pessoa pode aproveitar essa ferramenta. Portanto, fique atento aos requisitos para utilizar esse recurso. Confira a lista que preparamos:
Tenha um perfil comercial no Instagram
Não é possível usar a sacolinha do Instagram em perfis pessoais, apenas comerciais. Tão importante quanto isso, não misture os dois perfis. Pode parecer simples, mas muitas pessoas ainda publicam conteúdos pessoas em suas contas de negócios, e isso deve ser evitado.
Configure um catálogo de produtos vinculados à conta
Nesse caso, invista em uma loja virtual para poder realizar suas vendas. Você precisa cadastrar os produtos em um catálogo do Facebook, considerando que as duas redes sociais estão vinculadas.
Tenha pelo menos 9 posts para poder ativar sua loja
Essa é uma exigência do Instagram para identificar seu perfil como ativo, antes de liberar o recurso. Faça posts objetivos e bem detalhados, para que não restem dúvidas sobre seus produtos.
Adicione o link do site da loja na bio do perfil da sua loja
Algo simples, mas que muitos profissionais não se atentam é o cadastro do link do seu site no perfil do Instagram, algo essencial para poder utilizar a sacolinha.
Tenha um e-commerce com pelo menos 8 produtos cadastrados
O aplicativo exige esse número mínimo de produtos para que seus clientes tenham mais opções e para provar que sua loja é segura.
Siga as regras da plataforma
Assim como o comércio físico tem suas limitações de produtos, no cenário virtual isso não é diferente, mesmo com algumas divergências de mercadorias. No Instagram Shopping, não é possível vender medicamentos, armas, produtos eróticos e drogas.
Como destaco minha loja com esse recurso?
Mesmo com um grande alcance de público, estar presente no Instagram não garante que suas vendas vão crescer. É necessário definir boas estratégias que foquem na venda das suas mercadorias.
Assim como em outras redes sociais, o Instagram é dependente de recursos visuais, exigindo um investimento alto em fotos e vídeos de qualidade. Ao apresentar seus produtos, esse cenário não pode ser diferente.
Mostre os detalhes do que você vende, adicione descrições breves e objetivas, liste formas de pagamento e de envio de mercadorias, e, não menos importante, informe o preço exato dos produtos, mesmo que esse dado já esteja presente na sacolinha.
Além dos tradicionais posts no feed e nos stories, não deixe de criar conteúdo para o Reels. Isso deve gerar um grande engajamento para seu perfil comercial, pois aumenta o tempo de permanência dos usuários na sua página.
Para isso, estude o planejamento e técnicas que as empresas bem sucedidas nesse cenário utilizam para se destacar e tente aplicá-las no seu negócio. Isso não significa que o plágio está liberado, mas muitas ideias podem ser adaptadas pelo seu perfil comercial.
Como finalizar uma venda pelo Instagram Shopping?
Vale lembrar que o checkout dentro do Instagram ainda não está disponível no Brasil, então não é possível finalizar compras dentro da plataforma. Para contornar esse problema, uma loja virtual pode ser a solução. A Dooca possui integração com esse recurso e, ao modificar qualquer informação dentro da plataforma, elas são atualizadas automaticamente no Instagram.
Gostou das dicas? Conte com a Dooca e comece a usar agora mesmo a sacolinha do Instagram para aumentar suas vendas. Se surgirem dúvidas, não deixe de comentar!
Insira um comentário