A Black Friday de 2022 está marcada apenas para 25 de novembro, mas isso não significa que você deve deixar tudo para a última hora.
É essencial planejar suas ações, estratégias e mudanças que serão implementadas pelo seu e-commerce para chegar na Black Friday com tudo, vendendo muito e fazendo sucesso com os clientes.
Além disso, é uma grande oportunidade para fidelizar seu público e garantir mais compradores recorrentes para o seu negócio.
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Índice
Resultados de 2021
Antes de conhecer as tendências para a Black Friday de 2022, é importante entender quais foram os resultados da sua última edição dentro do cenário digital.
Em 2021, o faturamento foi de R$7,5 bilhões (crescimento de 7,1% em relação a 2020), e o volume de pedidos ficou em 11,5 milhões.
Segundo o Reclame Aqui, produtos como shampoos, livros e guloseimas tiveram um grande aumento nas vendas.
O ticket médio, na ocasião, ficou em R$654,06 (7,2% maior do que no ano anterior).
Além disso, o método de pagamento mais utilizado foi o cartão de crédito (63,2% das compras), seguido do boleto bancário e do PIX.
Ainda, o WhatsApp foi o meio de comunicação preferido dos consumidores, seguido pelo e-mail e pelo chat online.
Previsões para 2022
Sobre a intenção de compra para 2022, a pesquisa da Globo – Black Friday 2022: termômetro de consumo, revelou que cerca de 50% dos consumidores pretendem comprar algo na data. Se separarmos o recorte apenas de consumidores da classe A, o percentual é de 65%.
E não podemos esquecer que é ano de Copa do Mundo, que ocorrerá entre 20 de novembro e 18 de dezembro. E os lojistas devem se aproveitar disso para venderem ainda mais.
A pesquisa ainda informa que 72% dos consumidores desejam comprar artigos esportivos, roupas, TVs, artigos de decoração, calçados e bebidas alcoólicas.
Agora chegou a hora de conhecer as principais tendências para os lojistas que querem vender muito na Black Friday 2022!
Live commerce
As live commerces estão cada vez mais populares. Mesmo que você nunca tenha ouvido falar nesse termo, é possível que já tenha acompanhado uma live commerce ao navegar nas redes sociais.
Esse é um conceito novo e que tem conquistado ótimos resultados para muitas marcas. Ele consiste em aumentar as vendas apresentando seus produtos ao vivo no Instagram, Facebook ou YouTube e, ainda, oferecendo descontos para quem fechar a compra em determinado momento.
E uma boa dica, nesse caso, é fazer uma parceria com um influenciador para apresentar sua live commerce, assim você pode atrair a atenção de mais pessoas.
Somando essa estratégia a sua loja virtual, é possível vender ainda mais e alcançar resultados melhores a cada mês.
Depoimentos de clientes
Quando falamos em compra e venda de produtos, é fato que as pessoas costumam acreditar e confiar nas opiniões de outras pessoas.
Então, por que não usar isso a seu favor?
Sabe aquele depoimento legal que um cliente enviou? Aquele comentário no seu post do Instagram, aquela mensagem no direct, o áudio enviado no WhatsApp, enfim, tudo isso pode ser usado para valorizar o seu negócio.
Compartilhe esses comentários nas redes sociais para atrair mais pessoas e acabar com a dúvida de quem ainda está indeciso para finalizar uma compra.
Nesses casos, usar essa estratégia pode funcionar como um “empurrãozinho” para fechar muitas vendas.
Aposte no PIX
O PIX já é uma realidade na vida dos brasileiros. Lançado em outubro de 2020, essa forma de pagamento revolucionou o mercado e, hoje, já tem a preferência de boa parte da população.
Sucesso na Black Friday do último ano, o PIX deve ser presença confirmada em 2022 para quem quer se destacar.
Sua facilidade, agilidade e segurança atraem muitos compradores. Se somarmos isso às promoções da Black Friday, o resultado só pode ser um: muitas vendas.
Se você quer vender muito nessa Black Friday, é extremamente necessário contar com o PIX como uma de suas formas de pagamento.
Isso, claro, não significa que o cartão de crédito e o boleto devem ser deixados de lado. Quando falamos de vendas online, quanto mais formas de pagamento disponibilizadas, melhor.
Se você quer vender pela internet para todo o Brasil de forma profissional e segura, ter uma loja virtual pode ser a solução. Com a Dooca você pode vender seus produtos via PIX e aproveitar nossos mais de 20 temas gratuitos para criar o visual da sua loja. Aproveite agora mesmo nosso plano grátis e comece o seu e-commerce com a gente!
Omnichannel em evidência
A estratégia omnichannel tem como objetivo integrar diferentes canais de vendas, respeitando as particularidades de cada um, construindo uma experiência única para o consumidor.
Por estarmos na era digital, não podemos dizer que existem clientes do âmbito digital e do físico. Então, o omnichannel possibilita que os clientes vivam experiências similares em diferentes canais (espaço físico, e-commerce, redes sociais ou aplicativos).
Seu cliente deve ter a liberdade para iniciar uma compra na sua loja virtual e acabar por telefone. Ou, quem sabe, retirar o produto em seu espaço físico.
Prazos de entrega realistas
De nada adianta vender seus produtos se você não conseguir cumprir com os prazos de entrega combinados.
Por isso, tenha um controle de todos os processos do seu negócio e garanta que todas as entregas serão feitas.
Em caso de atraso ou qualquer problema relacionado a isso, entre em contato com seus clientes e avise-os sobre o novo prazo.
Conheça a Dooca
Agora que você conhece as principais tendências para a Black Friday de 2022, chegou a hora de aplicar as nossas dicas no seu negócio.
Com a Dooca, você cria uma loja virtual sem pagar nada e pode vender seus produtos para todo o Brasil.
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