Como cadastrar produtos corretamente na sua loja virtual e vender mais

Já parou para pensar que na loja virtual você não tem um vendedor para explicar todas as vantagens do seu produto? É aí que a necessidade de cadastrar produtos de forma completa aparece.

Imagine que a organização da sua loja virtual precisa seguir o mesmo raciocínio de uma organização de loja física, tendo: divisão de departamentos, produtos bem apresentados e posicionados na vitrine, etiqueta com informação de tamanho, etiqueta com preços atualizados, a loja precisa estar limpa e bem iluminada… Pensando bem, na loja virtual é preciso até mais atenção na organização do que de loja física, pois o cliente não terá auxílio de um vendedor, ele escolhe, compra e paga pelos produtos sozinho e a hora que ele quiser!

Ou seja, a loja virtual precisa encantar o cliente para que a compra seja concluída. Certamente, o cadastro dos produtos é um fator essencial para o sucesso de vendas, pois quanto mais organizado e completo estiver, mais rápido e fácil o cliente vai encontrar os produtos e decidir finalizar a compra.

Fazer um excelente cadastro de produtos não exige nenhum investimento adicional, para vender na sua loja, você terá que cadastrar os seus produtos, então, por que não iniciar fazendo bem feito?

E para te ajudar nessa missão, temos algumas dicas para você:

1. Categorização de produto

O menu de categorias é o mecanismo pelo qual o consumidor consegue navegar entre as seções da loja. Quando um produto é cadastrado, é importante lembrar de inseri-lo nas categorias relacionadas. Isso faz com que ele seja devidamente encontrado pelo usuário. Colocar as categorias e informações o mais visível possível para que os seus clientes não percam tempo procurando.

O importante é lembrar que o produto pode se encaixar em mais de uma categoria. Por isso, preste atenção e organize seus produtos em categorias e subcategorias. Além disso, na Dooca, você pode cadastrar as características dos produtos, o que ajuda ainda mais na busca, pois funcionam como filtros, para a procura dos produtos desejados no site.

2. Descrição do produto

A descrição deve ser clara o bastante para que o público final conheça todas as informações antes de comprar o produto. Produtos com poucas descrições e informações incompletas são os grandes responsáveis pelas desistências das compras online. Então se liga!

A descrição deve ser utilizada para convencer o cliente. Lá, você pode inserir diferenciais, vantagens e características bem detalhadas dos produtos. Use a descrição para tirar todas as possíveis dúvidas sobre o produto; Coloque todos os seus argumentos de venda, fatores que justificam a qualidade e, até mesmo aqueles que parecem óbvios.

Além disso, a descrição ajuda a melhorar o SEO da sua loja – técnica que auxilia na indexação e ranqueamento nas páginas de busca, como o Google.

Usar um hotsite também é uma ótima opção para complementar a descrição do seu produto. Com ele, você cria uma subpágina, para atrair a atenção do público tornando as informações mais visuais.

3. Imagens principais e extras

A primeira impressão é a que fica! As imagens são o primeiro contato do cliente com o produto. Por isso, faça imagens em diferentes ângulos e mantenha-as sempre atualizadas. Elas devem ser totalmente fiéis com o produto que chegará na casa do consumidor. E pra te ajudar ainda mais, vou deixar aqui, dicas incríveis de como tirar fotos de qualidade gastando pouco. Quanto mais fotos, melhor!

Na Dooca, você pode anexar fotos e vídeos para mostrar melhor o seu produto, em vários ângulos diferentes.

Ao cadastrar produtos de forma completa, sua relação com os clientes tende a melhorar, diminuindo as solicitações de atendimento. Quanto mais informações, mais o cliente vai se sentir seguro e confiante em comprar na sua loja.

Agora, Doocanauta, que você já está expert em descrição, corre lá e melhore as suas.
Boas vendas!