O número de pessoas que entram no mundo virtual para venderem seus produtos aumenta todos os dias. Este comportamento é reflexo do crescimento do mercado online, que vem ocorrendo de forma gradativa desde 2020.
Segundo pesquisa do Market Review, a frequência de compras pela internet aumentou 71% no ano de 2021, e 49% dos usuários pretendem comprar ainda mais pela internet em 2022. Dentro destes percentuais, foi apontado que 65% dos usuários têm o hábito de pesquisar por produtos nas redes sociais, e 10% as utilizam como primeira opção de pesquisa.
Ou seja, sabemos que a tendência é de que os comércios eletrônicos sigam crescendo, e as redes sociais são excelentes aliadas para que isso aconteça.
Elas facilitam o alcance e a comunicação com diversas pessoas, além de tornar o contato entre a marca e os consumidores mais próximo e informal, contribuindo para um sentimento de proximidade. Com isso, o engajamento tende a ser maior, o que auxilia na coleta de dados dos usuários e torna a criação de conteúdos e publicações mais certeiras para o seu público em potencial.
Para empreendedores iniciantes e que estão no processo de consolidação dos seus negócios, pode ser trabalhoso encontrar estratégias que tragam resultados expressivos.
Portanto, por que não utilizar as redes sociais como ferramentas de vendas e divulgação da sua marca?
Índice
Quais as principais redes sociais utilizadas para vendas online?
Quando pensamos em redes sociais, lembramos de uma grande variedade de opções. Atualmente, cada rede possui um objetivo diferente como:
- Postagem de conteúdos;
- Compartilhamento de imagens;
- Publicação de vídeos;
- Postagem de textos;
- Envio de mensagens;
- Compartilhamento de informações.
Pensando em todas essas possibilidades e em como elas podem ser úteis para as estratégias de um negócio online, separamos as principais redes sociais utilizadas no mundo atualmente, conforme relatório realizado pela Hootsuite.
São elas:
- Facebook;
- Instagram;
- Youtube;
- Linkedin;
- Tik Tok;
- WhatsApp;
- Twitter.
Para obter estes resultados, foi feita uma coleta dos dados e do comportamento dos usuários em todas as plataformas presentes na pesquisa. Foram levadas em consideração informações como gênero, tempo de utilização diária da internet, localização geográfica, faixa etária, entre outras.
Estes fatores são essenciais para pensar nos conteúdos e planos de ação que melhor combinam com cada rede social.
Quais as vantagens de utilizar as redes sociais para vender meus produtos?
Como já citamos, utilizar as redes sociais em conjunto com o seu negócio é uma ótima opção quando pensamos em engajamento.
Por ser um ambiente informal, é possível criar uma relação mais próxima e pessoal com o público que te acompanha. Isso faz com que se torne mais fácil analisar comportamentos e pensar em estratégias para atrair os seus clientes e aumentar as oportunidades de vendas.
Mas, além disso, quais outras vantagens as redes sociais podem oferecer?
Alcance de marca
Este termo se refere a quantidade de pessoas que você consegue impactar com a sua marca. Ou seja, o número de pessoas que a veem e conseguem reconhecê-la no mercado, no segmento em que você atua.
Nas redes sociais, tudo ocorre de forma rápida, e os usuários podem compartilhar uma postagem com apenas um clique.
Com esta facilidade, o seu conteúdo pode alcançar uma grande quantidade de pessoas, aumentando a visibilidade da sua loja.
Humanização da marca
Através das redes sociais é possível humanizar a sua marca, aumentando a familiaridade com seus clientes.
Atualmente os consumidores se importam não apenas com o que compram, mas também de onde compram. Por isso, é importante desconstruir a visão de empresa e destacar a personalidade do seu negócio.
Isso faz com que os usuários se identifiquem e criem uma memória afetiva em relação à sua marca.
Anúncios direcionados
Não é novidade que nas redes sociais é possível encontrar informações de todos os usuários que possuem contas ativas.
Através destas informações, você consegue realizar anúncios voltados para o seu público específico, utilizando, por exemplo, a inteligência do Facebook.
Você consegue gerar segmentações específicas e impulsionar os seus anúncios para atingir um determinado público de sua preferência, com o objetivo de aumentar as taxas de conversões e vendas.
Como saber qual rede social utilizar para divulgar meus produtos?
Defina a sua persona
O primeiro passo para definir quais redes sociais você vai utilizar em conjunto com o seu negócio é identificar a persona do seu cliente.
Para isso, você pode levantar alguns questionamentos, como:
- Para quem você vende?
- Qual o gênero da sua persona?
- Qual é a idade?
- Em que região ela mora?
- O que ela mais gosta de fazer?
- Quais são os seus objetivos e desejos?
- Qual é a renda média mensal?
Outro ponto importante é identificar em qual local o seu produto se encaixa. É um produto necessário ou supérfluo? Os usuários chegam até o seu negócio pois procuram algo que precisam (um mecânico, um chaveiro, etc) ou algo que desejam (uma roupa, um calçado, etc).
Após levantar estas informações, você terá uma base de quem é o seu público e quais são os seus interesses. Desta forma, você consegue identificar em qual rede social a sua persona está, e é nela que você deverá centralizar as suas estratégias.
Faça um planejamento dos seus objetivos
Ter um planejamento de quais ações você pretende realizar e como colocá-las em prática é muito importante para um bom andamento do seu negócio.
Defina com quais redes sociais você vai trabalhar e qual conteúdo você vai entregar em cada uma delas. Lembre-se de pensar estrategicamente, focando em qual público você deseja atingir, e em qual rede ele está.
Desta forma, você mantém uma regularidade nas publicações e sempre entrega um conteúdo de qualidade para os seus usuários. Mais importante do que quantidade, é qualidade, pois é isso que vai fazer com que o seu negócio e o seu produto se diferenciem dos demais.
Em resumo, utilizar as redes sociais é uma forma de facilitar a comunicação com o seu cliente, e este contato direto e sem formalidades fortalece o vínculo que o usuário possui com a sua marca. Com isso, esta relação contribui para ele seguir consumindo o conteúdo que você produz e, consequentemente, comprando de você.
Agora que você já sabe todas as vantagens de utilizar as mídias sociais como ponto de partida, já pode fazer suas pesquisas e iniciar o seu negócio na rede social que mais se encaixa com o seu público. E aí, o que falta para você começar?
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