Ter uma loja virtual com um visual bonito é essencial. Mas já pensou que isso também se aplica às outras formas de divulgação da sua marca na internet?
Pensar na identidade visual do seu negócio deve ser uma das suas prioridades como lojista, pois ela serve como guia para criação dos outros conteúdos e até campanhas de marketing ou de desconto do seu e-commerce.
Segundo pesquisa de Standford, citada pela WebInsider, 75% dos internautas avaliam a credibilidade de uma empresa com base no design de seu site. Por isso, ter uma estrutura organizada e um layout amigável é essencial para que você consiga ter sucesso no seu negócio online.
Ficou com alguma dúvida até agora? Então continua lendo, que vamos te explicar um pouquinho mais:
Índice
Afinal, o que é identidade visual?
A identidade visual nada mais é do que a vitrine do seu negócio, e a forma como ele será reconhecido pelos seus consumidores.
É o conjunto de cores, fontes tipográficas, texturas e outros elementos da marca envolvidos na sua criação. O objetivo da identidade visual é apresentar a sua empresa graficamente e transmitir o que ela representa.
Ou seja, por meio da identidade visual de um negócio, é possível passar credibilidade, sensações e os valores da marca e, dessa forma, criar conexão com os clientes. Essa proximidade vai contribuir positivamente na decisão de compra dos usuários, fortalecendo o potencial de vendas da sua loja.
Por isso, quando criar a identidade visual do seu negócio, pense em qual “personalidade” você quer dar para a sua marca, e quais cores, texturas e elementos melhor representam a mensagem e/ou significado que você deseja transparecer para seus clientes.
Como criar a identidade visual da sua loja
Após ter definido o estilo e a personalidade da sua marca, chegou o momento de começar a criar toda a identidade visual do seu negócio.
Veja o que considerar em cada uma das etapas:
Defina o seu logotipo
Todo o negócio, independente do tamanho, possui o seu próprio logotipo. É a partir dele que a marca é reconhecida e passa a ter a sua identidade.
Nele podem conter letras, imagens e/ou símbolos, com o objetivo de fazer uma associação entre o logo e a essência e personalidade da empresa.
Por isso, é importante ter os conceitos e objetivos da sua marca bem estipulados antes de começar a criação do logotipo. Desta forma, é possível ser mais assertivo e transparecer de forma mais clara quem é a sua marca e o que ela representa.
Escolha uma paleta de cores
Outra definição importante é a paleta de cores da sua identidade visual.
As cores podem influenciar diretamente na decisão de compra dos usuários, por isso, é interessante utilizá-las de forma estratégica na estruturação da identidade do seu negócio.
Elas podem remeter a diferentes emoções e sensações no ser humano, logo podem ser boas aliadas para diferentes segmentos de mercado.
Utilize uma paleta que combine com a essência da sua marca e o ramo em que ela atua, de forma com que o reconhecimento da sua empresa remeta àquilo que você vende.
No nosso e-book Do Zero às Vendas você encontra mais informações sobre o significado de cada cor em uma identidade visual.
Selecione uma ou mais fontes
Por último, mas não menos importante, você precisa selecionar quais fontes vai utilizar na sua comunicação. Isso se aplica tanto para a sua loja virtual quanto para as redes sociais ou materiais impressos como cartões, embalagens e cartas para os seus clientes.
As fontes têm ligação direta com a personalidade do seu negócio, por isso é importante escolher uma fonte de destaque para sua identidade visual, que converse com os outros elementos que você definiu (como a paleta de cores, logotipo e outros símbolos).
Existem muitos sites gratuitos que podem te ajudar na criação da identidade visual de um negócio, como é o caso do Canva e do Figma, por exemplo. Caso você esteja no início do empreendedorismo, é uma ótima forma de começar a construção do seu negócio sem precisar de um maior investimento nesta parte voltada para o design de marca.
Outra opção, para quem já possui uma estrutura consolidada ou economias para investir, é trabalhar diretamente com alguma agência de marketing que ofereça o serviço de criação de identidade visual.
Com a Dooca você tem acesso a agências parceiras que podem te ajudar neste processo. Clique aqui e conheça os nossos parceiros.
Como construir o layout do seu site
Quando você já estiver com a sua identidade visual criada, é a hora de começar a estruturar o seu e-commerce na plataforma de sua preferência.
Alguns aspectos podem fazer uma grande diferença para transparecer a imagem de um negócio bem organizado e profissional. Isso influenciará diretamente no tempo que o usuário permanecerá navegando no seu site e na tomada de decisão de compra.
Desta forma, seja criativo e cuidadoso para montar uma página inicial atrativa e com as principais informações sobre a sua marca.
Tenha diferentes opções de banners
Uma das melhores formas de chamar a atenção dos clientes que acessarem a sua página, é ter banners bonitos e de boa qualidade no topo da sua loja.
Crie diversas opções e em mais de um formato, possibilitando que você organize mais de uma seção para disponibilizá-los de forma estratégica no decorrer da sua página inicial.
Com isso, você pode apresentar a sua marca e mostrar maneiras de utilização e combinação dos seus produtos. Além de também divulgar promoções, frete grátis, coleções novas, entre outras informações sobre o seu negócio.
Você pode usar o Canva, o Figma ou outros editores online para criar os seus banners e outras imagens gratuitamente. Eles podem ser ótimos aliados para a construção de uma boa cartela de banners sem a necessidade de investimento financeiro.
Pensei de aqui talvez colocar um tópico sobre vitrine de produtos.
Disponibilize uma Vitrine de Produtos
Sabemos que banners e outras imagens podem ser aliados na divulgação do que a sua marca oferece, mas são os produtos a sua atração principal.
Por isso, organize uma vitrine de produtos bem estruturada e dê destaque para os seus itens campeões de venda. Desta forma, o usuário que acessar o seu site terá mais facilidade de encontrar as suas opções mais reconhecidas.
Outra ideia também, é criar vitrines por categorias ou gênero, tornando a navegação mais ordenada, o que contribui para que seus clientes consigam visualizar tudo o que o seu negócio tem para oferecer.
Utilize templates de tema
Se você ainda estiver inseguro ou não saiba muito sobre como montar o design de uma loja virtual, uma ótima opção é utilizar templates de tema prontos.
Esses templates são disponibilizados pelas próprias plataformas de e-commerce, e já entregam uma estrutura pronta, onde você consegue fazer a troca das imagens e inserir as seções de sua preferência para a estruturação da página.
Além de facilitar e otimizar o processo, eles permitem que você crie o seu site com uma imagem profissional sem a necessidade de conhecimento sobre técnicas de programação ou design gráfico.
A Dooca possui uma grande variedade de opções de tema para você instalar na sua loja virtual, voltados para diferentes segmentos do mercado.
Conheça aqui nossa galeria de temas e lojas de demonstração.
Agora você já sabe quais são as primeiras etapas para criar a sua identidade visual e deixar o seu negócio com uma imagem mais profissional.
Para melhorar a experiência de compra dos seus clientes, falta apenas criar a sua loja virtual e oferecer novas formas de pagamento, apresentação de produtos e envio. Na Dooca você encontra diversas opções de planos para criar o seu e-commerce, inclusive um totalmente gratuito. É isso mesmo, você não precisa pagar nada para começar o seu negócio online.
E aí, está esperando o que para começar a montar a sua loja? Comece hoje mesmo.
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