Como escolher o gateway de pagamento para sua loja virtual

Confira algumas dicas importantes para escolher o gateway de pagamento ideal para sua loja virtual

Ao criar uma loja virtual em uma plataforma e-commerce, você precisará configurar um gateway de pagamento para receber os valores dos pedidos realizados. 


Gateway de pagamento é um serviço destinado à lojas virtuais para realizar transações financeiras, tanto cartão de crédito quanto boleto bancário. Entre as ferramentas mais conhecidas do mercado estão o Pagar.me, Wirecard, Mercado Pago e PagSeguro.

Existem conceitos e diferenças técnicas entre adquirentes, gateways e intermediadores de pagamento, mas aqui chamaremos todos os métodos de pagamento de gateways para facilitar o entendimento.

O que você precisa entender é que, caso queira vender via cartão de crédito e/ou boleto bancário, você precisará de um "gateway" configurado em sua loja virtual.

Para definir qual gateway de pagamento você utilizará em sua loja virtual, é importante que você analise alguns tópicos:

  • qual será a taxa (%) cobrada sobre as transações aprovadas via cartão de crédito;
  • se existe um adicional em R$ sobre cada transação aprovada pelo gateway;
  • qual a taxa (%) cobrada sobre a antecipação das parcelas, ou seja, quanto você pagará para receber em 14 ou 30 dias o valor de uma venda parcelada em 6x ou 10x por exemplo;
  • se há a possibilidade de receber o valor das parcelas no fluxo, ou seja, não pagar a taxa (%) de antecipação caso opte por receber mês a mês o valor da parcela paga;
  • se tarifa do boleto é em R$ ou em percentual (%) - geralmente isso pode ser negociado de acordo com o seu ticket médio, por isso é preciso entender o que seria mais adequado para o seu tipo de negócio;
  • qual o tipo de análise de risco (anti-fraude) é realizada pelo gateway, e se este assumirá o prejuízo em caso de um pedido fraudado - em alguns casos o gateway não se responsabiliza, e outros assumem um risco de 0,5% sobre o seu faturamento anual, por exemplo.

O ideal é que você siga os seguintes passos após a escolha do gateway de pagamento:

  1. Verifique os gateways disponíveis para conexão na Dooca Commerce;
  2. Avalie os benefícios de cada gateway para o seu tipo de negócio;
  3. Defina o gateway a ser utilizado, crie sua conta e negocie as tarifas;
  4. Faça a conexão do gateway no painel de controle da Dooca Commerce.