Como marcar produtos no Instagram e loja do Facebook

Utilizar a marcação dos produtos nas redes sociais ajuda a trabalhar o marketing do seu e-commerce de uma forma mais orgânica.

As redes sociais são grandes influenciadoras nos desejos de consumo das pessoas. Com a função de loja ativa, você aproxima os seus produtos dos seus clientes com poucos toques no celular, podendo assim aumentar as suas vendas online.

Para quem possui uma plataforma e-commerce, utilizar a marcação dos produtos nas publicações das redes sociais, ajuda a trabalhar o marketing da sua loja de uma forma mais orgânica. Tudo isso por meio da implementação de uma tag no seu produto.

Antes de iniciar o processo, lembre-se de dois passos importantes:

Agora que você tem os dois perfis e que eles estão devidamente associados, podemos prosseguir.

Cadastrando o catálogo de produtos da loja virtual

Para conseguir marcar os seus produtos no Facebook e Instagram, você precisará cadastrar seu catálogo de produtos em um arquivo em formato XML, com a lista de todos os produtos disponíveis em sua loja virtual.

Para ter acesso ao seu XML, vá até o Painel de Controle da plataforma Dooca Commerce e acesse o menu Dooca Store. Procure o aplicativo Facebook Catalog, e instale o aplicativo para ter acesso à URL deste arquivo XML.

Este XML contém o preço de venda dos seus produtos, por isto ele é atualizado diariamente.

Upload do catálogo de produtos do seu e-commerce

Para fazer upload do seu Catálogo no Facebook, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Gerenciador de Catálogos do Facebook;
  2. Clique em "Criar Catálogo";
  3. Selecione a opção "E-commerce" e prossiga;
  4. Selecione sua página como dona do catálogo (Catalog Owner) ao invés de seu perfil pessoal;
  5. Dê um nome ao seu catálogo e prossiga;

Seu catálogo foi criado, e agora é hora de fazer upload do XML que foi baixado anteriormente:

  1. Abra novamente o Gerenciador de Catálogos do Facebook;
  2. Clique no catálogo que você criou;
  3. Clique em "Adicionar produtos";
  4. Selecione a opção "Use data feeds";
  5. Selecione a opção "Set a Schedule";
  6. Insira a URL de seu XML no campo "Add a data feed URL";
  7. Escolha um nome para seu feed;
  8. Defina "BRL" como moeda (BRL é o nome internacional do Real);
  9. Clique em "Start Upload".

Se a próxima tela parecer "travada", não se preocupe - ao finalizar a importação do catálogo você poderá visualizar informações sobre os produtos importados através do botão VIEW FEED.

Finalizando este processo você já poderá criar seus anúncios no Facebook e Instagram e marcar seus produtos.