As redes sociais são grandes influenciadoras nos desejos de consumo das pessoas. Se você não sabe como marcar produtos no Instagram e em sua loja do Facebook, separamos um tutorial exclusivo para facilitar sua vida.
Com a função de loja ativa, você aproxima os seus produtos dos seus clientes com poucos toques no celular, podendo assim aumentar as suas vendas online.
Para quem possui uma plataforma e-commerce, utilizar a marcação dos produtos nas publicações das redes sociais, ajuda a trabalhar o marketing da sua loja de uma forma mais orgânica. Tudo isso por meio da implementação de uma tag no seu produto.
Antes de iniciar o processo, lembre-se de dois passos importantes:
- Ter uma página do Facebook. Se você ainda não tiver uma, veja como criar a sua.
- Ter um perfil comercial do Instagram. Se você tem um perfil pessoal no Instagram, veja como transformá-lo em um perfil comercial – você vai precisar conectar o perfil à Página do Facebook.
Agora que você tem os dois perfis e que eles estão devidamente associados, podemos prosseguir.
Índice
Cadastrando o catálogo de produtos da loja virtual
Para conseguir marcar os seus produtos no Facebook e Instagram, você precisará cadastrar seu catálogo de produtos em um arquivo em formato XML, com a lista de todos os produtos disponíveis em sua loja virtual.
Para ter acesso ao seu XML, vá até o Painel de Controle da plataforma Dooca Commerce e acesse o menu Dooca Store. Procure o aplicativo Facebook Catalogo, e instale o aplicativo para ter acesso à URL deste arquivo XML.
Este XML contém o preço de venda dos seus produtos, por isto ele é atualizado diariamente.
Upload do catálogo de produtos do seu e-commerce
Para fazer upload do seu Catálogo no Facebook, siga os passos abaixo:
- Acesse o Gerenciador de Catálogos do Facebook;
- Clique em “Criar Catálogo”;
- Selecione a opção “E-commerce” e prossiga;
- Selecione sua página como dona do catálogo (Catalog Owner) ao invés de seu perfil pessoal;
- Dê um nome ao seu catálogo e prossiga;
Seu catálogo foi criado, e agora é hora de fazer upload do XML que foi baixado anteriormente:
- Abra novamente o Gerenciador de Catálogos do Facebook;
- Clique no catálogo que você criou;
- Clique em “Adicionar produtos”;
- Selecione a opção “Use data feeds”;
- Selecione a opção “Set a Schedule”;
- Insira a URL de seu XML no campo “Add a data feed URL”;
- Escolha um nome para seu feed;
- Defina “BRL” como moeda (BRL é o nome internacional do Real);
- Clique em “Start Upload”.
Se a próxima tela parecer “travada”, não se preocupe – ao finalizar a importação do catálogo você poderá visualizar informações sobre os produtos importados através do botão VIEW FEED.
Finalizando este processo você já poderá criar seus anúncios no Facebook e Instagram e marcar seus produtos.
1 comentário