Você já teve pedidos que foram iniciados na sua loja virtual, mas não foram concluídos? No e-commerce, chamamos isso de carrinho abandonado, o que significa perda de vendas se você não souber como recuperar.
Assim, pensando em descomplicar a vida do lojista e do profissional de e-commerce, a Dooca Commerce lançou recentemente uma nova funcionalidade que permite recuperar carrinhos abandonados via WhatsApp.
Índice
Veja como recuperar carrinhos com o recurso:
Acessando o menu Pedidos > Carrinhos Abandonados, você encontrará a listagem de todos os pedidos ainda não finalizados em sua loja virtual:
Assim como, no canto direito da listagem de carrinhos você encontrará o ícone do WhatsApp. Dessa forma, você pode entrar em contato com o seu cliente e auxiliar na conclusão da compra.
Por fim, basta clicar no no ícone e uma mensagem automática será gerada, já com o nome do cliente e link para ele acessar o carrinho de compras aberto:
Tudo pronto para recuperar o carrinho abandonado. Agora, é só clicar em enviar e iniciar a conversa com seu cliente \o/
Quais os principais motivos da desistência?
Há muitas razões para o abandono de carrinho em uma loja virtual, entre elas:
- Frete com valor ou prazo de entrega elevado;
- Clientes curiosos, apenas “dando uma olhadinha”;
- Clientes em fase inicial de pesquisa de preços;
- Cliente esperava receber frete grátis;
- Dificuldade no processo de compra/pagamento;
- Dificuldade na navegação, principalmente em smartphones.
Como evitar o abandono de carrinhos?
- Procure ouvir o cliente e tomar conhecimento sobre as razões mais comuns para o abandono de carrinhos, e claro, analise se é algo que você possa melhorar – nada melhor que o WhatsApp para manter essa conversa aberta;
- Analise sua plataforma ecommerce e compreenda se sua loja virtual está adaptada para navegação mobile, e também se o processo de compra é simples e objetivo – evitando que o cliente se perca ou canse no momento de finalizar uma compra;
- Faça testes promocionais. Avalie se ao criar promoções de frete grátis, cupons de desconto ou promos do tipo compre e ganhe reduzem o seu índice de carrinho abandonado.
Da para personalizar o conteúdo da mensagem?
Oii Nicolas, é possível personalizar a mensagem sim! Ao clicar para enviar a mensagem, o sistema já gera uma mensagem padrão, mas antes de enviar você pode ajustar da forma que quiser.