Como recuperar carrinho abandonado via WhatsApp

Conheça a funcionalidade da Dooca Commerce para recuperar carrinhos abandonados via WhatsApp.

Um dos grandes pesadelos de um profissional de e-commerce é o carrinho abandonado. Chamamos de carrinho abandonado aqueles pedidos que foram iniciados pelos clientes na loja virtual e ainda não foram concluídos, ou seja, intenções de compra que ainda não se concretizaram.

Pensando sempre em descomplicar a vida do lojista e do profissional de e-commerce, a Dooca Commerce lançou recentemente uma nova funcionalidade que permite recuperar carrinhos abandonados via WhatsApp.

Veja como funciona a funcionalidade para recuperação de carrinho abandonado via WhatsApp:

Acessando o menu Pedidos > Carrinhos Abandonados, você encontrará a listagem de todos os pedidos ainda não finalizados em sua loja virtual:

No canto direito da listagem de carrinhos você encontrará o ícone do WhatsApp:

Basta clicar no no ícone e uma mensagem automática será gerada, já com o nome do cliente e link para ele acessar o carrinho de compras aberto:

Agora é só clicar em enviar e iniciar a conversa com seu cliente \o/


O que é Carrinho Abandonado

Carrinho abandonado em uma loja virtual é quando um cliente coloca produtos no carrinho de compras na loja virtual, mas acaba saindo da loja virtual sem concluir a compra, ou seja, sem finalizar o pedido.

Quais os principais motivos para um carrinho abandonado?

Há muitas razões para que um carrinho seja abandonado em uma loja virtual, entre elas:

  • Frete com valor ou prazo de entrega elevado;
  • Clientes curiosos, apenas "dando uma olhadinha";
  • Clientes em fase inicial de pesquisa de preços;
  • Cliente esperava receber frete grátis;
  • Dificuldade no processo de compra/pagamento;
  • Dificuldade na navegação, principalmente em smartphones.

Como evitar o abandono de carrinhos em uma loja virtual?

  • Procure ouvir o cliente e tomar conhecimento sobre as razões mais comuns para o abandono de carrinhos, e claro, analise se é algo que você possa melhorar - nada melhor que o WhatsApp para manter essa conversa aberta;
  • Analise sua plataforma ecommerce e compreenda se sua loja virtual está adaptada para navegação mobile, e também se o processo de compra é simples e objetivo - evitando que o cliente se perca ou canse no momento de finalizar uma compra;
  • Faça testes promocionais. Avalie se ao criar promoções de frete grátis, cupons de desconto ou promos do tipo compre e ganhe reduzem o seu índice de carrinho abandonado.