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Como usar as redes sociais para alavancar sua loja virtual

Você já ouviu falar que as redes sociais são importantes para suas vendas, mas não sabe como usá-las para obter mais resultados na sua loja virtual?

O poder das redes sociais é muito grande, considerando que mais de 3,2 bilhões de pessoas utilizam redes sociais no mundo, segundo dados da Emarsys. Portanto, é consenso social que essas ferramentas auxiliam na aproximação com os clientes

O problema, porém, é que existem diversas plataformas e seu e-commerce deve escolher em quais deve marcar presença, estando preparada para aproveitar ao máximo as oportunidades das mídias sociais.

Quer saber como? Então, acompanhe nosso artigo até o fim.

Quais são as redes sociais mais usadas no e-commerce?

Para escolher as redes sociais certas para alavancar seu negócio, considere que cada uma possui públicos e objetivos diferentes. Sabendo disso, você precisa elaborar estratégias alinhadas à realidade, assim como aos potenciais resultados que elas fornecem. 

Facebook 

A maior rede social do mundo não pode ficar de fora de uma estratégia bem construída para o comércio eletrônico. Com uma aplicação ampla e postagens de conteúdos em forma de textos, imagens e vídeos, o Facebook oferece uma conexão próxima com as pessoas.

É possível criar anúncios publicitários pagos na plataforma, que podem ser usados até mesmo no Instagram.

YouTube

O YouTube é a mais popular plataforma de vídeos, com grande engajamento do público nos conteúdos devido ao formato de fácil assimilação e também os influenciadores. 

Além de anúncios, as possibilidades de veiculação de resenhas, dicas e tutoriais sobre os produtos fazem com que muitas marcas estejam presentes por lá. 

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social empresarial para quem quer estabelecer relações profissionais, fazer networking e também trabalhar as relações B2B, ou seja, estimular o comércio entre empresas.

Nesse espaço mais formal, os conteúdos tratam sobre a cultura da empresa, novidades e reconhecimentos, reforçando a credibilidade da marca entre clientes e parceiros comerciais. 

Como usar as redes sociais para melhorar suas vendas? 

Se compararmos o modo de fazer propaganda das redes sociais com os meios tradicionais, como a televisão, fica claro como o investimento pode ser mais flexível. 

No âmbito digital, você pode segmentar suas campanhas e ações, escolhendo bem o público que pretende atingir, o que torna o investimento mais certeiro.

Em outras palavras, você controla melhor o investimento e reduz custos, já que os valores aplicados trazem mais resultados.

Além disso, as redes sociais também são aliadas na hora de criar estratégias voltadas à atração por conteúdo, assim como a interação com os clientes. 

As diversas possibilidades de formatos abrem caminhos para uma comunicação interativa com o público, seja para a divulgação dos produtos ou para o reforço da marca. Conteúdos de blog, campanhas temáticas, diferenciais da marca, tudo pode virar material de publicações e trazer mais visibilidade para sua oferta. 

Divulgação da Marca 

Sem confiar na sua marca, as pessoas não compram de você. A credibilidade tem um peso imenso no sucesso da sua loja virtual, sendo necessário reforçá-la constantemente para atrair e fidelizar clientes. 

Com as redes sociais, você pode criar um perfil comercial, disponibilizando informações de contato e ter recursos específicos no gerenciamento da conta.

Isso torna sua conta mais profissional, mostrando para o público que você existe como uma empresa e oferece suporte aos compradores. Responda comentários, interaja e fique de olho nas avaliações.

Outra vantagem é conseguir trabalhar o alcance da sua marca e o reconhecimento dela. Você pode usar esses canais para se apresentar às pessoas, contar sobre seus diferenciais, valores, propósito e, inclusive, direcionar para o seu site para ajudar no tráfego. Assim, você qualifica os acessos para novas oportunidades de vendas. 

Divulgação de Produtos 

A divulgação dos produtos é uma parte fundamental para quem vende e pode ser feita de várias maneiras nas redes sociais. Por exemplo, você pode criar publicações específicas para tratar deles, marcá-los no feed e ainda impulsionar conteúdos como anúncios. 

Nesse momento, a apresentação da oferta também conta bastante. Transmita confiança e credibilidade para seus clientes, e não deixe de estimular o interesse do público sobre seus produtos.

Apresentação da oferta

Para aumentar as chances de venda, os produtos precisam ter descrições completas, que não deixem dúvidas para os consumidores. Se for possível descrever seu produto de forma rápida, ótimo. Mas, se sua estratégia de linguagem priorizar uma aproximação com um vocabulário mais leve, solto e extenso, também não há problema. Sua descrição precisa ser, necessariamente, informativa.

Uma boa apresentação da oferta requer fotos que estejam dentro das dimensões da plataforma, assim como os formatos (JPG, PNG e SVG), cuidando do sobrecarregamento das fotos e da qualidade das imagens. Não esqueça que algumas plataformas exigem arquivos em diferentes tamanhos para desktop e mobile.

Tire fotos em boa qualidade e que detalhem ao máximo seus produtos. Se possível, apresente sua oferta em uso, para que o público possa entender sua aplicação.

Considere, ainda, o uso de vídeos para apresentar suas ofertas. Esse recurso poder ser aproveitado para mostrar suas aplicações e finalidades, assim como detalhes específicos para objetos em movimento.

Catálogos e marcação de produtos 

Se você já possui um e-commerce, saiba que a marcação de produtos nas publicações das redes sociais podem ajudar no marketing da sua loja de forma mais orgânica. Isso ocorre pela implementação de uma tag no seu produto.

Essa estratégia é importante para aproximar os produtos dos seus clientes com poucos toques no celular, com foco no crescimento das suas vendas online.

Relacionamento com o Cliente 

É difícil seduzir e fidelizar clientes sem construir um relacionamento através do diálogo e entrega de conteúdo. É necessário passar confiança e ter uma relação estreita e humanizada, apresentando um diferencial para o público, que espera bem mais da empresa do que apenas comprar algo.

Produção de conteúdo

Para nutrir seus leads, a utilização das redes sociais pode servir como base para boas conversões de vendas. Esse método estabelece um relacionamento com os consumidores que futuramente pode se converter em vendas.

Compartilhando conteúdos relevantes e proporcionando discussões interessantes para seus seguidores, a credibilidade da empresa melhora, assim como o engajamento e a educação dos clientes.

Linguagem 

Para não transmitir uma imagem negativa do seu negócio, fique atento no uso da linguagem. Para começar bem, respeite a gramática, modere na informalidade e evite o uso do Caps Lock (palavras em caixa alta).

Separe seu perfil profissional do seu perfil pessoal, trabalhando com profissionalismo e levando isso em consideração sempre que for postar algo, mesmo em um pequeno negócio.

Identidade Visual 

A identidade visual é a relação de loja e design, e por meio desses pilares sua empresa pode ser reconhecida no mercado.

Relacionando loja e design, a identidade visual precisa desses dois pilares bem desenvolvidos para que sua empresa seja reconhecida no mercado. Uma boa apresentação é essencial para agregar valor à sua marca.

Você pode indicar sensações específicas, atingir diferentes públicos, evidenciar as intenções da marca, passar uma imagem moderna ou tradicional, entre outras possibilidades. Além disso, esclareça seus objetivos.

Se pensarmos em grandes marcas como McDonald’s, Coca-Cola, Uber e Ford, os logotipos, cores e produtos são lembrados. Isso é resultado de uma identidade visual bem construída ao longo dos anos.

Se você ainda não utiliza as redes sociais para alavancar sua loja virtual, não perca tempo e comece a explorar as possibilidades que essas ferramentas oferecem. Aproveite para deixar sua marca em evidência, criando um relacionamento positivo e transmitindo confiança para seus clientes.

Teste os recursos de marketing da Dooca em sua loja e aproveite para comentar dicas e maneiras de usar as redes sociais a favor de negócios virtuais.