A pesquisa por voz tem se tornado cada vez mais comum entre os usuários de eletrônicos, como celulares e tablets. Com ela é possível realizar buscas completas por meio da fala, ao invés de realizar o processo de digitação nos aparelhos. A funcionalidade permite otimizar o tempo pessoal, além de tornar mais prático o processo.
Outra vantagem, é um resultado nas pesquisas muito mais assertivo, visto que as plataformas atuais possuem uma inteligência mais apta ao reconhecimento de voz.
Segundo pesquisa feita pela Coupon Follow, a utilização de assistentes virtuais (como a Siri da Apple e a Alexa da Amazon) se tornou um excelente canal de comércio eletrônico. O estudo apontou que cerca de 35,1% dos entrevistados interagem diariamente com os aparelhos, e 39,1% disse que consideraria realizar compras através deles também.
Por isso, para quem deseja ter sucesso e aproveitar da melhor forma os avanços da tecnologia, é importante se adequar e trabalhar para adaptar o seu negócio para atender este tipo de comércio também.
Para te ajudar a entender melhor, reunimos mais informações neste artigo. Continue lendo:
Índice
O que é a compra por voz?
A compra por voz nada mais é do que o processo de comercialização online, onde o usuário faz a pesquisa pelo item desejado por meio da fala. Ou seja, ao invés de digitar o que deseja no aparelho que estiver utilizando, ele fará este comando por voz. Em seguida, a própria inteligência do assistente virtual disponibilizará os produtos para que ele possa escolher.
Um aspecto relevante é que, para o consumidor, é muito mais rápido realizar a busca falando com o aparelho, porém, para o processo de verificação dos resultados, a eficácia é maior pela leitura.
Por isso, os segmentos que têm maior procura por este método de busca são os mais utilizados habitualmente, como alimentos, materiais de higiene, eletrônicos mais conhecidos, entre outros. Desta forma, ao realizar a compra o consumidor não precisa ler e confirmar os detalhes, pois já conhece e usa os produtos.
Para se atualizar e não ficar para trás diante dos concorrentes, as empresas terão de pensar em novas formas e estratégias para experiência do usuário. Uma boa tática para isso, é avaliar uma possível navegação híbrida por parte dos consumidores, onde as buscas são feitas por meio de voz para obter resultados mais completos, e a verificação dos detalhes é feita de forma convencional.
Desta forma, com a criação de uma carteira de clientes fixa e melhorias constantes nos meios de apresentação dos produtos, fica mais fácil disponibilizar compras realizadas apenas por meio do assistente virtual. Isso porque o seu cliente já conhece e confia no seu produto, e os seus mecanismos de pesquisa estão adequados para apresentar o melhor item do seu catálogo conforme as necessidades do usuário.
Como a compra por voz pode ser positiva para o meu negócio?
Segundo estudo realizado pela Uberall com cerca de 73 mil empresas brasileiras, apenas 4% estão otimizados e possuem tecnologias aptas para pesquisas e compras nesta modalidade. Além disso, a Juniper Research estima que o uso de assistentes virtuais tende a triplicar para mais de 8 bilhões até 2023.
Outro ponto, também conforme a pesquisa de Coupon Follow, é que a compra em nenhum momento foi levantada como uma desvantagem por parte dos consumidores, e muitos relatam que provavelmente efetuaram pedidos por meio da tecnologia. O medo, porém, é a segurança em relação ao vazamento de dados particulares utilizados no processo.
Por isso, é vantajoso investir em ferramentas de segurança para o seu negócio online, de forma a estabelecer a confiança dos seus consumidores. Desta forma, a utilização deste novo método de compras pode ser um potencial conquistador de novos clientes.
Uma dica é começar a vender seus produtos nos principais canais de compras atuais da internet, como o Google e a Amazon, e se certificar que o seu e-commerce está adaptado para visualização por dispositivos mobile também. Ao que tudo indica, estes serão os principais aliados da compra por voz por parte dos usuários.
Com isso, você pode aos poucos adaptar o seu negócio, de forma com que ele esteja apto e disponível para compras por meio desta nova tecnologia que vem se tornando cada vez mais comum no dia a dia da população.
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