Crescimento do e-commerce: setores de destaque em 2021 e tendências

Se você ainda não sabe se deve abrir um e-commerce e começar a vender pela internet, separei algumas informações importantes sobre o mercado digital em 2021 que vão te ajudar nessa decisão. Veja mais detalhes sobre o crescimento do e-commerce em 2021 e as tendências para 2022.

Segundo o levantamento da Neotrust, em 2021, mais de R$161 bilhões foram arrecadados pelo e-commerce brasileiro, com 26,9% de crescimento em relação ao ano anterior e aumento de 16,9% no número de pedidos (353 milhões). Já o ticket médio subiu 8,6% em relação ao ano anterior, ficando em R$455.

O estudo Market Review: Tendências do E-commerce para 2022, produzido pela Bornlogic e Opinion Box, ainda revelou que mais de 49% dos brasileiros pretendem comprar mais pela internet neste ano.

Com um cenário positivo e em pleno crescimento, este é o momento certo para vender seus produtos no mercado digital e alavancar a arrecadação do seu negócio.

Categorias e setores que se destacaram em 2021

Se a internet tem espaço para diferentes modelos de negócio e permite que muitas barreiras sejam rompidas (como a distância, por exemplo), fato é que alguns produtos se destacam em relação aos demais.

Em 2021, por exemplo, algumas categorias se sobressaíram e apresentaram ótimos resultados. Confira o crescimento dos destaques, segundo o Relatório Setores do E-commerce da Conversion:

  • Pets (+88,04%);
  • Casa e móveis (+86,62%);
  • Farmácia e saúde (+65,22%);
  • Moda e acessórios (+63,18%).

Além disso, mais de 5 milhões de brasileiros compraram produtos pela internet pela primeira vez. Mais de R$2,3 bilhões foram faturados por pequenas e médias empresas em todo o Brasil ao longo de 2021, um aumento de 77% em todo 2020.

De onde são os compradores?

Ao vender pela internet, você tem a oportunidade de alcançar pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo. Mas, isso não significa que você deva concentrar seus esforços em todo esse público.

É necessário definir com calma e de forma estratégica quem serão seus “alvos” para conquistar bons resultados. Saiba de onde é seu maior público, como se comportam, seus gostos e preferências.

Portanto, o ponto de partida é conhecer as regiões mais rentáveis para o e-commerce brasileiro em 2021. Confira os dados de faturamento:

  • Sudeste (57,9%);
  • Nordeste (17,5%);
  • Sul (14,8%);
  • Centro-Oeste (7%);
  • Norte (2,8%).

Principais categorias

Antes de adaptar seu negócio para o mundo digital, tenha conhecimento sobre a situação do seu nicho de mercado e se ele está entre os mais rentáveis. Em 2021, por exemplo, as categorias mais consumidas foram:

  • Moda;
  • Beleza e perfumaria;
  • Saúde.

Por outro lado, isso não significa que produtos destes nichos tenham sido os mais rentáveis. Os maiores faturamentos foram dos segmentos de:

  • Celulares;
  • Eletrodomésticos;
  • Eletroeletrônicos.

Isso não significa que não seja possível vender outros produtos pela internet e conquistar uma renda extra para o seu negócio. Isso é apenas um norte para quem está na dúvida por onde começar. 

Formas de pagamento

O cartão de crédito ainda é a forma de pagamento preferida dos brasileiros no e-commerce, representando 69,7% dos pedidos, seguido pelo boleto (16,9%), outros métodos como Wallets e Cashback (11,1%) e Pix (2,3%).

O Cashback, programa de recompensa em dinheiro em parceria com os cartões de crédito, está muito bem consolidado e foi uma opção de muito destaque no último ano.

Se analisarmos mais a fundo o uso do Pix, que é um método relativamente recente, é possível perceber que está em ascensão, tendo passado de 1% para 4% ao longo de 2021.

Dessa forma, fica claro que essa ferramenta já é uma realidade e deve ser valorizada. Na Dooca, é possível integrar sua loja com os intermediadores PagHiper, Pagar.me e Yapay que disponibilizam o Pix como forma de pagamento.

A importância de conhecer os perfis dos clientes

Para continuar conhecendo os detalhes do mercado das vendas online e definir a aplicação dessas informações no seu e-commerce, chegou o momento de saber mais sobre os clientes e seus pedidos ao longo de 2021.

Nesse período, mais de 58% dos pedidos foram feitos por mulheres, com um ticket médio menor que o masculino: R$ 387 contra R$ 552, respectivamente.

A faixa etária predominante foi de 36 a 50 anos (34,9%), seguida por 26 a 35 anos (32,1%). Pessoas com mais de 51 anos representaram 16,6% do volume total de compras em 2021 (1,1% a mais do que em 2020).

Sabendo dessas informações, fica mais fácil traçar estratégias e alcançar o público certo para o seu negócio. De qualquer forma, é necessário fazer uma análise de como isso pode ser importante para sua loja, se esses dados batem com sua realidade ou se o cenário do seu e-commerce é totalmente diferente.

Tendências para 2022

A Neotrust projeta um crescimento de 9% na receita do e-commerce brasileiro, atingindo um faturamento de R$ 174 bilhões em 2022. Os pedidos devem aumentar em 8%, chegando a casa das 379 milhões de compras, e o ticket médio deve atingir R$ 460 (+1%).

As projeções indicam que as categorias que mais devem crescer em 2022 são:

  • Eletrônicos (21%);
  • Eletroportáteis (19%);
  • Alimentos e bebidas (18%).

Mas, se você deseja lucrar mais, mesmo em nichos que não devem crescer tanto em 2022, é importante ficar de olho em outros segmentos. Os melhores cenários para faturar neste ano são:

  • Telefonia (R$ 32,4 bilhões);
  • Eletrodomésticos (R$ 23,7 bilhões);
  • Eletrônicos (R$ 18,6 bilhões).

Vale lembrar que teremos diversos eventos importantes ao longo de 2022:

  • Eleição presidencial (outubro) – movimentos de mídias e institutos devem ocorrer a partir de julho;
  • Copa do Mundo no final do ano, com início previsto para a Black Friday (25 de novembro).

Por fim, se aumentarmos o período de análise para 2021-2025, a projeção de crescimento da Euromonitor Internacional e Google é de 42%. É um dado muito promissor, não concorda?

Então, agora que você conheceu as dicas que devem aumentar suas vendas de bebidas na internet, que tal colocar isso em prática agora mesmo? Aproveite todas as ferramentas e recursos da Dooca e crie uma loja com a sua cara de forma simples e rápida!