Para quem deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, criar um Blog pode pode colocar seu negócio em evidência e é uma estratégia com grande chance de funcionar a médio e longo prazo.
Mas, afinal, quem pode ter um Blog? A resposta é simples: todo mundo pode ter um Blog! Na verdade, a pergunta correta seria: quem não pode ter um Blog?
Seja para vender roupas, itens de decoração, alimentos, equipamentos de academia, sapatos, cursos, materiais escolares, vinhos, itens para pets, produtos de higiene e beleza ou qualquer outro produto, um Blog pode ser uma ótima ferramenta de aproximação com seus clientes.
Índice
Seu negócio em evidência
Ao criar posts para seu Blog, novas páginas vão sendo adicionadas à sua loja. Isso faz com que sua relação com os buscadores (Google, Bing, Yahoo, entre outros) melhore, pois o Google verifica seu site de tempos em tempos e faz sua classificação nas pesquisas.
Mas, para ter bons resultados, não basta publicar a qualquer momento e sem qualquer filtro de conteúdo. É necessário estar por dentro dos assuntos que estão em alta e avaliar quais podem ser relevantes para o seu Blog.
Além disso, é importante manter uma periodicidade de publicações, não que exista uma fórmula secreta quanto ao tempo entre as publicações, mas tente publicar com um espaço de tempo como uma vez por semana, quinze dias ou mês.
Escolhendo os assuntos certos e mantendo a constância das publicações, essas ações devem trazer ótimos resultados no futuro.
Não esqueça de colocar links de outros posts do seu Blog ou do seu site para manter seu público engajado e dentro do seu ambiente. Além disso, o Google entende que seu conteúdo é, de fato, relevante para as pessoas e deve valorizá-lo.
O que você pode compartilhar?
Você deve estar se perguntando: o que pode ser relevante para meu público? Na verdade, existem muitas coisas que podem ser compartilhadas.
Mesmo que, para você, não pareça tão interessante, muitas vezes o público quer conhecer mais detalhes do seu negócio. Então, confira algumas opções de conteúdo para o seu Blog:
- Curiosidades do seu negócio: mostre os bastidores, o processo de criação dos produtos, quem está por trás desse processo e demais detalhes que podem despertar a curiosidade do seu público;
- Novidades e lançamentos: apresente suas novidades, os produtos que você está preparando e que devem ser lançados em breve, gere expectativa sobre isso e ative o gatilho da curiosidade sobre seu público;
- Promoções: quem não gosta de uma promoção? Eu tenho certeza que seu público vai adorar saber tudo que acontece no seu negócio, principalmente quando o benefício pode acabar sendo financeiro. Então, não pense duas vezes antes de divulgar seus preços especiais, promoções de frete, descontos específicos, entre outras promoções que você decida criar.
Sua loja em evidência e crescimento na base de leads
Uma estratégia comum e que pode ser muito positiva ao criar um Blog é a captação de leads. Se você não conhece o termo, saiba que os leads são pessoas ou empresas que deixaram de ser apenas um visitantes do seu site, deixando informações de contato (geralmente nome e e-mail) em troca de alguma oferta do seu negócio.
Os leads, porém, ainda não chegaram ao status de clientes da sua loja, mas já demonstraram interesse e tem potencial para comprarem de você no futuro.
O que você fará com esses leads é outra história. Mas, use esses dados com sabedoria, afinal, ninguém quer receber uma enxurrada de e-mails ou quer ver propagandas do seu negócio em todos os lugares em que navega na internet.
Ah, e se engana quem pensa que um Blog é uma ferramenta de aproximação apenas para quem já é cliente. Na verdade, ele pode atrair diversas pessoas novas, até mesmo de quem nunca ouviu falar do seu negócio.
Pense bem: a internet é um mar de possibilidades e muitas pessoas surfam por suas páginas todos os dias.
O caminho não é fácil, mas compensa
Como a maioria das estratégias para impulsionar as vendas do seu negócio, o Blog também precisa de paciência e tempo para gerar grandes resultados. Claro, isso não significa que você vai precisar de anos para conseguir perceber uma evolução, mas é necessário muito esforço e força de vontade para que ele faça uma diferença significativa no seu negócio.
Portanto, vamos aos conselhos básicos para você não se frustrar:
- Tenha paciência, pois essa ferramenta é muito melhor aproveitada se você pensar a longo prazo;
- Como qualquer outra estratégia de sucesso, é necessário ter foco e investir esforços nessa ação. Tenha ciência que, sem isso, fica MUITO mais difícil de alcançar bons resultados;
- O planejamento e composição das publicações não pode ser deixado de lado. Entenda que isso é vital para o sucesso do seu Blog.
Seguindo esses passos, tenho certeza de que ficará mais fácil alcançar seu objetivo, sempre com foco, determinação e, claro, estudo.
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