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Dia dos Pais e-commerce: ideias para impulsionar suas vendas

Agosto está chegando e com ele vem mais uma grande oportunidade para movimentar suas vendas no e-commerce: o Dia dos Pais.

E aí? Você já pensou no que fazer? Se você ainda não planejou as ações da sua loja, não se preocupe! Preparamos esse artigo com algumas ideias para aumentar suas vendas durante essa data. Confira só! 

Quais são as expectativas para o Dia dos Pais deste ano?

No primeiro semestre de 2021, as vendas do e-commerce no Brasil ultrapassaram um faturamento de R $74 bi e, para a segunda metade do ano, um novo recorde em vendas é esperado. Segundo especialistas, inúmeros fatores justificam essa projeção, incluindo o aumento da confiança no modelo e-commerce e o maior ticket médio da história (R$455). Assim, o cenário está aquecido para as vendas, sendo um momento ideal para movimentar as coisas na sua loja virtual.

Falando mais especificamente do Dia dos Pais, as expectativas seguem positivas para os varejistas. Durante o período, o investimento dos consumidores deve ficar entre R$51 e R$200, com grande destaque para vestuário, acessórios, eletrônicos e tecnologias, como mostra pesquisa realizada pela All In em parceria com a Opinion Box. 

E ainda sobre as previsões relacionadas à data, 36% dos consumidores planejam realizar suas compras na semana, 24% duas semanas antes e 18% irão ainda mais cedo em busca de um presente. Ou seja, o quanto antes você começar suas ações, mais pessoas com intenção de compra você pode atingir.

Como atrair mais clientes para as vendas do Dia Dos Pais?

Para aproveitar ao máximo todo o potencial do Dia dos Pais no e-commerce, sua loja virtual precisa estar preparada, assim como sua estratégia de marketing. Dessa forma, reserve um tempo para organizar em anotações o que você irá fazer e quais os recursos serão necessários.

Contando com esse planejamento inicial, você poderá priorizar tarefas, assim como definir quais ideias são mais adequadas ao seu modelo de negócio, produto e público. Lembre-se: mesmo sendo uma data importante, o apelo excessivo pode acabar sendo ruim na experiência do cliente. Como por exemplo, banners e elementos que atrapalham a compra dos demais clientes, não engajados nas celebrações do período.

Cuidados na abordagem 

Antes de tudo, lembre que o Dia dos Pais pode ser delicado para muitas pessoas por inúmeros motivos. Portanto, tenha cuidado com a linguagem e a abordagem que será usada. Em outras palavras, não insista com quem já manifestou desinteresse ou ainda reproduzir polêmicas sobre a relação entre pais e filhos.

Mesmo sendo uma data voltada à comemoração familiar, questões pessoais e até mesmo as perdas recentes provocadas pelo coronavírus podem tornar o momento delicado. Por isso, tenha uma postura respeitosa, tanto na abordagem de clientes como em anúncios e demais conteúdos produzidos.

Adaptações no layout 

Alterações no layout do seu site ajudam a deixar os visitantes no clima do Dia dos Pais. Essa prática reforça a importância da data que está chegando, ambientando sua loja virtual e inspirando clientes. E o melhor, essas mudanças podem ser bem mais fáceis de fazer do que parece

Com algumas imagens, banners e mensagens personalizadas sobre a data, você cria uma experiência mais acolhedora para o público-alvo, o que estimula as compras e melhora os resultados em vendas. 

Destaque para produtos

Crie listas de sugestões de presentes com base nos produtos que sua loja vende. Aproveite essa ação para divulgar suas promoções e condições especiais (frete grátis, tempo de entrega, formas de pagamento, etc). Entre os itens mais vendidos nessa época, estão itens de moda, acessórios, eletrônicos, informática, beleza, farmácia, bebidas e petshop.

Um simples detalhe em que poucas empresas pensam é a criação de uma categoria dedicada ao Dia dos Pais na loja virtual. Adicionando essa categoria, os produtos e promoções ganham destaque e a navegação do seu cliente fica ainda mais otimizada e intuitiva.

Também é possível criar páginas específicas com ofertas para o Dia dos Pais, para isso, basta utilizar landing pages, pop-ups ou hotsites para destacar essas promoções.

Com os hotsites, é possível criar mais páginas promocionais, institucionais e com conteúdos relevantes sobre o posicionamento e história da sua loja virtual. Monte quantos hotsites quiser e venda ainda mais com a Dooca!

Campanhas de mídia

Uma estratégia de marketing que muitas empresas usam é a criação de uma campanha de mídia específica para a data. A partir de peças publicitárias e o uso de técnicas como storytelling, as marcas contam histórias emocionantes para engajar o público a partir da identificação.  Para isso, mesmo iniciativas mais simples podem ser efetivas usando formatos como cards, anúncios display e adwords Google. 

Essa ação pode auxiliar na conquista de novos clientes, gerando apelo e estabelecendo uma relação mais próxima. O engajamento costuma ser grande, pois é possível segmentar e alcançar o público certo em diferentes canais de mídia. 

Você pode monitorar o tráfego dos anúncios pagos da sua loja com as seguintes ferramentas:

  • Google Ads: faça anúncios de pesquisa do Google, rede de display, YouTube e parceiros.
  • Facebook Ads: trabalhe com Facebook, Instagram e Messenger.

No caso do Google Ads, ao impulsionar anúncios, o custo se dá pelo clique, ou seja, o dinheiro investido só será gasto se as pessoas clicarem no anúncio.

Redes Sociais 

Se sua marca ainda não está presente nas redes sociais, você está perdendo tempo e dinheiro! Só no Brasil, mais de 130 milhões de pessoas utilizam o Facebook e 95 milhões o Instagram. O WhatsApp também é uma ferramenta de muito alcance, com mais de 120 milhões de usuários brasileiros. 

Com as redes sociais, os usuários podem realizar as compras em poucos cliques. Mas você também pode usar essas ferramentas simplesmente para enviar seus seguidores para sites ou páginas de produtos específicos. 

Para encontrar novos clientes e manter os atuais, tenha em mente que as pessoas preferem se conectar com outras pessoas. Portanto, trabalhe com uma linguagem leve e não deixe esse processo de comunicação robotizado. Construa um relacionamento saudável com seus clientes, compartilhando histórias, batalhas, motivações e objetivos.

Deixe sempre uma brecha a cada publicação ou conversa para que seu público interaja com seus conteúdos do Dia dos Pais, seja com perguntas, sorteios, pesquisas ou qualquer ação que possa gerar curtidas, comentários e compartilhamentos. 

A realização de parcerias também pode auxiliar no crescimento de suas redes. Ao unir sua loja com influenciadores e outras marcas, é possível criar ações voltadas ao tema em que todos são beneficiados.

Experiência de Compra 

Torne a experiência de compra dos seus clientes ainda mais positiva adicionando embalagens especiais para o Dia dos Pais e, se possível, uma carta de agradecimento pela compra. São detalhes que podem fazer a diferença e influenciar as pessoas a comprarem novamente na sua loja em outros momentos, trabalhando a fidelização do público. 

Disponibilizar brindes também pode ser uma boa alternativa para aumentar as vendas nessa data especial. Afinal, quem não gosta de um incentivo? Além de influenciar na decisão de compra, isso vai deixar uma ótima impressão para seus clientes. 

Com a Dooca, você pode salvar até três temas diferentes para usar nos momentos que achar melhor. Assim, dá para preparar temas específicos e usá-los em datas comemorativas criando um ambiente mais atrativo para seu público. E, depois, é só voltar para a aparência normal da loja. Não é demais? 

Gostou das dicas? Então, aproveite o Dia dos Pais para testá-las em sua loja virtual e fazer sucesso nas vendas!