Vocês pediram e a Dooca atendeu! Doocanautas, preparem-se: dicas para loja virtual de artigos de decoração chegaram.
Tapete, quadros, mobiliário, que diferença que fazem na nossa rotina! Deixam o ambiente mais aconchegante e ainda dão aquela valorizada nos espaços, não é mesmo?
Bom, se você concorda com a gente, saiba que não é único. Todo mundo quer deixar seu cantinho melhor e faz isso sempre que possível. E aí está uma grande oportunidade de negócio que explicaremos melhor para você, confere só!
Índice
O cenário aquecido em artigos de casa e decoração
Com mais tempo em casa, as pessoas começaram a valorizar mais o lugar onde vivem investindo em decoração ou reformas. Isso trouxe um reflexo positivo para o setor, que hoje está bem aquecido!
Para se ter uma ideia, o faturamento das vendas e-commerce na área de casa e decoração teve crescimento de 53% em 2020, comparado a 2019 (Webshopers 43º, Ebit Nielsen). Em outras palavras, o sinal está verde para investir no setor, aumentando as projeções positivas dos lojistas.
Existe uma expressão popular que diz que “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”, lembra? Então, no e-commerce a lógica é parecida. Esse grande potencial de vendas tem um preço. Ele exige dedicação e preparo do lojista. Para isso, veja o que preparamos para ajudar você em nossas dicas!
Dica 1 Pesquise Outras Lojas virtuais
Se você está começando a vender artigos de decoração e ainda tem dúvidas sobre a organização geral da sua loja virtual, uma ideia é pesquisar como outras marcas fazem (Na lista na parte de Casa e Decoração, temos exemplos de lojas da Dooca).
Certo, sua marca é única e sempre deve ser! Mas, ter referências de outras lojas virtuais ajudará a entender melhor sua área de atuação e a pensar em novas ideias. Para isso, avalie o visual geral, menus, as ofertas e até mesmo as interações possíveis com a marca. Algumas sugestões de pontos para verificar são:
- Página Inicial/Vitrine principal
- Categorias de Produtos
- Exibição de Produtos
- Campanhas
- Ofertas e descontos
- Canais de comunicação
- Contato
- Redes Sociais
Com isso, você terá uma ideia do que precisa para começar ou melhorar sua loja virtual. Nesse momento, é importante também considerar as adequações necessárias para o seu público-alvo e produto específico.
Nem tudo vai funcionar com você e tá tudo bem! Estude, adapte e, se implementar, lembre-se de avaliar os resultados, comparando número de acessos, vendas o que for importante para a estratégia e o momento do seu negócio.
Dica 2 Tenha um Blog
Possuir um blog ativo em sua loja virtual ajuda a aumentar os acessos orgânicos, ou seja, as visitas geradas sem mídia paga. Assim, você aumenta o seu alcance entre o público-alvo fortalecendo sua estratégia de marketing para mais conversões em vendas.
Outra vantagem é a relação estabelecida com o público por meio dos conteúdos produzidos. Oferecendo informações relevantes sobre a sua área, você trabalha a sua autoridade como marca e torna-se um aliado do consumidor.
Além disso, nas postagens do blog você pode linkar os produtos da sua loja virtual, como quando for dar dicas ou até ideias de combinações para decorar.
Que conteúdo postar?
Aproveite esse espaço para conversar com seus clientes sobre temas relacionados aos produtos da sua loja ou ao serviço que você oferece. Dessa forma você mostra o que sabe e que conhece bem as necessidades do público.
O Blog é um recurso buscado por quem quer conhecimento ou orientação. Por isso, uma ideia é tentar responder as perguntas mais frequentes dos seus clientes, se inteirar sobre quais são os interesses dele e também ficar atento às novidades da área.
No blog da sua loja virtual, você pode ainda detalhar mais sua oferta, contando a história da sua loja, assim como o processo de criação das mercadorias ou a origem dos produtos de decoração. Isso também pode ser feito criando hotsites ou usando a página institucional do seu e-commerce, a escolha depende da sua estratégia de gestão de marca.
Como atrair visitantes?
Você pode divulgar suas publicações compartilhando nas redes sociais da loja virtual, além de enviar e-mails para seus clientes cadastrados. Aliás, dependendo do histórico de compra das pessoas, você consegue até filtrar que conteúdos enviar e para quem, por e-mail.
Já nas redes sociais, você pode chamar a atenção de novos clientes a partir das interações que rolam por lá. Por exemplo: se alguém curtir o que você postou e compartilhar, os contatos dessa pessoa enxergam seu conteúdo. É como se fosse uma indicação, deixando você fica em evidência.
Dica 3 Use Depoimentos de Clientes
Com a Dooca é possível destacar as avaliações dos seus clientes sobre a sua loja. Legal, né? Um trabalho bem feito deve ser reconhecido, e nada melhor do que mostrar isso aos visitantes do seu site. Crie uma seção dedicada aos depoimentos e destaque-a em sua loja, assim todos poderão ver o que é dito sobre seu serviço.
Não deixe de mostrar aos visitantes o cliente os elogiou dos seus produtos em que o cliente A deixou uma dica para sua loja ficar ainda melhor ou até mesmo que o cliente B criticou seu serviço. Afinal, sempre há o que melhorar, concorda? Claro, a mediação ajuda a evitar grosserias desnecessárias, mas tente prezar pela sinceridade, sem omitir críticas.
Lembre-se: mesmo que alguém tenha uma opinião negativa, responda com educação e demonstre vontade de melhorar. Pois, mesmo que isso não aconteça, esse canal de comunicação pode ser importante para estreitar laços e reparar desavenças.
Dica 4 Faça um Desconto em Massa
Com o aplicativo de Desconto em Massa da Dooca, é possível criar promoções por tempo limitado para produtos ou categorias específicas da sua loja virtual. Além das condições diferenciadas, o gatilho mental da escassez (duração) estimula a decisão de compra.
Você pode, por exemplo, fazer uma promoção de poucas horas para categorias como “Cortinas” ou “Almofadas”. Assim você divulga suas condições entre seus clientes e movimenta produtos que talvez estavam encalhados no seu estoque, como por troca de coleção.
Pronto para colocar seu foguete na rota do sucesso? Então, coloque nossas dicas em prática de forma descomplicada na Plataforma Dooca! Se você ainda não faz parte da nossa tripulação de Doocanautas, teste agora mesmo com todos os recursos grátis por 14 dias!