E-book Dooca: faça fotos que vendem mais no seu e-commerce

Então, ter fotos de qualidade no seu e-commerce gastando pouco parece impossível? O novo e-book da Dooca sobre fotos está aí para provar o contrário.

Dizem que a necessidade é a mãe invenções! Sabe por quê? Porque ela obriga a criatividade a trabalhar! Mesmo sem muito orçamento, é possível ter boas imagens para atrair a atenção e encantar seu público-alvo, aumentando suas vendas.

Afinal, tudo é uma questão de dedicação e, não menos importante, orientação!

Por que cuidar das fotos da sua loja virtual? 

Produzir suas próprias fotos ajuda a agilizar as coisas quando você enxerga uma boa oportunidade de divulgação. Assim, você cria autonomia e consegue atualizar com mais frequência o visual da loja virtual, redes sociais e até peças publicitárias, o que pode impactar de maneira bem positiva nas suas vendas!

Valorização do oferta 

Sabe o ditado que diz que uma boa imagem vale mais do que mil palavras? No e-commerce é bem assim! Ou seja, com fotos de qualidade, você consegue fortalecer seus argumentos de vendas, mostrando ao seu público atributos dos produtos de forma mais marcante. 

Trabalhe com imagens que possam tirar todas as dúvidas dos seus clientes, garantindo segurança no momento da compra e aumentando as conversões da sua loja virtual. As chances dos pedidos serem devolvidos diminuem se você apresentar fotos detalhadas, chamando a atenção apenas de quem realmente quer comprar seus produtos.

Os ângulos e cenários certos agregam valor a sua oferta, despertando sensações e estimulando o desejo de compra. Por isso, é importante apresentar detalhes, diferenciais e fazer combinações que explorem todo o potencial do que é vendido, cuidando do equilíbrio visual com sua marca. 

Atrair clientes 

O divertido além de fazer graça rende a atenção dos clientes. Por isso, uma pitada de criatividade em poses e composições pode ser um excelente atrativo para sua loja virtual. Principalmente, se sua linguagem e público-alvo for mais descontraído. Se você conhece bem o estilo visual da marca, aventure-se um pouco criando imagens mais inusitadas. 

Lojas virtuais que apresentam boas fotos tendem a gerar mais credibilidade e confiança, atraindo ainda mais clientes e convertendo mais pedidos.

Redes sociais

Na internet, tudo acontece muito rápido. Assim, pautas, piadas, discussões e memes vão do anonimato ao sucesso extremo em questões de minutos (ou curtidas). 

Além da produção regular de conteúdo, uma presença ativa nas redes sociais diz respeito a mostrar-se atualizado com os assuntos que rolam por lá. Por isso, participe de tendências que estejam conectadas ao seu público ou tipo de oferta, criando fotos para os formatos usados nas interações, como publicações no feed ou stories. 

Como produzir fotos que vendem mais no e-commerce?

Pensando em ajudar você, pedimos ao nosso tripulante especializado em tirar lindos cliques, o Joel Reichert, para compartilhar sua experiência dando alguns macetes em um e-book especial da Dooca sobre fotos. 

Além disso, o Joel também conversou um pouco sobre a missão de tirar fotos de qualidade para o e-commerce, veja só o que ele contou!

Quais são as maiores dificuldades em fotografar produtos?

Joel: Fotografar para vender produtos é muito diferente do que fotografar sua vida com o celular. Então as dificuldades podem passar desde o equipamento mais adequado para fotografar, bem como para iluminar, passam pelo fluxo do pré, durante e pós-produção e ainda, e talvez mais importante, saber como e porquê mostrar seus produtos.

Outro ponto, o tempo, não pode ficar de fora desta lista. O timing para uma produção é fundamental, tem que ser rápido e tem que ser agora! E sabemos que nem sempre o empreendedor tem este tempo de sobra para fotografar, o que leva a questionamentos de se deve ou não ser feito in house ou por profissionais da área.

Quais são os equipamentos básicos para produzir boas fotos no e-commerce?

Joel: Tudo vai depender do que se está fotografando. Podemos dizer que o tamanho é proporcional ao investimento! Mas, em geral, para produtos pequenos, uma câmera point and shoot já quebra um bom galho, e também umas cartolinas e alguns pontos de luz para iluminar. Para profissionalizar mais, comprar algum kit de iluminação com tripé, softbox e luzes de led vai ajudar bastante.

Quais cuidados são necessários na edição de imagens?

Joel: Existem muitos programas de edição e, normalmente, cada um serve para uma coisa, logo, vai precisar de vários instalados, o que pode comprometer a qualidade da imagem, pelo entra e sai de apps, e também deixar o fluxo meio confuso.

Quando a contratação de um fotógrafo profissional deve ser considerada?

Joel: Para quem está começando e tem muita coisa para fazer, tirar fotos pode ser um atraso, apesar de ser mais econômico fazer por conta própria. 

No entanto, vale lembrar que o próprio tempo também tem valor e que o resultado pode ser decepcionante devido à falta de experiência. Ao mesmo tempo, um olhar de quem conhece o produto é importante para saber exatamente como valorizá-lo nas imagens.

Quais referências de fotógrafos e marcas você indica para quem busca inspiração para sua loja virtual?

Joel: Tudo o que tinha para ser fotografado já foi fotografado, logo, a diferença não está no que, mas sim na forma. Dito isto, buscar referências é fundamental, afinal, nada se cria, tudo se copia. Mas, cuidado com o plágio!

Gosto muito dos trabalhos do Leonardo Campos Horta (@leocamposhorta), ele é muito criativo para fotos impactantes e sempre com soluções caseiras, entregando resultados fantásticos.

Além disso, outra referência é o Studio Lugui (@studio_lugui), que seja uma linha mais produzida e elaborada para fotos, revelando bastidores de grandes produções e mostrando que, mesmo em produções aparentemente complicadíssimas, as soluções podem ser muito criativas.

O que você encontrará no e-book sobre fotos da Dooca? 

Acessando o e-book da Dooca sobre fotos, você vai encontrar tudo o que precisa para cuidar e produzir imagens para sua loja virtual. Confere só os assuntos e tópicos abordados:

Tirar as melhores fotos para sua loja virtual 

  • Equipamentos essenciais para produção de fotos 
  • Cuidados na edição de imagens 
  • Uso da luz e ângulos 

Estimular o desejo de compra em seus clientes 

  • Orientações sobre fotos de diferentes produtos 
  • Técnicas profissionais de captação
  • Referências visuais 

Ter fotos com qualidade para postar nas redes sociais

  • Dimensões e cortes das imagens
  • Organização criativa e técnica de sets fotográficos 

Tá demais! Não é mesmo? Bem, criamos ele com muito carinho e apostamos que vai ajudar muito você a produzir fotos de qualidade, além de gerar mais vendas para sua loja virtual. Conheça de perto as dicas pensadas junto com o Joel Reichert, acesse agora mesmo!