O índice de compras pela internet aumentou consideravelmente nos últimos dois anos, fazendo com que a venda de produtos por meio de diferentes plataformas virtuais se tornasse essencial para os consumidores. Então, separamos 5 dicas para você empreender na internet!
Segundo uma pesquisa da CNN Brasil, o mercado online teve um crescimento de 20,56% em Janeiro/2022, em uma comparação com o mesmo período do ano passado. Esse número demonstra como a venda por meios digitais está cada dia mais inserida na realidade dos consumidores, e já é um hábito frequente.
A verdade é que a praticidade e o comodismo de fazer uma compra dentro da sua própria casa pode ser até mais confortável do que a necessidade de locomoção até uma loja física.
Com esse crescimento e a confirmação de que os canais virtuais são a nossa nova realidade, é necessário que o comércio se adapte, vire a chave e dê partida nas vendas virtuais.
Então, se você possui uma loja e não sabe como iniciar o seu negócio online, essas dicas são para você:
Índice
1. Defina por qual canal você deseja realizar as suas vendas
Atualmente, para quem deseja empreender na internet é possível vender de forma online por meio de inúmeras plataformas diferentes. Alguns exemplos muito comuns são o Instagram, o Facebook e até mesmo o WhatsApp.
Para dar início ao seu projeto, você precisa saber por onde quer divulgar os seus produtos/serviços.
A escolha desse meio vai depender de diversos fatores, como:
- O tamanho da sua loja;
- A quantidade de produtos que você possui para venda;
- As regiões que você tem capacidade para atender;
- Os meios de pagamento e entrega que você irá disponibilizar;
- O valor que você pode investir;
Definidos estes pontos, você pode analisar qual é a opção mais adequada a sua realidade. Por exemplo: se você já está bem estruturado e possui uma quantidade mais elevada de produtos, a criação de uma loja virtual seria um ótimo ponto de partida.
Agora, se você possui poucos produtos e vende apenas de forma mais regional, quem sabe o mais interessante seria criar uma lojinha no Instagram, não é mesmo?
Estes detalhes são importantes para que você possa tomar as principais decisões e tirar os seus planos do papel.
2. Cadastre seus produtos de forma completa e detalhada
Todo mundo que compra online quer ter a segurança de que está adquirindo um produto de qualidade. Por isso, se você quer empreender na internet, tente fazer um cadastro completo do que você está vendendo.
Independente do seu canal de venda, é importante que você coloque informações sobre o seu produto, como:
- Uma descrição informativa sobre suas características;
- O material que é utilizado para a confecção;
- Dimensões de tamanho e peso;
- E, principalmente, fotos, pois é através delas que o seu cliente poderá visualizar a mercadoria;
Segundo o Sebrae, o primeiro contato que o cliente terá com o produto da sua loja virtual será através da foto escolhida para representar o que está à venda. Por isso, as imagens são fundamentais para um bom resultado no comércio online.
Qualquer usuário vai ter mais tranquilidade de finalizar um pedido sabendo exatamente o que está comprando, e esse é um fator que vai te ajudar a impulsionar as suas vendas, além de também contribuir com a diminuição na quantidade de devoluções.
3. Conecte-se com o seu público
Procure estratégias para mostrar para o seu cliente porquê ele deve adquirir os seus produtos.
Faça publicações, stories, banners e vídeos de divulgação que tenham conexão com o seu público e com os quais eles se identifiquem e reconheçam as suas necessidades. Você também pode utilizar essas ações para mostrar os detalhes e a qualidade dos materiais que você vende.
É importante lembrar também de sempre destacar o valor da sua marca e os seus diferenciais, com o objetivo de que ela seja cada vez mais reconhecida pelos usuários, proporcionando boa experiência, boas percepções de mercado e uma memória afetiva positiva.
Uma pesquisa do Edição Brasil identificou que 74% dos consumidores utilizam as redes sociais para fazer a busca pelos produtos de seu interesse antes de realizar as compras, sempre pesquisando por avaliações de outros usuários e também fazendo comparações de custo/benefício.
Então, ao empreender na internet, tenha uma estratégia de valor de marca bem estabelecida. Isso é fundamental para atrair e concretizar os seus clientes.
4. Ofereça um bom atendimento
Umas das formas mais eficientes de fidelizar o seu cliente e mantê-lo com você por muito tempo é fornecendo um atendimento rápido, eficaz e humanizado.
Conforme estudo da PwC, 16% dos consumidores se disponibilizam a pagar um preço mais elevado nos produtos buscando um bom atendimento.
A grande maioria das pessoas o considera um ponto crucial e decisivo para a realização de novas compras ou não. Todos gostam de ser bem atendidos, e, quando surgem problemas, querem se sentir acolhidos e priorizados para terem suas soluções de forma ágil e prática.
Por isso, é importante prezar por uma fala empática e se disponibilizar a ajudar com atenção quando o seu cliente precisar. Ter esses cuidados no pós-venda é essencial para evitar a insatisfação e manter a boa reputação da sua marca.
5. Tenha formas de pagamento acessíveis e crie promoções e benefícios atrativos
Não basta ter uma vasta quantidade de produtos se você não disponibilizar formas de pagamento para os seus clientes.
Segundo pesquisa da Pagar.me, em 48% das compras feitas de forma online, o consumidor opta pelo cartão de crédito para a realização do pagamento, já o boleto bancário tem uma utilização em torno de 17%. Estes dados reforçam como o método de crédito é essencial quando você pensa em criar sua loja na internet.
É importante pensar na realidade do usuário e oferecer métodos de pagamento que estejam dentro das possibilidades do seu cliente. Por isso, priorize métodos que facilitem o processo de compra, como o Cartão de Crédito com possibilidade de parcelamento, o Pix e o Boleto Bancário.
Disponibilizar para os seus clientes formas de pagamento flexíveis tem um impacto muito positivo para alavancar as vendas.
Para quem quer empreender na internet, outro ponto importante também é pensar em promoções que chamem a atenção do seu público e em benefícios para os seus clientes já fidelizados.
O leque de possibilidades para a criação de ofertas é amplo, e você pode aproveitar datas comemorativas e relevantes para fazer promoções diferenciadas.
Já para os clientes fidelizados, é interessante ter ações que reforcem esta boa relação, como o envio de cupons de desconto exclusivos e “presentes”, como, por exemplo, cupons com um valor de crédito na data de aniversário de clientes que já possuem cadastro na sua loja.
Os consumidores gostam de ser lembrados e de se sentirem valorizados, portanto, essas pequenas práticas já fazem uma grande diferença no seu relacionamento com os clientes e na visão que eles têm da sua marca.
Agora que você está por dentro dessas 5 dicas para dar início ao seu empreendimento online, já pode começar a se organizar para tirar todas as suas ideias do papel e entrar no mundo das vendas virtuais. Para facilitar ainda mais, comece agora mesmo com a Dooca e loja virtual do jeitinho que você quiser.
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