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Como um ERP facilita a gestão de vendas na Black Friday?

Além de ser bastante aguardada devido aos valores atrativos, a Black Friday também é um momento de organizar e fortalecer a gestão de vendas, o que pode ser facilitado com o apoio de um sistema ERP eficiente. Integrar as tarefas de gerenciamento do e-commerce ajuda a estruturar a organização, abrangendo inclusive outros canais de vendas, tudo em um mesmo lugar. 

Com as operações centralizadas em um sistema de gestão ERP, otimiza-se processos para aproveitar ao máximo as oportunidades da Black Friday, como conquista de novos clientes, fidelização e faturamento. 

Neste ano, a Black Friday acontecerá no dia 26 de novembro, sendo acompanhada por campanhas como a Black Week e a Cyber Monday. As chances de vendas são imensas, basta saber como se preparar. 

Por isso, conheça um pouco mais sobre funções do ERP e veja algumas dicas para vender mais na Black Friday: 

Como estruturar seu negócio para as vendas

Trabalhar com grande volume de vendas exige uma preparação prévia em relação a ferramentas e parceiros que serão impactados. 

Por exemplo, os recursos de organização de pedidos, controle de estoques e pagamento devem absorver e atualizar as informações com o máximo de precisão e agilidade. Nesse sentido, um sistema ERP contribui para a gestão de vendas na Black Friday automatizado o processamento de dados (controle de estoque, entradas no caixa, previsão de entrega, etc).

Além disso, pensando no aumento da demanda, a logística e a reposição de mercadorias necessitam de um bom planejamento junto aos prestadores de serviço e fornecedores. Por ser um modelo recorrente de promoção, fazer boas negociações pode ajudar no repasse de produtos com valores realmente atrativos para a Black Friday. 

É importante adotar uma estratégia de venda em múltiplos canais, em operações física e virtual ou online (e-commerce, redes sociais, Google Shopping e marketplace). Essa é uma forma de ir ao encontro do consumidor que já busca por canais de confiança para realizar as suas compras. 

Um sistema ERP pode unificar a gestão de vendas de diferentes canais, o que economiza tempo e esforços, agilizando outras tarefas do negócio. 

Ao estruturar a campanha de vendas, o lojista precisa antever possíveis problemas que o site ou canais de venda podem apresentar devido ao grande número de acessos simultâneos. Assim, é possível realizar as melhorias necessárias evitando erros e lentidão na navegação. 

Dicas para destacar sua loja virtual nessa Black Friday

Não esqueça que a Black Friday é uma campanha mundial, e que os consumidores estarão divididos entre muitas outras oportunidades de compra. Por isso, é importante prestar atenção em algumas dicas para se destacar dos concorrentes em uma campanha como essa: 

Conheça o seu cliente 

Quando o empreendedor conhece o perfil do seu público, fica mais fácil distribuir campanhas de divulgação e impactar o cliente da forma correta.

Amplie sua presença digital

O consumidor precisa saber sobre a sua loja, é importante se fazer presente para ser lembrado durante a campanha de vendas. Assim, ofereça ações exclusivas como conteúdos direcionados e destaque para a data e os produtos da promoção, seja através de e-mail ou mensagens. 

Bom atendimento

Não esqueça que o concorrente está a um clique do seu negócio perante os olhos do consumidor, por isso, agilidade no retorno ao cliente é importante para garantir que ele ganhe confiança na loja. A comunicação nos canais de venda deve ser aberta e acessível, para tirar dúvidas e também dar mais detalhes sobre os produtos. 

Mantenha a sua relevância

Mostre sua boa reputação ao consumidor para manter a sua relevância. Destaque os seus pontos fortes: entrega rápida, descontos, frete grátis. 

Gestão segura e eficiente 

Os vendedores precisam estar preparados para todas as situações com a expectativa do aumento de vendas. Ou seja, é necessário pensar em quais produtos vão entrar na promoção durante a campanha e preparar ações criativas, como banners e anúncios.

Também é válido pensar em ações de Black Week, em que a semana toda são oferecidos alguns descontos especiais. O consumidor está aguardando por novidades e muitos também já antecipam compras de Natal, férias e final de ano nesta data, portanto, esteja preparado para atender o cliente da melhor forma possível.

Conclusão 

Em síntese, para manter o negócio organizado mesmo com a ampliação de vendas, é preciso sincronizar cadastros, vendas, estoques, emissão de notas e despacho logístico. Em outras palavras, funcionalidades que podem aplicadas por meio de um sistema de gestão ERP

Dessa forma, o empreendedor pode ficar mais livre para pensar no negócio de forma dinâmica e criar mais oportunidades na relação com o cliente, desde a pesquisa do produto até o recebimento do produto em casa.