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Cadastre mais formas de envio e alavanque sua loja virtual

Imagine o seguinte cenário: um visitante encontrou uma camiseta na sua loja virtual, escolheu o modelo, tamanho, cor e agora precisa selecionar o método de entrega. O problema é que só há uma forma de envio disponível na sua loja virtual, e o preço é mais alto do que ele imaginava.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Moosend, mais de 60% das desistências de compras no e-commerce ocorrem por esse motivo, sendo o principal fator de abandono de carrinho.

Dentro desse cenário, muitas das pessoas que desistem da compra procuram outra loja que ofereça um preço de frete menor.

Que tal aprender a mudar esse quadro e diminuir as desistências de compras na sua loja virtual?

Como usar estratégias de frete para vender mais

Para que as pessoas cheguem até o final do processo de compra e não desistam apenas pela divergência em relação às formas de envio da sua loja virtual, é necessário disponibilizar mais de uma forma de envio na sua loja virtual. 

Dessa forma, seu cliente não se torna dependente de apenas um modelo de entrega, como o Correios (PAC e Sedex), que é o mais comum. Permita que os compradores tenham mais de uma opção no momento de definir como querem receber o produto.

Se você possui muitas opções cadastradas e quer gerenciar os fretes de forma mais organizada, a Dooca integra ferramentas como: Melhor Envio, Frenet, Mandaê, Manda Bem, Intelipost, Find My Pack e EasyCourier.

Dessa forma, você pode enviar seus produtos via transportadora, cadastrando rotas, prazos e valores via planilha. Ainda, é possível configurar um envio próprio, uma transportadora parceira ou até mesmo o envio por motoboy. Nesses casos, a opção mais prática é o uso de Hubs de logística, como a Melhor Envio.

Formas de envio alternativas valorizam sua loja virtual

Muitos brasileiros preferem retirar seus pedidos na loja física do que esperar que cheguem em suas casas. Sabendo disso, é essencial que essa possibilidade esteja disponível para quem compra de você.

Também é interessante colocar à disposição das pessoas a entrega por motoboy para determinadas faixas de CEP, acelerando ainda mais a entrega dos produtos.

Ao entregar o produto no prazo estipulado ou até mesmo antecipadamente, a experiência de compra do cliente fica mais qualificada e satisfatória.

Crie uma estratégia focada no controle de aquisição das mercadorias, utilização de centros de distribuição, armazenagem de produtos. Além da gestão de estoque, o cuidado com os prazos é essencial para manter sua loja virtual no topo.

Todos esses processos devem ser executados conforme seu planejamento, sem prejudicar a experiência do consumidor e, claro, sem romper a logística.

Tecnologia de informação

A tecnologia de informação pode ser uma grande aliada para seu negócio, auxiliando em funcionalidades como rastreamento da entrega, automatização dos e-mails e notificações.

Não menos importante, a tecnologia de informação possibilita uma apresentação detalhada das informações dos pedidos.

Fique atento as inovações da área e mantenha seu negócio sempre atualizado com as novidades tecnológicas.

Gestão de estoque

A gestão de estoque deve ser feita com a maior precisão possível, para evitar erros e não deixar os clientes “na mão”. A falta de estoque é muito comum em datas comemorativas como a Black Friday, Natal, Páscoa, Dia das Mães, entre outras.

Essa situação também pode ocorrer quando promoções são criadas, aumentando as vendas da sua loja e exigindo um estoque ainda maior.

Ao comprar um produto e não recebê-lo, independente do motivo, o cliente tende a reclamar nas redes sociais e demais canais de comunicação com a loja virtual.

Trabalhe com transportadoras de confiança

A parte logística pode conter diversas armadilhas e influenciar, também, na experiência de compra do consumidor. Portanto, avalie a qualidade das empresas que farão o transporte dos seus produtos.

Considere o atendimento, tamanho da frota e a flexibilidade com adversidades, protegendo seu negócio de imprevistos e garantindo que seus produtos chegarão até seus clientes.

Entre as principais razões de cancelamento de pedidos no e-commerce estão os atrasos e longos períodos de espera das entregas. Então, uma estratégia para o transporte dos seus produtos é essencial para garantir um serviço de qualidade.

Segundo a consultoria americana PwC, cerca de 40% dos consumidores estão dispostos a pagar um pouco mais para receber encomendas de forma mais rápida.

E não se esqueça: o planejamento estratégico das datas comemorativas, como o Natal, Páscoa e Dia das Mães, deve ser traçado com antecedência. Com isso, é possível aproveitar ao máximo as oportunidades de crescimento da sua empresa.

Quem não se organiza para essas datas, acaba falhando com os clientes ao descumprir prazos, frustrar consumidores e enfrentar ainda mais dificuldades em períodos de tantos compromissos.

Crie promoções das formas de envio na sua loja virtual

Promoções de frete sempre podem ajudar a alavancar as vendas da sua loja virtual. Mas antes de sair por aí oferecendo descontos sem pensar nas consequências, saiba que muitos fatores podem influenciar no valor final do frete.

São considerados: CEP’s de origem e de destino, peso da embalagem, dimensões da embalagem, tipo de entrega e prazo.

Sabendo disso, é importante lembrar que as transportadoras comparam o peso real e o peso cúbico da encomenda, e consideram o valor mais alto no cálculo do frete. Portanto, uma embalagem maior que o necessário pode aumentar o custo do envio.

Evite que o frete seja mais caro que o produto

Não é muito comum que as pessoas aceitem pagar um valor maior pelo transporte de um produto do que seu preço real, concorda?

Então, para resolver esse impasse e diminuir a taxa de desistências de compras da sua loja virtual, algumas estratégias podem fazer a diferença.

Antes de tudo, faça uma análise dos fatores que podem estar influenciando no valor do frete das suas vendas. Confira a precificação dos produtos, medidas da embalagem, tipo de frete e área de entrega. Esses fatores podem ser controlados pelo lojista, facilitando o processo de compra dos seus clientes.

Para corrigir essa diferença e tornar os preços mais atrativos, alguns métodos podem ser considerados, como: criação de kits de produtos, determinação de fretes fixos para regiões específicas e o uso da Melhor Envio para oferecer ainda mais opções para seus clientes.

E, aí? Gostou das dicas para aumentar as vendas da sua loja virtual nesse Dia das Crianças? Então, comece a usá-las agora mesmo e otimize seu negócio! Ainda não é um Doocanauta? Sem problemas, vem experimentar esse e todos os nossos recursos por 14 dias grátis!