Todo mundo tem uma forma preferida de pagar por suas compras, não é mesmo? No comércio físico, é mais fácil ter a percepção das preferências do público, já que normalmente o cliente pergunta diretamente no caixa se está disponível.
Mas as coisas mudam um pouco no e-commerce: aqui é preciso antecipar as necessidades do consumidor.
Imagine só a situação: o cliente passa algum tempo pesquisando no site, coloca os itens no carrinho e, ao chegar no checkout, descobre que a bandeira do cartão de crédito dele não é aceita. Além de não conseguir concretizar essa venda, a experiência negativa desse consumidor pode fazer com que ele não volte mais a visitar a sua loja.
Pense agora, se esse tipo de situação ocorrer durante a Black Friday, uma das datas de maior ticket médio no e-commerce. Garantir que os principais métodos de pagamento estejam disponíveis é uma excelente estratégia para reduzir o abandono de carrinho e aumentar seus ganhos.
Mas quais são as formas de pagamento preferidas e como ofertá-las aos clientes de forma prática e segura? Confira a seguir.
Índice
Formas de pagamento
É importante se munir de estratégias ao escolher os métodos de pagamento disponíveis em seu e-commerce. Ao oferecer mais opções, as oportunidades de conversão e fidelização em decorrência da boa experiência são ampliadas.
Contudo, é preciso conhecer as vantagens e pontos fracos de cada uma delas e entender de que maneira utilizar cada uma delas para potencializar os objetivos do seu negócio. Confira:
Cartão de crédito
– Apontado como preferido pelos consumidores brasileiros, pois há muitos benefícios extras, como o acúmulo de milhas ou pontos em outros programas de vantagem.
– A possibilidade de parcelamento de compras acaba incentivando compras de ticket médio mais alto.
– Demanda o uso de sistemas com certificações de segurança para reduzir as oportunidades de roubo de dados e clonagem de cartões de clientes.
– Lembre-se de que há diversas bandeiras de cartão e quanto maior a variedade aceita, maiores as chances de efetivar a venda. Mas se você não utilizar um intermediador de pagamento, precisará contratar cada uma delas individualmente.
Boleto bancário
– Ainda hoje, o boleto é o segundo meio mais utilizado pelo consumidor.
– Algumas pessoas ainda não se sentem confortáveis o suficiente para inserir seus dados pessoais em ambientes digitais.
– Atende consumidores que não possuem conta em banco ou mesmo limite no cartão para concretizar determinadas compras.
– Apesar de ter uma compensação mais demorada do que a do cartão de crédito (pode levar até 10 dias úteis), costuma oferecer menores taxas.
– O recebimento é mais rápido do que na compra parcelada e, caso essa seja uma boa opção para a sua loja, pode ser incentivado com estratégias (como um percentual de desconto para pagamentos feitos à vista, por exemplo).
– Para oferecer esse meio de pagamento você precisará ter um bom controle financeiro, acessando sua conta diariamente para controlar os pedidos pagos.
Transferência bancária
– Apesar de haver métodos mais modernos, muitos consumidores ainda optam por ela. Por isso, manter essa opção disponível pode evitar abandono de carrinho.
– Aplicativos bancários tornaram as transferências mais fáceis, além de ser uma alternativa para quando não se quer ou pode comprometer o crédito do cartão.
– Contudo, se a transferência tem origem em um banco diferente ao da sua empresa, pode haver taxas que desencorajam o consumidor a concretizar a compra.
– A confirmação da compra não é imediata, sendo necessário solicitar o comprovante ao cliente posteriormente.
Pix
– O método de pagamento conquista novos consumidores pela instantaneidade e praticidade (demanda apenas a digitação de uma chave, que substitui número da conta, agência e operação).
– Também proporciona o recebimento quase instantâneo do pagamento, contribuindo para o fluxo de caixa do vendedor.
– Por outro lado, ainda que novas funcionalidades desse método estejam em curso, por enquanto não é possível realizar o parcelamento do valor da compra e não há procedimento padrão para estorno em caso de desacordo comercial ou erro de digitação, o que pode gerar insegurança para o comprador.
Praticidade e segurança
Como você já deve ter percebido, são várias as formas de pagamento utilizadas pelo consumidor. Para oferecer todas em seu e-commerce e potencializar suas vendas nesta Black Friday, você pode escolher alguns caminhos:
Um deles é a contratação de cada um dos métodos diretamente com as instituições financeiras. Nesse caso, cada um deles é negociado de forma individual, gerando diferentes contratos e taxas, além da visualização dos recebíveis que também ocorre de maneira separada.
Outro caminho possível é a contratação de um intermediador de pagamento, que nada mais é do que uma plataforma especializada em conectar empresas, clientes, instituições financeiras e operadoras de cartão de crédito, centralizando os contratos, padronizando as taxas e unificando a sua visualização de recebíveis.
Além de operacionalizar pagamentos com certificações de segurança, como a PCI DSS, por exemplo, que regula o padrão de segurança dos dados para a indústria de pagamentos, coibindo o risco de vazamento de dados e obedecendo critérios da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Para que o intermediador possa agregar ainda mais segurança nas transações, é interessante buscar aqueles que conciliam ainda ferramentas adicionais, tais como a análise de risco e sistema antifraude.
Gestão de pagamento eficiente e descomplicada
E se você busca ainda mais proteção, pode optar por um meio de pagamento como a Yapay, por exemplo, intermediadora que possui integração com a Dooca e reúne todos esses serviços.
Além da garantia contra o chargeback (aquele estorno que o cliente aciona diretamente na operadora do cartão de crédito em caso de desacordo comercial ou fraudes cometidas por terceiros) quando o vendedor comprova a efetiva entrega do produto ou serviço contratado.
Com todas essas funcionalidades, você amplia a segurança de seu e-commerce, reduz as chances de abandono de carrinho e ganha tempo para otimizar seu potencial de vendas para a Black Friday 2021.
Artigo escrito por Yapay.