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Como usar o Google Meu Negócio em sua loja virtual?

Você já ouviu falar no Google Meu Negócio e quer saber como usar essa ferramenta tão importante na sua loja virtual? Hoje, você vai entender como o Google Business pode ajudar nos seus negócios e os motivos para cadastrar sua loja agora mesmo atraindo mais clientes, além de oportunidades de vendas.

O que é o Google Meu Negócio e como funciona? 

O Google Meu Negócio (Google My Business) é um recurso gratuito em que você pode cadastrar o perfil comercial da sua loja para exibição nos serviços do buscador, como nos resultados de pesquisa e no Google Maps.

Estando no Google My Business, você se destaca entre o público local e estabelece um importante canal de comunicação com seus clientes. 

Com ele, fica mais fácil para o público obter informações, como endereço, horário de funcionamento, formas de pagamento e avaliação de clientes, com as quais você pode interagir. 

Por que utilizar o Google Meu Negócio em seu e-commerce?

O Google Meu Negócio ajuda a reforçar a presença da sua empresa na internet, o que aumenta a divulgação e impacta positivamente na credibilidade da marca.  

Por exemplo, pessoas que buscam referências e até mesmo quem usa o Google Maps serão impactados por sua loja com todas as informações que eles precisam. Aliás, um dos segredos para ter um perfil de destaque é mantê-lo sempre bem completo e atualizado.

Além disso, com a plataforma, você consegue acompanhar relatórios sobre os acessos, telefonemas e solicitações de rotas, para ajudar a entender o comportamento do seu público. Dessa forma, melhorias podem ser realizadas para buscar resultados maiores. 

Sabendo disso, fica claro porque sua loja virtual não pode ficar fora dessa, né? Mas, para deixar tudo bem explicado, confere só, na prática, porque aproveitar esse recurso.

Mais visibilidade 

Com uma ficha sobre sua loja virtual no Google Meu Negócio, aumenta a visibilidade da sua marca gerando novas chances de vendas. 

Isso porque, sempre que alguém utilizar o buscador para pesquisar palavras-chaves relacionadas a sua oferta, ou ainda necessitar de orientação do Maps, você vai estar presente com seu perfil comercial. 

Lembre-se que a avaliação e os comentários dos seus clientes são um ponto crucial para a decisão de compra de outras pessoas. Por isso, ofereça sempre um bom atendimento para as perguntas e até mesmo críticas publicadas no seu perfil. 

SEO da loja virtual 

Possuir uma conta no Google Meu Negócio pode ser uma boa estratégia para entender o comportamento dos consumidores e executar melhorias SEO em sua loja virtual. 

A partir dos dados sobre as interações com seu perfil, você pode descobrir quais são as palavras-chaves utilizadas pelos usuários e executar melhorias no site, assim como seus conteúdos. Assim, seu posicionamento no ranking do Google aumenta e sua loja ficará mais à frente nos resultados de pesquisa. 

Relação com os clientes 

Hoje em dia, o Google Meu Negócio se transformou em um canal de comunicação direta entre empresa e clientes. Por lá, é possível publicar fotos, informações e atualizações na ficha da sua loja, como em uma rede social. 

Em outras palavras, você mantém seu público atualizado e essa interação fica registrada, o que aumenta a confiança dos usuários na sua oferta. Se por acaso um consumidor indeciso verificar boas considerações de clientes, com certeza isso irá estimular a compra, certo? 

Como criar sua conta no Google Meu Negócio? 

1º Acesse google.com.br/business e clique em “Gerenciar agora” no canto superior direito.

2º Para inserir os dados de sua empresa, clique em “Inclua sua empresa no Google”. Caso sua empresa já esteja cadastrada, basta buscá-la pelo nome e clicar em Próxima.

3º Preencha o “Nome” e, em “Categoria”,  busque a que melhor se enquadra sua empresa, selecione e clique em “Próxima” para seguir seu cadastro.

4º Depois disso, uma tela irá trazer a opção de incluir um local para visita de clientes. Clique em “Sim” para preencher o endereço. 

É importante lembrar que mesmo que sua loja não tenha uma sede física, você pode incluir o endereço da sua casa ou seu centro de distribuição. Para isso, em caso de propriedade alugada, avalie quais são as condições do seu contrato imobiliário sobre o uso comercial do espaço.

5º Preencha as etapas seguintes de acordo com o funcionamento da sua loja. Alguns dados solicitados são opcionais, por isso, você pode clicar em “Pular” se não desejar completar. 

No entanto, o mais aconselhável é sempre manter seu perfil bem completo para ter um melhor desempenho. 

6º Para confirmar suas informações, o Google realizará uma verificação com um código, geralmente feita por telefone ou correios. Nesse último formato, o prazo para o envio da carta com o acesso é de 15 dias úteis. 

Pronto! Você criou a página inicial da sua Empresa na plataforma Google Meu Negócio. Agora, é só configurar e gerenciar todos os seus dados por meio dela! Para isso, basta selecionar a opção “Concluir o seu perfil Empresa”. 

Melhorias contínuas na ficha da sua loja 

Lembre-se que quanto mais você manter seu perfil completo e atualizado, melhor será a impressão causada no público. Por isso, acompanhe sempre o que está acontecendo na ficha da sua loja. 

Além disso, mostre-se sempre a disposição para receber críticas e encontre formas de transformá-las em lições de aprendizado sobre seus clientes. Atentando às necessidades deles, você desenvolverá maior conhecimento sobre eles, o que ajudará muito para alcançar mais resultados nas vendas.