Se você pensa em ter ou expandir sua loja virtual, precisa conhecer o intermediador de pagamento! Uma ferramenta que realiza uma espécie de “ponte” entre os e-commerces e as instituições financeiras.
É ela a responsável por coletar dados e repassá-los aos bancos, ajudando você com contratos e toda burocracia com boletos, operadoras de cartão de crédito e outras formas de transação.
Além da comodidade, há ainda outro aspecto importante: a segurança. Ao fazer uma compra online, dados como CPF, cartões de crédito e senhas são solicitados. Mas algumas pessoas podem se sentir inseguras ou desconfortáveis ao compartilhar dados pessoais em um ambiente totalmente digital.
Por isso, entra em cena outra questão conectada aos dados do cliente: a LGPD. Pouca gente sabe, mas muitos e-commerces não podem armazenar estes dados do comprador.
É em meio a todos esses contextos que surgem os intermediadores de pagamento. Com eles, o ambiente virtual fica mais descomplicado e protegido para lojistas e seus clientes, com infraestrutura e equipes focadas na segurança das transações.
Índice
Segurança para o e-commerce
Uma venda online não é como uma presencial, porque no ambiente virtual não é possível ver quem compra. Com métodos tradicionais, não há como descobrir se estamos diante de um cartão de crédito clonado, por exemplo.
Por isso, alguns intermediadores oferecem a opção de não apenas receber pagamentos, mas também operar sua intermediação junto a sistemas antifraude, que funcionam com certificados de segurança e selos de qualidade.
Assim, sua loja fica protegida de golpes de clonagem de dados, hackers e chargebacks mal-intencionados. Ou seja, isso traz mais proteção para o lojista e seus clientes, além de garantir segurança dos dados, evitando multas e sanções da LGPD.
Segurança para o cliente
Para o comprador, o intermediador de pagamento garante um processo de compra protegido e facilitado pelo checkout transparente – ou seja, o cliente finaliza o pedido diretamente na loja virtual, sem precisar ser redirecionado ao site de pagamento.
Além disso, a ferramenta oferece centrais de atendimento para solucionar eventuais dúvidas ou resolver interpostos que apareçam durante o processo de compra. Dessa forma, ela evita a abertura de disputas desnecessárias e atendendo de forma humanizada.
Como escolher um intermediador de pagamento?
Para escolher o melhor intermediador de pagamento para seu e-commerce, pesquise sobre as taxas cobradas por cada transação concluída, seja ela para cartão, boleto, etc.
Confira se essas condições podem ser negociadas diretamente com o intermediador, lembrando que quanto melhor o seu histórico de faturamento, melhor a sua taxa! Fique por dentro dos prazos e da recorrência do repasse dos valores para você, pois isso pode acontecer ao final de cada dia ou uma vez ao mês.
Também se atente aos serviços integrados, como antifraude e a cobertura oferecida contra o temido chargeback (estorno solicitado pelo comprador por até mais de um ano diretamente na operadora de cartão de crédito). Algumas empresas garantem essa cobertura integral mediante comprovação de entrega de seu produto ou serviço.
Porque escolher um intermediador de pagamento?
O intermediador de pagamento pode reunir, em uma só ferramenta, múltiplas formas de pagamento, dispensando a necessidade de contratar e administrar diferentes contratos e taxas com cada bandeira de cartão ou bancos.
Ele traz ainda toda a estrutura tecnológica e profissional para evitar golpes de pessoas mal intencionadas que se passam por compradores. Esses golpes comumente aplicados no e-commerce têm como consequência o chargeback, um mecanismo inicialmente feito para proteger o comprador, mas frequentemente utilizado por fraudadores.
Eles podem, por exemplo, receber seus produtos em casa e, ainda assim, pedir estorno do valor pago para a bandeira de cartão de crédito, causando grande prejuízo ao vendedor.
Um bom intermediador de pagamento, como a Yapay, previne esse tipo de prática com um serviço antifraude nativo, feito por inteligência artificial aliada a um time de analistas de risco altamente qualificado, além de um seguro que cobre qualquer valor, sem qualquer custo adicional.
Conte com a Yapay na sua loja Dooca
A integração Dooca e Yapay é fácil e rápida de ser feita. Com poucos cliques ela estará ativa e pronta para viabilizar um processo de compra mais seguro e simplificado para seus clientes.
Essa integração proporciona o já citado checkout transparente, ou seja, o cliente faz todo o processo de compra na loja virtual, sem redirecionamento para outro ambiente. Isso auxilia no aumento de conversão das vendas e aumenta a confiança entre vendedor e comprador.
Além disso, na Dooca é possível conectar mais de um intermediador de pagamento em sua loja virtual. Dessa forma, você pode utilizar diferentes soluções de intermediação e extrair o melhor de cada uma delas. Por exemplo, serviços antifraude, atendimento personalizado, formas de pagamento, cobertura contra chargeback e taxas diferenciadas.
Vendeu pela Dooca e quer retirar o pagamento à vista mesmo que o cliente tenha optado por pagar parcelado? Ótimo! O intermediador disponibiliza o dinheiro assim que a transação for aprovada. Ele mesmo fará a consulta com as instituições financeiras e aprovará a compra, em um processo rápido e seguro.
Tudo isso para que você foque em outras áreas do seu negócio, voltando sua atenção apenas para o crescimento da sua marca e garantindo uma tranquilidade ainda maior para você e seus clientes.