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mãos segurando smartphone com uma loja virtual

Loja virtual para smartphones: qual é o impacto nas vendas?

Você sabia que ter uma loja virtual adaptada para smartphones pode ajudar nas suas vendas? 

É isso mesmo! Ao oferecer um bom acesso ao seu negócio por dispositivos móveis, você atinge um público maior, fazendo sucesso nas vendas. Para saber mais, confira só nosso artigo.  

Por que ter uma loja adaptada para o mobile? 

Já ouviu falar em “mobile first”? Trata-se de um conceito de tecnologia que traduz um hábito comum entre as pessoas. Então, consegue imaginar qual é? Se você disse, usar o celular para fazer tudo, acertou a resposta! 

Mobile first traduzido livremente do inglês significa “primeiro em dispositivo móvel”. Em outras palavras, que dizer priorizar o uso de smartphones. Isso porque eles são a preferência da maioria para ferramentas, acessar à internet e até comprar.  

Consumidores conectados pelo celular 

Para se ter uma ideia, em 2020, foram feitas 194 milhões de compras online no Brasil e 55,1% aconteceram por smartphones. Claro, muito disso é o impacto da pandemia. No entanto, as pessoas estão sempre tentando facilitar as tarefas, e os eletrônicos estão aí para simplificar tudo.

Por exemplo, o pagamento. No celular, dá para colar um código de barras facilmente no aplicativo do banco.  Além disso, nas redes sociais, ao ver um anúncio a pessoa pode executar a compra sem se desconectar.

Outro fator são maior uso dos recursos digitais. Com os celulares, por exemplo, mais pessoas aproveitam as vantagens da rede. Segundo mostra dados de 2019 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, 82,7% das famílias brasileiras acessam à internet, dessas 99,5% usam o celular para isso. 

O que acontece em sites não adaptados? 

Sem uma loja virtual adaptada aos smartphones, você acaba perdendo muitas oportunidades. Entre os problemas, algumas pessoas acabam desistindo da compra ou procurando outra loja.  

Experiência ruim e desistência da compra 

Imagine a seguinte situação. Um antigo cliente está sem o computador e acessa seu site pelo celular. Essa pessoa encontra problemas para fazer as compras habituais. Então, que ele faz? Provavelmente, seguirá para outra opção, certo? Ou seja, você perde a venda, assim como o freguês. 

As coisas avançam rápido , e a concorrência segue ativa na busca de melhorias e resultados. Por isso, ter uma loja virtual adaptada para o mobile também é um fator competitivo. Sem isso, você deixa de ser a melhor alternativa para seus clientes e eles esquecem de você.

Mãos interagindo com o celular

O atendimento que você oferece na internet precisa fazer sentido para o seu público. Então, se as pessoas usam dispositivos móveis para comprar, sua loja deve estar preparada para eles. 

Punições de ranqueamento em motores de busca 

Além da relação com o cliente, adaptar sua loja virtual para smartphones também faz parte de um bom SEO. Por prezar sempre pela melhor experiência aos usuários, o Google e demais motores de buscas também avaliam se as páginas funcionam nos celulares. 

Dessa forma, não possuir um site otimizado leva a perda de posições nos resultados de pesquisa na internet. Assim, menos pessoas enxergam sua oferta em pesquisas na internet.

Como é uma loja otimizada para smartphones?

Agora que você entendeu a importância, deve estar com dúvidas sobre como trazer essa vantagem para sua loja virtual e ter bons resultados. Certo? Para isso, foque nos seguintes pontos do seu site.

Velocidade de Carregamento da Página 

Em relação a velocidade do carregamento, o primeiro passo diz respeito às imagens. Arquivos pesados demoram para a exibição, o que acaba com a paciência do usuário. Por isso, verifique as dimensões das fotos, assim como os formatos (JPG, PNG e SVG), cuidando da qualidade sem sobrecarregar as páginas.

Além disso, o trabalho com versões desktop e mobile de sites pode exigir a mesma imagem com diferentes dimensões. Nesse sentido, os recursos da sua própria plataforma de e-commerce ou ajuda profissional são alternativas para verificar as especificações. 

Ainda sobre o carregamento da sua loja virtual, o tamanho das páginas interfere no consumo de dados dos seus clientes. E ninguém quer que ele acabe durante a compra, nem você e nem eles. Assim, um site mais leve terá mais sucesso, mesmo em planos móveis com pacotes limitados.

Fidelidade e organização do layout

As funcionalidades da versão mobile da sua loja devem corresponder às oferecidas no desktop. Essa unidade dá mais segurança ao usuário, uma vez que ele reconhece a estrutura da marca, a oferta e o caminho até a compra. 

Fazer uma coisa caber na outra parece impossível? Então, talvez, seja hora de reavaliar a organização do seu site. Identifique a relevância dos conteúdos e recursos. Depois, faça uma “limpa” no seu layout, deixando só o essencial. 

Quando um conteúdo da loja carrega, o usuário recebe no dispositivo a confirmação da página. Se o tema do seu site for em blocos, existe a vantagem de o primeiro elemento já fazer essa validação. No entanto, tudo precisa carregar bem. Caso contrário, seu cliente entra, mas sai sem interação. 

Com um layout bem estruturado, apenas as opções e conteúdos essenciais são usados. Dessa forma, a navegação se torna simples e o carregamento leve, mesmo nos dispositivos mais limitados.

Navegação e etapas da jornada na loja virtual 

No e-commerce, a recomendação mais importante é simplificar a jornada do cliente até o fim da compra. Uma solução para isso é diminuir a número cliques para completar a interação na sua loja virtual.

Assim, agrupe opções em menus, dividindo a navegação por categorias de produtos com destaque para páginas importantes. E ainda, organize páginas similares em uma única, focando na praticidade. 

Experiência do usuário pelo celular

UX (User Experience) é uma disciplina do design que cuida das interações entre pessoas e serviço, seja por site ou aplicativo. Ela ajuda a melhorar a experiência dos usuários, criando um sistema claro e intuitivo.

Muitas marcas pensam que para melhorar a experiência dos clientes basta oferecer mais funções e informações. Na verdade, para que o usuário tenha uma experiência positiva, é necessário criar um espaço compatível com suas emoções e necessidades. E, para isso, servem as técnicas de UX.

Considerando a experiência do seus clientes, a visualização da sua plataforma deve responder às expectativas deles, sendo limpa e funcional. Assim, evite excesso de imagens, símbolos e enfeites para não atrapalhar a interação, nem sobrecarregar o cliente.

Como cuidar da otimização mobile na sua loja?

Assim como outras coisas da sua loja virtual, a otimização para smartphones também precisa de cuidados. Isso porque ocasionalmente novas atualizações podem surgir nos dispositivos e nos requisitos de ranqueamento. 

Avaliação Técnica

Uma inspeção inicial começa pela verificação dos arquivos, softwares e serviços do seu site, como serviço de hospedagem, gerenciador de conteúdo, certificado SSL, tags para mobile e otimização de imagens e códigos. 

Depois, confira se seu site possui uma velocidade de navegação alta. Você pode fazer um teste no Google PageSpeed Insights, que analisa o tempo de espera para exibição do primeiro elemento e o atraso entre a interação do usuário e a resposta do navegador, entre outro fatores.

Recursos de Pesquisa 

Aproveite ferramentas como o Google Meu Negócio para otimizar a forma como sua loja aparece para as pessoas da sua região em pesquisas. Dessa forma, é importante que você insira informações de contato (telefone, e-mail e redes sociais) e fotos do seu negócio, mesmo que seja apenas o logo da marca.

Testes de otimização mobile

Por fim, uma forma de testar sua loja é a partir da ferramenta do Search Console do próprio Google. Nela, basta você inserir a url do site e conferir o relatório com as indicações de melhorias.

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