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O importante papel das lojas virtuais na pandemia

Os anos de 2020 e 2021 estão marcando a história do mundo não somente por enfrentar o impacto da pandemia do COVID19 e a crise que ela gera, mas também pela transformação digital que as pessoas e as empresas estão tendo. Se você ainda pensa que o mercado estava parado e que o seu negócio precisava fechar as portas, tá na hora de abrir os olhos! Entenda: as vendas online é que estão mantendo nossa economia viva e nada te impede de surfar nessa onda também! Quer ver?

Segundo dados da consultoria Ebit/Nielsen, na primeira semana de abril, as vendas online registraram um aumento de 18,5% por conta da busca por chocolates e ovos de páscoa; e se comparado à 2020,  o aumento foi de 377%.

Então, acredite: o e-commerce está sendo, sim, o principal impulsionador de vendas da economia do Brasil e isso já é, felizmente, uma realidade para muitos.

O que fazer pra continuar vendendo

#1 Atendimento

Aumente os canais de contato com seu cliente: telefone, e-mail, redes sociais, whatsapp e telegram. Acompanhe de perto cada pedido e atualize os clientes em cada etapa do processo de compra. Na loja física, utilize os vendedores para bons atendimentos personalizados, sanar dúvidas, realizar a compra pelo cliente na loja virtual e enviar links de pagamento, por exemplo.

Faça uma pesquisa de satisfação com os clientes (por ligação ou whatsapp) e procure ouvir suas necessidades para que, quando a quarentena acabar, a sua empresa consiga ofertar o que os clientes estão sugerindo.

#2 Frete e delivery

Faça novos contratos com empresas que possam fornecer entregas em poucas horas, dessa forma, você consegue ofertar a opção “entregar no mesmo dia” para sua cidade ou cidades vizinhas e otimizar ainda mais seus fretes.

A opção “retirar no local” também pode te auxiliar a aumentar suas vendas, principalmente para clientes da sua cidade e que valorizam o comércio local. Além disso, proporciona muitos benefícios para ambos:

  • O cliente economiza com o frete e você economiza tempo para levar aos Correios ou fazer outro processo de logística;
  • O cliente busca no tempo dele;
  • Você tem a certeza que ele recebe o produto em perfeitas condições;
  • Se precisar trocar, o cliente já pode fazê-la na hora;
  • Oportunidade de estabelecer contato pessoal para contribuir na fidelização deste cliente.

#3 Comunicação da Loja virtual

Crie banners e demais conteúdos para ser o mais claro e transparente em dizer como sua empresa está trabalhando neste período. Desta forma, o cliente se sente seguro pois está claro de todo seu processo. 

Atualize a página inicial da sua loja, e deixe em evidência os produtos que devem ter mais saída, assim você ajuda o cliente na hora da busca dentro da sua loja. 

Preveja possíveis dúvidas que o cliente possa ter sobre seus produtos e procure saná-las junto às informações do produto. Já para questionamentos sobre entrega e funcionamento da loja, você pode criar uma página específica de Perguntas Frequentes para reunir todas as respostas e facilitar o esclarecimento. 

#4 Redes sociais

Divulgue os canais e horário de atendimento. Reforce o total funcionamento da loja virtual nesse período e garanta que todos os pedidos sejam entregues. 

Para fazer com que os clientes se sintam mais seguros em comprar com você e com objetivo de aproximar a marca dos seus consumidores, aproveite este canal para mostrar que os produtos enviados estão passando por processos de higienização e limpeza e sendo preparados de forma consciente e prevenida.

#5 Promoções, cupons e descontos

Crie um voucher especial (com desconto) para quem já é seu cliente e com período de uso estendido para que possam continuar comprando na sua loja. Faça cupons de desconto ou frete grátis e atraia novos clientes com promoções imperdíveis para as primeiras compras!

Para as lojas de roupas/confecção: costurar máscaras de pano para enviar junto dos produtos como brinde ou fazer alguma ação social para pessoas ou instituições que estão sem máscaras talvez seja uma boa ideia! Ah, e não esqueça de utilizar as redes sociais para divulgar essa ação, isso faz com que você atraia mais clientes e fixe ainda mais os seus!

Nessa hora é que vemos o real crescimento do e-commerce. Mesmo sem poder sair de casa normalmente, as pessoas querem – e precisam – continuar adquirindo produtos. Você só precisa mostrar ainda mais o valor que a sua marca possui! 

A pandemia fez com que as vendas aumentassem, mas a coisa não para por aí: as lojas virtuais só tendem a crescer, pois despertaram no consumidor a necessidade de comprar sem sair de casa e, consequentemente, a necessidade de um atendimento de excelência, mesmo de longe. 

Quer abrir sua própria loja virtual? A Dooca pode te ajudar! Entre em contato com um de nossos consultores, tire suas dúvidas e bora decolar!