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Como usar o TikTok para aumentar as vendas da sua loja virtual

O TikTok teve mais de 74,1 milhões de usuários ativos no Brasil em janeiro de 2022, segundo o site DataReportal, colocando nosso país como o terceiro com mais participantes na rede. Esse número, no entanto, faz referência apenas a maiores de 18 anos, e deve ser muito maior se levarmos em conta pessoas mais novas.

Como outras redes sociais tão famosas quanto ela, o TikTok abrange um grande público. Isso significa que existe uma demanda, basta saber encontrá-la e usar isso a favor do seu negócio.

Sabendo disso, hoje você vai entender como o TikTok pode ser usado para aumentar as vendas da sua loja virtual. Confira! 

Divulgar os produtos

O TikTok é uma ferramenta que permite que você divulgue seus produtos de formas criativas e aproveitando um alcance gigantesco de público.

Quando falo em criatividade, até mesmo as famosas dancinhas estão liberadas, mas não sem ter uma boa estratégia por trás.

Além disso, você pode mostrar os bastidores do seu negócio, o processo de criação dos seus produtos, detalhes que as pessoas não teriam acesso caso não estivessem acompanhando a plataforma, entre outras diversas possibilidades de melhorar o relacionamento da sua loja com seu público.

Trabalhar com influenciadores também é uma ótima maneira de divulgar seus produtos. Você utiliza toda a capacidade de alcance desses profissionais para alavancar a sua marca.

Pesquise pelos influenciadores certos, que estejam “linkados” a proposta da sua loja, e conquiste uma aproximação ainda maior do seu público.

Uso das hashtags

É possível selecionar hashtags próprias para que as pessoas encontrem seus conteúdos de forma mais fácil, além de otimizar os resultados do seu feed.

Nos primeiros momentos, porém, o uso de hashtags mais populares e que tenham relação com o nicho de mercado da sua empresa é o ideal no início de atuação na plataforma.

Um e-commerce de artesanato, por exemplo, pode explorar hashtags que remetam ao seu negócio.

Porém, não exagere no uso de hashtags, pois isso pode prejudicar os resultados do seu perfil.

De olho nas trends

Quem disse que não pode ter dancinha?

As trends podem ser usadas para melhorar ainda mais o alcance do perfil da sua loja no TikTok.

Nessa rede social, as músicas andam de mãos dadas com o conteúdo, e para os perfis profissionais isso não é diferente.

Se o seu objetivo é manter as pessoas conectadas às suas novidades, então as músicas que estão em alta podem ajudar.

Fique de olho na concorrência

Como em qualquer outra área, para ter bons resultados no e-commerce é necessário estar por dentro do que seus concorrentes estão fazendo, se estão tendo bons resultados e separe o que é eficiente.

Isso não significa que você deva copiar o que está sendo feito, apenas se inspirar. Crie seus próprios conteúdos baseados no que tem gerado bons números para sua concorrência, montando estratégias que façam sentido com a proposta do seu negócio.

Planejamento e testes

Se você não planeja seus conteúdos, está perdendo tempo. As empresas que não dão a devida atenção às suas estratégias costumam alcançar um público muito pequeno ou, até mesmo, a audiência errada.

Então, o planejamento das suas estratégias é algo extremamente necessário e deve ser feito com muita atenção, cuidado e contando com os canais de apoio certos.

O TikTok é uma ferramenta que pode ajudar a manter um bom relacionamento com seus clientes, criar proximidade e apresentar todas as novidades da sua loja.

Porém, para ter bons resultados no seu perfil do TikTok, é necessário ter organização e definir ações, como:

  • Estabelecer objetivos;
  • Estipular métricas avaliadas;
  • Montar um mapa de tópicos;
  • Criar um calendário editorial;
  • Produzir conteúdos mapeados;
  • Analisar resultados relevantes para sua estratégia.

Mesmo tendo um bom planejamento, isso não é garantia de que o seu objetivo será alcançado logo de cara.

Na verdade, isso é algo muito comum. Testes devem ser feitos em todas as publicações, só assim você saberá o que funciona e o que não funciona para o seu negócio. Além disso, você pode identificar os melhores dias e horários para publicar seus conteúdos e os formatos mais aceitos por quem acompanha o TikTok da sua loja.

Agora que você já sabe como usar o TikTok para alavancar as vendas da sua loja virtual, que tal colocar isso em prática criando uma loja virtual com a Dooca? Se você quiser migrar de outra plataforma, converse com a nossa equipe de consultores e saiba mais detalhes!