Tráfego Pago: Qual o melhor canal para minha loja?

Uma ótima maneira de otimizar a aquisição de clientes utilizando o tráfego pago é: ter a persona da sua loja virtual bem definida e saber o objetivo e público ativo dentro de cada rede social ou canal disponível.

Existem tantos canais para fazer tráfego pago, que podemos ficar perdidos e não saber o melhor para investirmos e conseguirmos bons resultados em nossas lojas virtuais.

Neste artigo, vamos entender o que é preciso analisar para descobrir o melhor canal de tráfego pago para sua loja virtual. Mas, antes de começarmos, precisamos entender o que é persona e como definir a da sua loja virtual. Vamos lá?

O que é e como definir a persona da sua loja virtual?

Significado: Persona é a representação do cliente ideal da sua loja. Ela é baseada no comportamento e características dos seus clientes.

Não confunda Persona com público-alvo. A Persona permite que você tenha detalhes ricos, já no público-alvo as informações são mais genéricas. Confira no exemplo abaixo:

– Persona: Manuel, 25 anos, trabalha com tráfego pago, gosta de jogos eletrônicos, assiste séries constantemente e gosta de churrasco.

– Público-Alvo: Homens de 25-35 anos, com ensino superior completo e renda de R$3.500,00.

Conseguiu perceber a diferença entre um e outro? Mas, como faço para definir a Persona da minha loja virtual?

Como definir: A definição de uma Persona não é feita com base em achismos, ela é definida através de dados de seus clientes, podem ser dados que você já possui ou através de pesquisas com seus clientes.

Nessas pesquisas são feitas perguntas estratégicas de diversos campos, como informações demográficas, consumo de conteúdo e compra, relação com a empresa, etc.

Após reunir todos os dados, é necessário analisar quais são os padrões das respostas, como por exemplo: se ele ou ela usa redes sociais e qual passa mais tempo. Com essa análise, muitas vezes você já consegue enxergar qual seria o melhor canal para fazer tráfego pago para sua loja virtual.

Com a Persona bem definida, vamos falar um pouco sobre alguns canais de tráfego pago que podemos usar para adquirir clientes.

Qual canal devo usar para fazer tráfego pago para minha loja?

Vamos iniciar pelos que são mais conhecidos e utilizados para a realização de campanhas e aquisição de clientes.

Google

Com toda certeza, o maior buscador da internet. A maior parte das pessoas utiliza ele para tirar dúvidas e buscar respostas. Quando falamos de lojas virtuais, isso não é diferente. As pessoas costumam procurar por suas lojas preferidas ou até mesmo para descobrirem novas alternativas. Sabendo disso, quanto deve ser investido nesse canal?

No Google você vai encontrar pessoas tirando dúvidas sobre produtos, procurando pelo melhor preço e aquelas que já definiram exatamente o modelo que querem comprar. É importante para todo tipo de loja virtual estar presente, seja com campanhas de Rede de Pesquisa ou Google Shopping.

Para aqueles que trabalham com produtos que precisam despertar o desejo no comprador, como roupas, bens de consumo, etc., principalmente de marcas próprias, é fundamental um trabalho mais estratégico. Visto que o Google não trabalha muito com imagens, mas sim com texto, é mais difícil convencer essas pessoas a clicarem em seus anúncios.

Agora, se você trabalha com ferramentas, rações, etc., o Google com certeza é um ótimo canal de tráfego pago para sua loja virtual.

Facebook

O Facebook não morreu, aliás, continua sendo uma rede social muito usada. O público, por sua vez, é composto por pessoas mais velhas, que participam de comunidades e que vendem no seu Marketplace.

O trabalho no Facebook já é predominante com o uso de imagens, então se você trabalha com produtos que precisam despertar o desejo de seus clientes, pode ser um bom canal.

Mas cuidado, muitas pessoas que utilizam a rede social têm o hábito de entrarem nos anúncios e não comprarem, fazendo com que seu custo de tráfego pago aumente.

Instagram

Uma das redes sociais mais usadas no mundo e queridinha da geração mais jovem, no Instagram você consegue socializar através de imagens e vídeos, além de encontrar perfis pessoais e comerciais, mostrando a sua rotina.

No Instagram você vai encontrar bastante pessoas e marcas, fortalecendo seus vínculos com seus seguidores e fazendo social commerce. Se você trabalha com nicho que envolve despertar desejo e sua Persona é jovem ou de meia idade, o Instagram com certeza vai ser uma ótima rede social para investir em tráfego pago e conseguir mais clientes para sua loja virtual.

E, de acordo com o estudo “Digital 2021 da We Are Social”, o brasileiro gasta cerca de 3h42m diariamente nas redes sociais. Então, esse é um ótimo lugar para atrair novos clientes.

TikTok

Talvez você ainda não use com tanta frequência, mas o TikTok influenciou muito a forma de se usar as redes sociais com os vídeos curtos.

É predominante a presença de jovens da geração Z e Alpha na rede social, na busca por informação de forma rápida e atualizável, nascidos na era da tecnologia e totalmente antenados nas tendências.

Se a sua marca trabalha seguindo as tendências que surgem na internet e com a necessidade de agregar valor e se conectar a sua audiência, com o uso de vídeos isso é muito mais fácil de se fazer. Nesse caso, o TikTok vai ser um ótimo lugar para investir em tráfego pago.

LinkedIn

Uma rede social focada totalmente no mundo corporativo, conexões empresariais, perfis pessoais com diversas formações profissionais e grandes empresas na área, esse é o LinkedIn.

Nele você vai encontrar diversos tipos de perfis, desde donos de empresas, até jovens buscando oportunidades de emprego e buscando gerar conexão.

Você pode criar anúncios com imagens, carrosséis, vídeos, anúncios de texto e dentro do próprio bate-papo da rede virtual. Dando a liberdade de usar diversas estratégias para conseguir bons clientes e resultados.

Se a sua loja virtual está focada em negócios B2B (Empresas para Empresas), ou vende produtos fundamentais para líderes de empresas e para o mundo corporativo, essa é uma ótima rede social para fazer tráfego pago.

Pinterest

Se você ama ver imagens inspiradoras de moda, decoração e outros ramos artísticos, o Pinterest vai te entregar tudo isso e mais um pouco.

São pessoas que estão buscando por inspirações artísticas, seja para ter novas ideias ou até mesmo para reproduzir em seus lares ou em sua vestimenta

Dentro da plataforma é possível criar diversos modelos de anúncios de imagens, vídeos, shopping, etc. Não se esqueça de sempre manter a qualidade de suas imagens altíssimas, pois isso é levado em conta por toda a comunidade.

Se sua loja virtual trabalha no segmento de moda, decoração, joias e tudo o que envolve partes artísticas e criativas, o Pinterest vai ser um ótimo canal para se investir e fazer tráfego pago.

E qual o melhor canal de tráfego pago para minha loja virtual?

Como vimos, tráfego pago não é tão simples assim. Sabendo disso, o melhor canal vai depender da persona e do nicho de atuação da sua loja.

Para ter bons resultados, é muito importante analisar fatores sobre nosso público e loja. Antes de escolher em qual canal ou canais você irá fazer tráfego pago e investir, não se esqueça de responder às seguintes perguntas:

– Eu já tenho a Persona da minha loja bem definida?

– A identidade visual da minha marca está alinhada com minha Persona?

A minha comunicação nas redes sociais reflete a personalidade da minha marca e se comunica com minha persona?

Minha loja virtual está funcional e bem otimizada?

Esses pontos são muito importantes, considerando que o tráfego pago serve para atrair clientes em potencial, mas não é ele que vai fazer você vender.

Por isso, de nada adianta atrair milhares de pessoas para sua loja virtual se ela não estiver preparada e otimizada para vender. O mesmo vale para uma reflexão sobre uma presença ativa e significativa nas redes sociais. Tudo isso é muito importante para que essas pessoas, de fato, realizem as suas compras e se tornem clientes da sua marca!

Com a Persona, redes sociais e loja virtual bem alinhada, com certeza o investimento em tráfego pago vai trazer ótimos resultados.

Este artigo foi escrito por: Guilherme Tavares
CEO | Effect E-Commerce