Criar uma loja virtual é uma excelente maneira de começar a empreender, especialmente no momento de incertezas em que estamos vivendo no mundo.
Mas será que é possível se aventurar no universo do e-commerce sozinho? Se você quer saber a resposta, leia até o final.
Índice
Por onde começar seu negócio online?
O ambiente digital possui muitos caminhos e tópicos que te ajudam nessa aventura. Mas é preciso ter um planejamento antes de começar. Mais do que isso: é preciso investir em uma plataforma que vai te oferecer todas as facilidades. Toda a experiência de compra do consumidor começa com o acesso à loja, por isso a importância dela.
Em 2020, o faturamento do comércio eletrônico mais do que dobrou, chegando a incríveis 122% de crescimento, segundo dados da Câmara Brasileira de Economia Digital e da empresa Neotrust, divulgado pela Folha de S.Paulo. Impulsionadas pela pandemia, as lojas virtuais movimentaram mais de R$ 115 bilhões em 2020.
Dessa forma, os números são atrativos para os empresários que buscam alternativas para fugir do varejo físico tradicional, e para aqueles que pensam em migrar, ou expandir para a internet as vendas de suas lojas.
E uma dica importantíssima: só arriscar o que podemos arcar é uma forma cautelosa de começar. Ao ponto que a sua venda evolui, e seu conhecimento também cresce, pode pensar em modificar as ferramentas.
O que é preciso para criar uma loja virtual
Antes de iniciar sua jornada com uma loja virtual, você precisa definir alguns pontos chave para o posicionamento e a estratégia que seu e-commerce vai seguir daqui para frente.
A primeira de todas é bem simples: definir para quem sua empresa vai vender. Parece óbvio mas este é um erro comum de muitos empresários. Querer atingir a todos, muitas vezes, demanda um esforço maior e resultados piores do que se focar em uma parcela mais específica do público.
Então, pega papel e caneta e anota esse checklist das principais coisas que você vai precisar saber e fazer! ?
Como meus clientes online vão pagar de forma segura?
A principal resposta para essa pergunta é que você deve escolher uma plataforma que permita a conexão com inúmeras formas de pagamento. Por exemplo, você pode aceitar boleto, cartão de crédito, pix e até mesmo aplicativos. Para isso é importantíssimo que você tenha um intermediador de pagamento.
O intermediador é o responsável por fazer a conexão entre loja virtual e o consumidor, integrado à instituição bancária e operadora de cartão de crédito para dar andamento ao processo de aprovação da compra.
Funciona assim:
O intermediador recebe o pagamento, analisa o risco da transação para evitar qualquer tipo de fraude – que estão sempre surgindo novas, e envia a aprovação ou a negativa para a sua loja virtual, de forma automática. Ou seja, é a melhor opção para lojas que estão iniciando, pois se tem muito mais segurança para receber o dinheiro da compra.
Por fim, caso após a compra, exista qualquer tipo de contestação por parte do comprador, a maioria dos intermediadores ainda possuem uma espécie de seguro, que ressarce o seu prejuízo caso ocorra chargeback.
Como vou enviar os produtos do meu e-commerce?
Para isso, você precisa configurar na plataforma escolhida, os Correios, calculando os valores de tabela balcão. Caso você tenha um contrato com os Correios, pode inserir que o frete será calculado automaticamente de acordo com ele.
Outra opção de enviar os seus produtos é via transportadora: você pode inserir uma transportadora com suas rotas, prazos e valores via planilha. Dentro deste formato você pode cadastrar um envio próprio, uma transportadora parceira, ou até mesmo um envio por motoboy. E a opção mais prática é o uso de Hubs de logística, como por exemplo a Melhor Envio. É legal também ter o ‘’retire na loja’’, caso o comprador seja da sua cidade e não queira pagar o envio.
Vale lembrar que é importantíssimo ter várias formas de envio conectadas, para que o cliente escolha a melhor opção para ele.
Preciso fazer nota fiscal?
Como um dos papéis fundamentais para manter a legalidade das operações dentro de uma empresa, a emissão de nota fiscal é obrigatória. Mas por que devo emitir a nota fiscal?
A resposta é simples: para regularizar todos os tributos, além de manter a credibilidade do seu negócio. Em outras palavras, esse documento certifica que as mercadorias são legalizadas e registradas. É preciso buscar um sistema de gestão, para auxiliar e automatizar essa parte na sua loja virtual.
Então, a emissão da nota fiscal é uma vantagem tanto para o consumidor quanto para o empresário. Por um lado, o empreendedor aumenta a credibilidade da sua empresa no mercado e, por outro, o cliente também adquire um produto de qualidade.
Redes sociais:
No universo virtual, os consumidores não vão digitar na barra o endereço do seu site: eles chegarão a partir das redes sociais. Por isso, assim que sua loja estiver pronta para ser acessada, comece a divulgação. É legal organizar um canal nas redes sociais para você se comunicar com o cliente, além de que, através das redes sociais, você pode investir em anúncios para trazer fluxo para a loja.
Visual da loja:
A primeira associação que fazemos quando pensamos em design, é a parte visual: imagens, gráficos, cores. Porém, ele é muito mais do que isso.
Na hora de criar sua loja virtual, o design deve considerar a facilidade com que o usuário espera realizar as ações em cada página. Ou seja, ao percorrer as etapas necessárias para a finalização da compra, o consumidor precisa passar por um processo fluido.
O visual deve ser profissional. Passar ao cliente segurança, credibilidade e organização. Por isso, a importância de escolher uma plataforma que permita a gestão/atualização do visual, e que isso seja feito de forma fácil e rápida.
Procure plataformas que ofereçam templates gratuitos, que são uma ótima base para você personalizar com a sua marca e rapidamente ter sua loja pronta com um visual legal.
Parece muita coisa para organizar e planejar, né? Mas é o essencial que você precisa. Invista esse tempo agora. Assim, você vai ver que, quando colocar a mão na massa, tudo vai ser muito mais fácil do que pensa, e rapidamente estará vendendo muito na internet.
Como a Dooca ajuda no seu e-commerce?
Na Dooca, por exemplo, tem uma base de conhecimento que você pode tirar toooodas as suas dúvidas. Lá, você encontra tutoriais e artigos, com todos os pontos citados no texto: templates gratuitos, assistente visual para criar sua loja virtual em minutos, além da integração com sistemas de logística, pagamento e até redes sociais.
Sem falar, que contamos com suporte humanizado para facilitar sua jornada empreendedora. E a melhor parte deixamos para o final: agora você pode experimentar e criar sua loja grátis por 14 dias com o período de teste da Dooca! Você tem acesso a todos os recursos da plataforma e pode contratar um dos nossos planos a qualquer momento.
Depois de tudo isso, tá esperando o que para começar a decolar com a gente?