Vendas virtuais papelaria

Arrase nas vendas virtuais da sua papelaria com a Dooca

Se você já atua com vendas virtuais de produtos de papelaria ou pretende começar, temos boas notícias. As perspectivas para o setor são bem positivas.

Só que contar apenas com esse cenário favorável não garante sucesso. Sem planejamento para aproveitar essas oportunidades, dificilmente você chegará aonde espera. 

E sabe o que pode ajudar muito nessa hora? Se você pensou nos recursos da Dooca, acertou em cheio! Então, siga a leitura para saber mais e melhorar suas vendas!

Quais são as oportunidades do setor?  

Para começar, de forma geral, o comércio eletrônico tem crescido. Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam que o faturamento do e-commerce avançou 37% em 2020. Os valores atingiram a marca recorde de 224,7 bilhões. 

Parte disso é resultado das restrições da pandemia, que impactou no comportamento das pessoas. Sem sair de casa, muita gente descobriu a praticidade de comprar online.

E sabe o que mais? Equipamentos e materiais para escritórios, informática e comunicação representam uma parcela bem significativa dos produtos vendidos online.

Em junho de 2021, a participação dessa categoria (MarketShare) no e-commerce brasileiro superou os 40% segundo pesquisa da MCC-ENET. 

Renovação do home office 

Um cantinho funcional e inspirador sempre vai bem, não é mesmo? Ainda mais se for para trabalhar. Pois bem, como impacto da pandemia, os espaços destinados para o home office passaram a ser bem mais valorizados. 

Segundo relatório do Google, entre 2020 e 2021, pesquisas por “dicas home office” aumentaram 162%. Isso mostra que as pessoas estão dispostas a melhorar suas atividades remotas, seja melhorando a produtividade ou os recursos que possuem em casa. 

Entende onde queremos chegar? Reformas e melhorias no home office estimulam a compra de artigos de decoração, móveis e, também, materiais de escritório. Ou seja, é uma boa oportunidade também para as vendas virtuais da sua papelaria!

Oportunidades nos negócios B2B 

Assim como os consumidores finais, as empresas também gostam de praticidade e compram cada vez mais pela internet. 

Na verdade, estima-se que em 70% das empresas, diferentes interações comerciais são realizadas online. Com isso, as organizações otimizam processos de contato, venda ou pós-venda, economizando esforços. 

Pensando nas vendas virtuais da sua papelaria, o suprimento de materiais para escritórios, por exemplo, viabiliza novas chances de negócios. 

Mas, lembre-se: trabalhar com vendas B2B tende a exigir volume e regularidade. Caso você queira expandir atividades, faça um bom estudo com planejamento, além da descrição do que será necessário a curto, médio e longo prazo. 

Retorno das aulas presenciais 

O avanço da vacinação entre a população e profissionais da educação tem viabilizado o retorno parcial das atividades presenciais em escolas. Isso reflete na busca por materiais que não foram comprados no início do ano letivo. 

Assim, fique de olho nas próximas decisões em relação à educação na sua região para montar estratégias focadas na venda de materiais escolares. 

Muitas pessoas terão que comprar cadernos, canetas, lápis, mochilas, entre outros utensílios. Ou seja, você pode preparar sua loja para vender muitos artigos de papelaria na retomada das aulas presenciais. 

Recursos Dooca para usar em seu e-commerce de papelaria 

Para ajudar nas suas vendas virtuais de produtos de papelaria, alguns recursos da Dooca vão surpreender você. Sabe por quê? Além de funcionais, eles são extremamente práticos.

Quer alternativas para vender mais e ver como deixamos as coisas mais simples para você? Então, confere só o que dá para fazer na sua loja virtual!

Mostre como utilizar seu produto 

Mais do que educar sobre os produtos, ao mostrar exemplos de uso, você estimula e inspira seus clientes. Por isso, aproveite os recursos de sua loja e acrescente um pouco de criatividade para exibir as possibilidades dos materiais que você vende.  

Ofereça mais informações com um hotsite 

Utilizando hotsites, você pode desenvolver conteúdos aprofundados sobre produtos estratégicos para seu negócio. Como por exemplo, itens em promoções e lançamentos. 

Esse recurso ajuda a “educar” o público sobre a sua oferta, além de dar um destaque especial às mercadorias. 

Num hotsite vinculado a um produto ou categoria, você pode divulgar banners, imagens e vídeos. E ainda, dá para incluir recursos que facilitam a jornada de compra, como comparador de produtos, galeria de marcas, botões de ações etc. 

Na Dooca, é possível criar hotsites e adicionar elementos personalizados na sua loja virtual (banners, vídeo, galeria de vídeos e muito mais). 

Outra vantagem é que tudo fica adaptado também para funcionar em dispositivos móveis, sem qualquer perda de qualidade em comparação à navegação via desktop.

Atraia o interesse do público usando vídeos 

Vídeos são um formato de fácil assimilação, traduzindo ideias complexas em elementos visuais e exemplos práticos. Portanto, eles são ótimos para educar clientes sobre diferentes produtos.

Além disso, com vídeos de dicas e passo a passo, por exemplo, você consegue divulgar sua marca de uma forma menos apelativa. Os clientes vão entender o valor da sua oferta como algo maior do que a simples venda de produtos, o que fortalece as relações. 

Na sua loja virtual Dooca, você pode adicionar vídeos na home, páginas dos produtos e hotsites. Para isso, basta personalizar as configurações no painel da plataforma usando um link do YouTube.

Para começar, teste algumas animações ou registros simples e conforme for se sentindo confiante invista em produções mais elaboradas. Quem sabe até convidar um artista local para fazer criações lindas com seus produtos? 

Ofereça filtros por marcas 

Produtos de marcas reconhecidas geralmente são associados a maior qualidade e despertam um desejo de status. 

Gastar um pouco a mais só porque é assinada por sua marca favorita? Quem nunca? Todos nós temos nossos queridinhos! E, nas vendas virtuais da sua papelaria, a situação não é diferente. 

A propósito, quanto mais especializado for seu público, maior poderá ser essa “fidelidade”. Isso porque esses consumidores entendem de detalhes técnicos e costumam ter exigências bem específicas. 

Com os recursos da plataforma Dooca, você inclui uma galeria de marcas na sua loja para guiar visitantes mostrando as páginas relacionadas à preferência deles.

Dando a alternativa de acessar seus produtos dessa maneira, a navegação se torna mais simples. Seus clientes encontrarão o que procuram de forma mais rápida e, ainda, você vai mostrar mais da sua oferta. 

Estimule a compra de mais produtos

Que tal aumentar o valor das compras e ainda fidelizar clientes? Não, você não leu errado. É possível aumentar seus ganhos por venda de uma forma vantajosa também para os consumidores. 

Por exemplo, existe uma infinidade de produtos na sua papelaria que podem se complementar. Mas, os visitantes da sua loja virtual sabem disso? 

Muitas vezes eles podem até estar interessados em mais de um item, seu papel é identificar e aproveitar essas oportunidades. Dessa forma, você atende bem às necessidades dos clientes e aumenta o seu faturamento. 

Além disso, grandes compras elevam o ticket médio da sua loja virtual. Logo, nesses pedidos, você consegue disponibilizar condições ou preços mais atrativos para seus clientes. Os dois lados ganham. 

Crie kits de produtos para a venda

Cadernos ou agendas combinam muito bem com canetas, assim como pincéis são excelentes sugestões para acompanhar materiais como tintas e telas de desenho. Então, por que não oferecer kits de produtos para seus clientes? 

Usada principalmente para movimentar os negócios em datas comemorativas, essa estratégia aumenta o valor médio das vendas. Ou seja, sua loja virtual fatura mais!

Na hora de criar os kits, você pode buscar relacionar produtos por uso, temas, cores e o que achar relevante considerando seu público-alvo. 

Conquiste com promoções compre e ganhe

A estratégia de disponibilizar descontos progressivos também é essencial para quem quer impulsionar os lucros nas vendas online. 

Com eles, você desperta a atenção de mais pessoas para sua oferta e até pode influenciar a decisão de um consumidor em dúvida. 

Mas, daí você deve estar se perguntando: “Tá, e a porcentagem dos lucros? Ela não é afetada quando reduzimos os valores para o cliente?” Bem, a resposta é sim, daí a importância de organizar tudo com calma. 

Sejamos francos, todo mundo gosta de ganhar descontos, mas oferecê-los nem sempre é tão legal assim. Por isso, o ideal é estipular um valor mínimo de compra, equilibrando bem os valores para não sair no prejuízo no final das contas. 


Hey, Doocanauta! Queremos sugestões para fazer conteúdos cada vez melhores e ajudar você na sua jornada pelas vendas online 

Então, conta pra gente nos comentários o que você achou deste artigo e quais funcionalidades Dooca você gostaria de conhecer melhor 🙂

Contributors